segunda-feira, julho 30, 2007

Parece anedota, mas não é!

A propósito do conselho que a Cristina me deu, no post anterior, onde me diz para passar a levar de casa a sopa na marmita para me compensar das saudades da comida da Jacinta nos próximos dias, lembrei-me de uma situação contada, há uns largos anos, por uma senhora amiga dos meus pais, numa das muitas reuniões familiares e com amigos que faziam parte das nossas noites de sexta-feira, em África, no alpendre da nossa casa.
Eu era miúda, mas recordo-me da história muito bem como se me tivesse sido contada hoje. Vou contá-la na primeira pessoa tal como a contou a tal senhora.

"Há uns anos, quando ainda me encontrava na Metrópole a viver em Lisboa, recebi um telefonema. Do outro lado ouvi uma voz feminina que me dizia isto:

- Ó menina, estou muito preocupada porque ando aqui às voltas, às voltas e não consigo encontrar nada onde lhe possa levar a sopa ao trabalho. Nunca vi uma cozinha tão vazia na minha vida de criada. O que faço?

Como a mulher nem perguntou se estava a falar com a menina dela ou não, respondi-lhe:

- Que chatice! Mas eu não posso ficar sem a minha sopa! Arranja qualquer coisa onde a possas trazer!

A mulher continuou, convencida que estava a falar com a outra:

- Ai menina, mas isso já eu fiz e não encontro nadinha. Até ‘tou aqui assim numa nervoseira porque sei, que a menina já me disse, que não passa sem a sua sopinha, mas é o primeiro dia que estou a trabalhar para si e já dei voltas à casa e não encontro nada para lhe levar a sopa! A outra criada deve ter-lhe roubado tudo!

- Pois, talvez, foi por isso que ela foi despedida, por ser ladra! Que chatice, devia ter ido comprar outra marmita, mas esqueci-me! Mas não há aí mesmo nada onde me possas trazer o raio da sopa?

A mulher já quase à beira de um ataque de nervos:

- Não menina, revirei tudo, tudo, até atrasei o resto do trabalho à procura de qualquer coisa para lhe levar a sopa!

Pensei rapidamente e disse-lhe:

- Olha lá, não tens aí o balde?

- Qual balde menina? Só cá há o do lixo!

- Isso mesmo! Vais fazer o seguinte: lavas o balde do lixo muito bem, desinfectas muito bem, tornas a lavar e depois de lavadinho e seco, metes lá a sopa e trazes!

- Ó menina, mas no balde do lixo? Onde é que já se viu uma coisa dessas? A menina desculpe mas isso não tem jeito nenhum! Levar-lhe a sopa no balde do lixo? Ai a minha vida!

- Ó mulher, se sou eu que te estou a dizer para a trazeres no balde do lixo só tens de fazer o que te digo, ora! E não admito mais discussões! Sem a minha sopa é que não passo! Portanto, trá-la no balde do lixo e acabou a conversa que tenho mais que fazer!

- Ai menina que coisa mais esquisita, mas pronto, eu levo-lhe a sopinha, feita com tanto carinho, no balde do lixo!

- Já sabes, lavas, desinfectas e voltas a lavar muito bem antes de lá meteres a sopa, está bem? E não te preocupes mais que amanhã compro uma marmita!

- Sim, menina!

Desligou. Juro que dava qualquer coisa para ver a pobre mulher chegar ao local de trabalho da outra com a sopa no balde e, ainda mais dava, para ver a cara daquela!"

19 comentários:

Anónimo disse...

AHAHAAHA!! EHEHEHEHE!! HIHIIHIHIHI !
Ai, ai, de ir às lágrimas!! Acho que este é o melhor post do blog, at least so far!! Obrigada pelas gargalhadas, estava a precisar! :-)
Beijos!!

Anónimo disse...

Brincalhona!!!
Isso não se faz.

Açucena disse...

Ai, que mazona...

Eu cá conheço umas que fizeram sangria no balde do lixo porque era o maior recipiente que tinham, numa festa em casa, bem pior!! (não, não fomos nós, como já pensam algumas cabecitas!)

Caracolinha disse...

Eh pá por favor ... isso é surreal ... ahahahahahahah ...

A outra com uma sopinha dentro do balde do lixo ... pelo menos ninguém a podia acusar de falta de originalidade ...

Realmente ... :)

Beijinho encaracolado !!!!

E então ? sempre vens almoçar com a malta até "The Return Of Jacinta" ????

;)

Anónimo disse...

cuidado com as palavras menina,
muitos frequentam seu blog, então pense na responsabilidade do peso das palavras, aonde elas podem chegar,,,,quem sabe em um lar no Brasil? quem sabe?
podemos até concordar que o planeta é líndo, e escolher 7 maravilhas é quase impossível,,,mas vamos respeitar o que já foí eleito com elegancia e sabedoria, pq todos nós somos írmãos de um único MUNDO!
abraços fraternos de uma brasileira....

Duca disse...

Citadina

E consegues imaginar o diálogo entre a mulher e a menina? Só de imaginar ainda hoje me farto de rir!

Beijos

Duca disse...

Repórter

A senhora com quem isto se passou era uma pessoa muito bem disposta, brincalhona e não perdia uma oportunidade para pregar partidas!

Beijo

Duca disse...

Açucena

Foi uma bela partida, não foi?
"Mazona" foi exactamente o que a minha mãe chamou, entre gargalhadas, à senhora com quem isto se passou.
Mas olha que essa da sangria no balde do lixo também é jeitosa!

Beijo

Duca disse...

Caracolhinha

É tão surreal que ainda hoje, ao fim destes anos todos, me recordo disto como se me tivessem contado hoje!

O quadro deve ter sido fabuloso! A mulher a chegar com a sopinha no balde do lixo ao trabalho da outra, a carinha desta e o diálogo que se seguiu! Deve ter ido de ir às lágrimas!

Pois acho que vou mesmo aceitar o teu convite porque ontem ao almoço passei fominha, mas ao jantar vinguei-me e alambazei-me com sushi. Não pode ser, ao almoço ainda vá que não vá, agora ao jantar, comer assim? E depois queixo-me que não perco peso, impossível!

Beijo

Duca disse...

Anónima

"Cuidado com as palavras"? Espero que isso não seja uma ameaça mas apenas uma força de expressão!
Garanto-lhe que estava convencida que no Brasil havia liberdade de expressão, mas pelos vistos, estou enganada!
É que pelas suas palavras e a de outr@ anónim@ depreendo que por aí se confunde respeito com liberdade!
Eu não tenho outro remédio senão aceitar a votação nos moldes em que foi feita. No entanto, tenho todo o direito de a criticar e de não concordar com a eleição do Cristo Redentor que, lamento, não considero nenhuma maravilha e sim, um mamarracho, quando haviam outras verdadeiras maravilhas a concurso!
Mas era mesmo o que me faltava, não poder expressar livremente a minha opinião, com receio que o "peso das palavras" cheguem a "uma lar no Brasil"?
Cara brasileira, fique lá com a "maravilha" que eu fico com a minha opinião, certo?
Exigir aos outros respeito quando não se respeitam as opiniões dos outros, lembra-me um velho ditado português que diz: "Faz o que eu digo, não faças o que eu faço".
Fique bem

Sweet Porcupine disse...

LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL.......

lindo!!! Adorava ser mosca para viver essa situação!!!

A menina foi mázinha!!lolololololo.....eu faria exactamente a mesma coisa!!!

Realmente dava todos os meus espinhinhos so para ver a cara e reacção da outra sujeita....ou melhor.....das 2!!!!!

Lolololol beijinhos ouriçados ainda a gargalhar!!!!

Cristina disse...

opá!! mas essa empregada era um nico totó, não? só visto, coitada da mulher...na volta ainda lhe enfiaram o balde pla cabeça abaixo..

jokas

Anónimo disse...

vc não leu nas entrelinhas,,,
repito: podemos até concordar que o planeta é líndo, e escolher 7 maravilhas é quase impossível,,,mas vamos respeitar o que já foí eleito com elegancia e sabedoria, pq todos nós somos írmãos de um único MUNDO!
foí uma observação apenas, ,,,
mas vc não entendeu, ok
vamos fícar assím, vc com sua opinião respeitada,[ que se díga de passagem , numca o foí desrrespeitada,,,] e eu com não só com a maravilha do Crísto Redentor, mas com todas as maravilhas do planeta, que são várias,,,,,mesmos as não eleitas,,,mas como incomodou a vcs ????? pq será?????
e ísto é só uma força de expressão....

Anónimo disse...

AONDE SE ESCONDEU A ÉTICA, A VERDADE, A DECÊNCIA?! - me façam a
gentileza de informar, por favor, pois procuro e não encontro. Será que alguém se apoderou desses atributos e guardou em cofre lacrado?! Se acaso foi isso que aconteceu, solicito a liberação imediata!

Duca disse...

Sweet Porcupine

Como digo no post, a situação não se passou comigo e sim com uma senhora amiga dos meus pais.

Deve ter sido hilariante, de facto! :)

Duca disse...

Cristina

A empregada seria totó se a situação se passasse nos tempos que correm. Agora, imagina os anos setenta antes do 25 de Abril, em Portugal, onde a TV não tinha chegado à maioria dos lares de província, época de obscurantismo, analfabetismo, em que as empregadas eram consideradas criadas e tinham um enorme temor reverêncial aos patrões.

Beijo

Duca disse...

Anónim@s

A minha opinião sobre a "maravilha" brasileira causa-vos comprovadamente tanto desconforto - insistem em vir ao meu blog fazer comentários completamente intempestivos e fora dos temas - que me obrigam a concluir que devem ter em grande consideração as minhas opiniões, pois se assim não fosse, porque perderiam tempo com as vossas "birras"?

No entanto, porque a minha paciência tem limites e porque sinceramente considero uma perda de tempo continuar a responder-vos sobre este assunto, correndo o risco de me repetir, informo-vos que se continuarem a insistir com comentários idênticos, ver-me-ei obrigada a apagá-los.

Comentários, concordantes ou não e com criticas sobre o tema dos posts, desde que, educados e respeitando a liberdade de expressão dos outros e, ainda, sem ataques pessoais, serão bem vindos!

Sejam felizes

Anónimo disse...

a net é maravilhosa, o alcance é ilimitado, o seu blog é interessante , e com certeza deve interessar a pessoa que insistiu a lhe fazer entender uma coisa tão símples, : que as apalavras usadas em certas opiniões podem ofender mesmo que sem intenção, já que pessoas além mar, pode neste exato momento estar frequentando sua página como um curioso ou um admirador, então o cuidado com as palavras com certeza não pode ser um péssimo conselho, vc não acha? bem, mudando de assunto, quero saber a continuação da história acima, está ótima,,,,
abraços de uma anonima da Paz!

Anónimo disse...

Faz o que eu digo, não faças o que eu faço".
completo:
Quem desdenha quer comprar...

e vamos terminar por aquí, vc tem razão,,,,rísos.....
beijocas para vc,
nada como uma boa discursão, vc não acha? risos...

Fíque bem vc tambem, de coração.