quarta-feira, julho 04, 2007

Orgulhosa Madrid

O Europride 2007 decorreu, numa muito orgulhosa Madrid, de forma espectacular.

Madrid estava orgulhosa por ser uma das poucas capitais de mundo que se encontra à frente, no que aos direitos, liberdades e garantias de TODOS os seus cidadãos e cidadãs, diz respeito. Eu estive lá e, feliz, vi que é possível. É possível vivermos todos sem nos agredirmos por causa de algo tão natural como o direito de amarmos quem quisermos e pertencermos ao género com o qual nos sentimos mais identificados, sem que isso nos custe deixarmos de ser cidadãos e cidadãs de pleno direito.

Correndo o risco de passar por lamechas, digo-vos que no meio dos sorrisos, caíram-me algumas lágrimas de emoção e esperança. Esperança de um dia ver em Lisboa o que vi em Madrid. Esperança de que um dia o mundo seja um local melhor para TODOS viverem sem quaisquer discriminações.

A marcha começou na Puerta de Alcalá e terminou na Plaza de España com 1.500.000 de alminhas!








Portugal esteve representado e assumindo que perde para Espanha por 3-0. Perde em parentalidade, casamento e identidade de género.



Representação lésbica





Um dos vários patrocínios





Na Plaza de España, onde me encontrava com as minhas amigas vendo chegar o desfile, ouvia-se uma canção que é o hino LGBT em Espanha. A canção é cantada pela Thalía e chama-se

A quién le importa

La gente me señala Me apunta con el dedo Susurra a mis espaldas Y a mi me importa un bledo

Que mas da Si soy distinta a ellos? No soy de nadie no tengo dueño

Yo se que me critican Me consta que me odian La envidia les corroe Mi vida les agobia

Porque será? Yo no tengo la culpa Mis circunstancias les insultan

Mi destino es el que yo Decido el que yo Elijo para mí

A quien le importa lo que yo haga? A quien le importa lo que yo diga? Yo soy así, así seguiré Nunca cambiare

A quien le importa lo que yo haga? A quien le importa lo que yo diga? Yo soy así, así seguiré Nunca cambiare

Quizá la culpa es mía Por no seguir la norma Ya es demasiado tarde Para cambiar ahora

Me mantendré firme en mis convicciones Reforzare mis posiciones

Mi destino es el que yo Decido el que yo Elijo para mí

A quien le importa lo que yo haga? A quien le importa lo que yo diga? Yo soy así, así seguiré Nunca cambiare

A quien le importa lo que yo haga? A quien le importa lo que yo diga? Yo soy así, así seguiré Nunca cambiare

Leiam, também, o relato do evento feito pela Blue no Lésbica: Simples ou Com Gelo? que vale bem a pena. Tive o descaramento de lhe "roubar" duas das fotos lá colocadas, mas estou certa que ela não me levará a mal.

Para aqueles que ainda não entendem Por que marcham os LGBT? façam o favor de ler o artigo que a Mente Assumida escreveu ontem com este título e talvez percebam. Também ao blog dela que se chama Assumidamente "roubei" três fotos.

As outras fotos foram "roubadas" do Google. Pois claro!

É o resultado de ter ido para lá sem máquina fotográfica.

O relato da parte menos política e contestatária da viagem e estadia em Madrid, ficará para depois.

14 comentários:

Açucena disse...

Olá!
É bom saber que tudo correu bem, que te emocionaste, é bom ter conhecimento destes eventos.
Muito obrigada pelas palavras deixadas no nosso humilde e recén nascido blog!
Tens razão quando falas da coragem para assumir, para fazer os nossos (poucos ainda) direitos, é de facto necessária uma grande dose de coragem...
Beijinhos, volta sempre ao nosso canto!

Anónimo disse...

Faço (com licença) minhas as tuas palavras. Foi espectacular! A indiferença e naturalidade com que as pessoas nas ruas encaravam a homossexualidade espantou-me!
E agora? Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Portugal, para quando? É isso que queremos saber!
Belo post, para mais tarde recordar. Beijos!

Anónimo disse...

Fala-se aqui de coragem.
Mas que coragem? De assumir o que se sente?
Há outras coragens, essas sim vergonhosas, que os portugueses têm mostrado ter.
Duca, aceita um beijo.
E vai passando por lá...

Duca disse...

Açucena

Aconselho-te a leitura dos blogs que indico no post, são muito bons e poderão ajudar-te em termos de informação.
Voltarei sempre ao vosso canto. :)

Beijo

Duca disse...

Citadina

Foi fantástico, não foi amiga?

Dizes bem, as pessoas nas ruas de Madrid parecem encarar a homossexualidade com a mesma indiferença e naturalidade com que encaram a heterossexualidade. Pelo menos, nos dias do Europride. Se assim é noutras alturas, who knows?

Mas eu já não me importava nada de ver em Portugal a forma como a comunidade LGBT é aceite por lá.

Beijo

Duca disse...

Repórter

Não é da coragem de assumir o que se sente e como se é que falamos. É da coragem necessária para enfrentar o mundo homofóbico em que ainda vivemos, depois de assumir o que se sente e se é. Falamos da coragem necessária para enfrentar o risco de sermos perseguidos e até despedidos do nosso local de trabalho. De enfrentar as piadas homofóbicas. De não podermos dar sangue a quem precisa. De não podermos casar. De não podermos adoptar. Enfim, é de não sermos considerados cidadãos e cidadãs de pleno direito e de facto.

Vou passando lá pelo teu blog. :)

Beijo

Viz disse...

Malandras...para o ano tb queremos juntar a nossa piroseira (fica sempre chique!!!)
Relato resumido sim senhora, mas aqui exigimos pormenores!!! Não te safas. ;O)
Bjkas e bem vindas
Viz+Inha

PS, o relato live quando eu voltar da santa terrinha.

Duca disse...

Viz e Inha

Já está em preparação um relato diário.
Viz, estás na "santa terrinha", na tua mesmo ou noutra aqui pelo burgo? :)

Beijokas

Mar da Lua disse...

Eu também lá estive à seelhança de mais 2.499 milhões de pessoas e confesso que me enchi de orgulho (escrito à portuguesa) pela forma exemplar como Madrid e os madrileños em geral nos receberam. Quem sabe, como dizes, um dia Lisboa se encha de cor e orgulho da sua comunidade LGBT e se faça - à semelhança de nuestros hermanos - um exemplo para o mundo.
Foi FABULOSO

Duca disse...

Mar da Lua

Vai acontecer um dia, tenho a certeza, nem que seja com a ajuda das deusas! :)

Beijo

Angell disse...

Realmente deve de ter sido fantástico! Tanta gente junta, de tantas nacionalidades; movidas pelo mesmo espírito. Tanta cor, vida e alegria. A sensação de ser aceite, sem preconceitos (pelo menos nesses dias da Marcha); sem receios. Espero que seja sempre assim. Não me admira nada que te tivesse rolado uma lágrima pelo rosto, rapariga. A esperança de um dia podermos ver o mesmo aqui em Portugal. Há-de acontecer; acredito que sim! :)

Fizeste um belo relato, obrigada por partilhares esses momentos. Agora vou ficar á espera dos teus episódios... :)

Bjs!

Blue disse...

:))))) claro que não me importo nada! Eu tirei montes de fotos de tal forma fiquei impressionada com a quantidade de gente e com a alegria que se viveu por aquelas avenidas fora! Só é pena as fotos não transmitirem de facto o que foi viver esses momentos! Não me espanta que te tenhas emocionado amiga, também eu me emocionei... foi mesmo alucinante!

Duca disse...

Angell

Por mais que se escreva sobre o Europride 2007 e há bons posts como os dos blogues que indiquei e ainda os da Mar da Lua http://mar-da-lua.blogspot.com/ do passado dia 02, não é possível descrever com exactidão o que aquilo foi.
Que pena não teres ido!
Quando um dia for em Lisboa, lá estaremos. Eu, nem que seja de bengala ou cadeira de rodas (salvo seja!). :)

Beijo

Duca disse...

Blue

Foi "fabulástico"!

Acho que houve muita gente que se emocionou. :)

Um dia, Lisboa também se emocionará.

Beijo