domingo, julho 08, 2007

Leituras


Woman Reading de Sally Rosenbaum

Tenho de interromper a aventura espanhola, porque recebi da AR e Cristina um desafio para indicar cinco livros e passar a bola a mais cinco blogues.

Sou uma leitora compulsiva de gosto eclético. Não vou privilegiar as últimas leituras e, sim, cinco dos inúmeros livros de que gostei muito.

São eles:

A Tábua de Flandres de Arturo Pérez Reverte
No fim do século XV, um velho mestre flamengo introduz num dos seus quadros, sob a forma de uma partida de xadrez, a chave de um segredo que poderia ter mudado a história da Europa. Cinco séculos depois, uma jovem restauradora de arte, um antiquário homossexual e um excêntrico jogador de xadrez conjugam os seus esforços para tentar resolver o enigma. A investigação conduzi-lo-á através de uma apaixonante pesquisa na qual os lances do jogo irão abrindo as portas de um mistério que acabará por envolver todos os seus protagonistas. «A Tábua de Flandres» é um apaixonante jogo de armadilhas e inversões - pintura, música, literatura, história, lógica matemática - que Arturo Pérez-Reverte vai encadeando com diabólica destreza.

Os Caminhos da Paixão de Jeanette Winterson, Quetzal Editores
Um romance sobre Henri, um soldado nas guerras napoleónicas, e Villanelle, uma rapariga de Veneza que ama sem esperança uma mulher casada. O título do livro reflecte sobre as diversas paixões dos seus personagens. Os franceses têm uma paixão por Napoleão, paixão essa tão grande que morrem para lhe agradar. Há a paixão de Napoleão por frangos, que leva Henri (que tem uma paixão por Napoleão) à sua presença. Villanelle tem uma paixão pelos mistérios da sua cidade, pelo jogo e pela mulher misteriosa que lhe roubou o coração. E eventualmente Winterson trata da paixão de Henri por Villanelle.

Oceano Mar de Alessandro Baricco. Encontra-se, infelizmente, esgotadíssimo.
O homem nem sequer se vira. Continua a fitar o mar. Silêncio. De vez em quando mergulha o pincel numa tigela de cobre e esboça na tela poucos traços leves. As cerdas do pincel deixam atrás de si a sombra de uma obscuridade muito pálida que o vento imediatamente seca trazendo de volta à superfície o branco anterior. Água. Na tigela de cobre só há água. E na tela, nada. Nada que se possa ver. Sopra como sempre o vento do norte e a mulher envolve-se na sua capa roxa.- Plasson, há dias e dias que trabalhais aqui. Por que razão trazeis convosco todas essas tintas se não tendes coragem de utilizá-las?Isso parece acordá-lo. Isso atingiu-o. Vira-se para observar o rosto da mulher. E quando fala, não é para responder.- Peço-vos, ficai assim - diz.Depois aproxima o pincel do rosto da mulher, hesita um instante, encosta-o aos lábios dela e passa-o lentamente de um canto ao outro da boca. As cerdas tingem-se de vermelho-carmim. Ele observa-as, mergulha-as rapidamente na água e levanta de novo o olhar em direcção ao mar. Nos lábios da mulher fica a sombra de um sabor que a obriga a pensar "água do mar, este homem pinta o mar com o mar" e é um pensamento que provoca arrepios.

O Nascimento de Vénus de Sarah Dunant, Editora Saída de Emergência.
O amor, a morte e o sexo, são o mote deste soberbo romance passado numa Florença renascencista dominada pelo fanatismo religioso. Sarah Dunant escreve como um pintor.

Pássaros Feridos de Colleen McCullough
Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a Terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro, e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e mais comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e solta um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento … Pelo menos é o que diz a lenda.

Entretanto, o Repórter lançou-me um outro desafio que é o de escolher a 5ª frase completa da página 161 de um livro e postá-la aqui. Assim, a 5ª frase da página 161 do livro O Nascimento de Vénus da Sarah Dunant, Editora Saída de Emergência, 1ª edição, Outubro de 2005, reza o seguinte:

"Os guardas tinham afugentado os cães por essa altura, embora os mais vorazes ainda ali andassem, de cabeça baixa, a barriga a rojar o chão, fingindo desinteresse, as patas a estremecer de excitação."

Seguem-se, para ambos os desafios Angell, Citadina, Mar da Lua, Pecado Original e Vizinhas.

23 comentários:

Anónimo disse...

Não é nada disso, Duca.
Fizeste confusão. Não é que o que escreveste fique mal. Longe disso.
Mas as regras não são essas.
É do "strauss", mais conhecido por stress?

Vai lá ver, por favor, como é o "jogo".
Um beijo.

Anónimo disse...

O desafio/convite lançado pela Cristina, do CC, nada tem a ver com o meu.
:)

Duca disse...

Repórter

Desculpa, fiz de facto confusão, mas já alterei.

Beijo

Cristina disse...

obrigada, gostei de ler:)

um beijo

As vossas vizinhas disse...

Querida Duca,
Primeiro, não vos vi pela Maria, onde andavam ?
Segundo, vou responder ao teu desafio quando acabar com os 5 kg de trabalho que trouxe para casa, infelizmente não tenho tempo para tudo! E a blogmania é que tem de sofrer!
Bjos
Inha

Duca disse...

Cristina

Eu é que agradeço.

Beijo

Duca disse...

Inha

Estava para ir à Maria ontem mas, à última da hora, outros valores mais alto se levantaram. ;)
Ficará para uma próxima vez!
Responderás ao(s) desafio(s) quando puderes. Eu própria demorei algum tempo.

Beijoka

Anónimo disse...

Valeu!!!

Beijo

Angell disse...

Obrigada por te lembrares de mim! Claro, que aceito os teus desafios, rapariga! Foi há pouco tempo que escrevi sobre os 5 livros; escolhi os mais marcantes para mim. Agora irei escolher outros que, também guardo como importantes. Afinal, é sempre difícil escolher só 5 livros! ;)

Gostei muito das tuas escolhas. Livros muito interessantes. É que estas "trocas literárias"; para além de ficármos a conhecer os gostos uns dos outros; também nos podem sugerir os livros a ler a seguir... :)

Amanhã, devo responder ao teu desafio! :)

Bjs!

Anónimo disse...

ahhh... Duca, não poderia estar mais de acordo: “os caminhos da paixão” é D-E-L-I-C-I-O-S-O. É poesia em prosa e tem frases mais dessecantes que um bisturi. Adorei, boa escolha ;-)

Anónimo disse...

Musa muito bom gosto.
O teu.



Beijo-te.


Boa semana Musa.

____________________


NOMEIO-TE EM SEGREDO

Nomeio-te em segredo
e não te digo
retenho-te nos olhos
e tudo acende
cicias-me ao ouvido
e alvoroçada
recolho-te na boca
e tudo queima.
Ardo sozinha
a mão convulsionada
a desenhar-te em mim

Discurso Amoroso
de Maria Aurora Carvalho Homem .

:)
______________

Anónimo disse...

E onde se enfiou a menina que não a vi????

Duca disse...

Angell

Para mim, uma leitora viciada, este desafios são excelentes porque, assim, vou tirando nomes de títulos de livros e nunca me falta alimento intelectual.

Depois vou lá ao teu blog ver as tuas escolhas.

Beijo

Duca disse...

Elementar

Que óptima surpresa, mulher! :) Já sei das novidades e fiquei muito contente. Agora já podes vir à mouraria mais vezes. ;)

O livro da Winterson é de facto muito bom.

Beijo

Duca disse...

Baby Blue Eyes

Tal como já acima disse à Inha, no sábado à última da hora e quando já me preparava para ir à Maria Lisboa, levantaram-se valores muito mais altos que se sobrepuseram.

O copo vai ter que ficar para outra altura.

Beijo

Anónimo disse...

Querida Duca,
É um belo desafio, sim senhora, que vou passar à nossa Cosmopolita, a ver se a demovemos da sua ausência blogosférica, o que achas?
Beijinhos!!

Duca disse...

Citadina

Acho uma excelente ideia.

Beijos

Duca disse...

Ela

Lindo poema, princesa.

Beijo

Margarita disse...

Chueca, bairro interessante, pelo menos.Bairro bem disposto e ameno, com varandas floreadas e gente divertida e tolerante, principalmente...Chueca, oasis colorido no meio de uma cidade fantastica!Ainda vou ler os passaros feridos, ta cá em casa, da ultima feira do livro. Descobrí a autora por acaso, o primeiro livro que li dela foi A casa dos anjos, e gostei...

Duca disse...

Margarita

Acredito que sim, que a Chueca seja um bairro interessante, colorido e, até, ameno; só que, na sexta feira, dia 29 de Junho do corrente ano, à noite, era, provavelmente, o sítio mais feio, infernal e porco de Espanha.

Fazes muito bem em ler "Os pássaros feridos". Tenho a certeza que vais gostar.

Beijo

Margarita disse...

Ok, terminei de ler o tua aventura espanhola e, pronto, tiveram azar!Madrid de facto não é uma cidade precisamente limpa, mas nunca vi Chueca assim da maneira que a encontraram...Tens que voltar a tentar, outro dia!E concordo com o repórter, Barcelona tem mais...e como cidade, também é melhor!

Cristina disse...

ó miuda, já é q.u.a.r.t.a.f.e.i.r.a

bjocas

Duca disse...

Cristina

É verdade, mas a falta de tempo é tremenda!

Beijo