sexta-feira, julho 06, 2007

Europride. Fim de semana em Madrid - A aventura I


29/06 - 15h15

Liguei para o telemóvel de uma das minhas amigas já com a mostarda a subir-me ao nariz por causa da minha maníaca pontualidade britânica que se dá muito mal com os irritantes atrasos da maioria que compõe este luso povo.

- Estás atrasada! Ainda não te despediste das namoradas todas? Irra, mulher, até parece que vais para o outro lado do mundo por tempo indeterminado!
- Estou a caminho.
-Já não é às 15h00 de hoje que arrancamos para Madrid. Despacha-te!


15h45

A atrasada, a quem vou chamar L, chegou. Finalmente!

Entrámos no carro três mulheres. A proprietária do dito, a quem chamarei D, eu e L. As outras três, iriam mais tarde. Duas, entre elas a minha dama de copas a quem vou chamar T e, ainda, C (Citadina) que por trabalharem em empresas muito exigentes, apanhariam um voo ao final da tarde. A terceira, F, chegaria de comboio vinda de Paris (tem a pouca sorte de sofrer de uma enorme fobia a aviões).

A viagem decorreu sem percalços e ao fim de umas 6 horas estávamos a chegar a Madrid.

- Mantenha-se à esquerda. A 2,1 km vire à esquerda ... vire agora à esquerda e mantenha-se à esquerda por mais 8,4 km. A voz feminina gravada do GPS dava-nos as mesmas indicações que se viam no mostrador através de uma faixa cor de rosa que indicava o percurso.

Ir para Madrid de carro sem GPS programado até ao hotel, é loucura, por causa da quantidade de entradas que aquela cidade tem. Arriscávamo-nos a assistir ao Europride às voltas na grande capital sem sequer conseguir lá entrar.

- Vire à esquerda e mantenha-se à esquerda por mais 3,5 km. Continuava a voz.
- Puxa, este GPS é de esquerda, de certeza! Disse L interrompendo a concentração de D, na altura a condutora e a minha, a co-piloto.
- É pá este GPS está a mandar-nos para Toledo ou Córdoba. ‘Tás a ver que só aparece sinalização indicando essas direcções? Dizia D.
- Pois ... mas foi C que programou o GPS e ela sabe ler mapas, como poucos. Disse eu.

É claro que o GPS estava bem programado e levou-nos direitinhas até à porta do hotel (obrigada querida C) e, após o check-in, dirigimo-nos aos três quartos duplos que tínhamos reservado com dois meses de antecedência, onde largámos as bagagens. Pouco depois, chegavam T e C vindas de Barajas. F, a que vinha de Paris, só chegaria no dia seguinte de manhã.

Esfomeadas fomos a um VIPS (um género de McDonald’s espanhol) perto do hotel onde comemos umas tapas desenxabidas e aproveitámos para fazer um brinde a D que era aniversariante.

Com os estômagos mais calmos, decidimos apanhar dois táxis e ir até à tão badalada Chueca, o bairro gay por excelência de Madrid. Os táxis seguiam um atrás do outro mas, num semáforo, o que levava C e D passou e o nosso ficou. Bonito, pensei, sem telemóveis não nos vamos reencontrar.

A Chueca abarrotava de gente, álcool e imundice. Eu, T e L tínhamos de andar em fila indiana de mãozinhas dadas como meninas da escola com medo de se perderem.

Por mero acaso, ou por mão da divina providência, vá-se lá saber, encontrámos D e C.

O Bairro Alto, num sábado à noite em pleno verão, apinhado de gente que se diverte bebendo até cair, é um local leve, arejado e muito limpo ao pé de uma Chueca que se encontrava absolutamente infernal, badalhoca, mal cheirosa e, porque não dize-lo, de frequência muito duvidosa que lhe dava um ar pesadíssimo.

O calor que se fazia sentir era sufocante e as nossas gargantas suplicavam-nos com urgência bebidas frescas. Foi uma aventura inesquecível, no sentido negativo, descobrirmos algo que nos refrescasse. Os bares estavam intransponíveis dadas as enchentes. Os locais móveis de venda de bebidas, cerrados. Por fim, já mortas de sede, encontrámos um que estava só a começar a cerrar e lá conseguimos beber umas cervejas.

Entretanto, alguém no meio da confusão sacou-me de um dos bolsos traseiros das jeans que envergava, o meu bilhete de identidade. Procurava de certeza dinheiro, só que esse estava nos bolsos da frente. No dia seguinte, lá teria eu que ir participar o furto à polícia.

Pelas quatro e meia da manhã, estoiradas e desiludidas com a tal Chueca, resolvemos voltar ao hotel.

Começou nova aventura. Táxis, era mentira, passavam muitos com passageiros e os que estavam vazios faziam de conta que não viam os sinais que o pessoal lhes fazia. Metro, só às seis da matina. A pé, era longe de mais e os nossos pobres pés já gritavam por socorro.


- Irmos a Lavapiés seria uma boa opção. É muito giro e também tem muita movida, mas é capaz de estar a rebentar de gente! Dizia C.
- Só se fosse para refrescar os meus ricos pézinhos que estão imundos, pensava eu.

Ninguém pareceu muito entusiasmado com a ideia de ir “lavar os pés” para o meio de outra multidão e lá fomos andando, todas juntinhas como manas siamesas, para locais mais arejados e onde nos pudéssemos movimentar, sempre na esperança vã de encontrar dois táxis. Nem um aparecia, para mal dos nossos pecados.

Às seis da manhã, parecendo zombies, dirigimo-nos para o metro que nos levaria ao tão desejado hotel, mais precisamente às caminhas que nos estavam destinadas onde, enfim, repousaríamos os esqueletos, músculos e tutti quanti.

Quando saí da casa de banho do quarto, depois de um duche morno, T já dormia o sono das justas. Caí à cama com a sensação de ter sido atropelada por um camião TIR. Entreguei-me a Morfeu sem qualquer resistência que o gajo é doce.
Continua ...

18 comentários:

Inha disse...

Vamos ao resto da "história" que estou a gostar do relato.. e sim, concordo que a Chueca é muito badalhoca..e nem quero imaginar como estaria no fim de semana passado!!
Bjos
Inha

Duca disse...

Inha

O resto da história vem a caminho ...

Foi a primeira vez que fui à Chueca e fiquei com uma péssima impressão. No entanto, estava numa de dar o desconto por ter lá ido exactamente no fim de semana do Europride mas, pelos vistos a imundice é uma constante naquelas paragens.

É que ver porcaria, é mesmo algo que me faz arrepiar de repulsa.

Beijo

Anónimo disse...

Em Barcelona há melhor...

Duca disse...

Repórter

Barcelona é uma cidade maravilhosa, mas o Europride deste ano foi em Madrid. Daí a opção pela capital espanhola. Mas mau foi só a Chueca, porque o que se passou a seguir foi inesquecível.

A continuação do relato e da parte boa, virá a seu tempo.

Beijo

Cristina disse...

por acaso, Madrid é a cidade espanhola de que menos gosto (conheço bem espanha)...

bom, espero que se tenham divertido apesar de tudo, já estou com receio do proximo relato lol

beijocas para ti, bom fim de semana.

Açucena disse...

Bem, eu devo ter tido sorte, porque Chueca estava com optimo aspecto quando por lá andei, mas também é verdade que foi à tarde e não à noite, nem nesta altura, um final de tarde num agradável dia de Setembro, bem passado...

Gostei de Madrid, mas de facto Barcelona é mais gira! Mas a cidade espanhola mais linda de todas é Granada, ou então são os meus olhos, o meu amor é de lá!!

Angell disse...

A primeira parte já está! Foi cheia de percalços. Foi muito mau terem-te roubado o BI. Já li noutros blogs sobre a Chueca; e pensava que fosse um sítio mais interessante.

Vejemos o que vem a seguir! Espero que com menos contrariedades... :)

Bjs!

a disse...

Ora bolas, eu que pensava ir conhecer a Chueca! Mas assim badalhoca...

Gostei de passar por aqui.

nnannarella disse...

Valha-me Deus... Tu escreves com tal alma, que tudo parece mais real do que contado ao vivo...;)





P.S.
Ainda bem que tinha exames para corrigir...
Teria morrido, fazendo jus à maldição ver a Cueca e depois morrer...



(a que poderia ter sido S.)

piedosa mente disse...

Bem, vamos lá ver: vim aqui parar pelas mãos do Repórter ( há sempre um culpado nestas coisas ). E, apesar de sempre achar esta prática dos elogios uma espécie de vaso que transborda de opiniões ( que não nos foram pedidas ) eu não tenho coragem de regressar à casa partida sem antes lhe dizer que adorei este seu jogo de palavras cheio de imagens e de sentidos únicos. Parabéns. Assim sim.

pecado original disse...

eheheh essa o GPS... e quando ele diz "saia na proxima saida" !!!!

:) Quero ver a continuação depois de acordarem.

Duca disse...

Cristina

De facto, Madrid não é uma cidade bonita; é uma cidade para diversão nocturna ou para visitas culturais.

O resto do relato é francamente melhor. :)

Beijo

Duca disse...

Açucena

Granada é lindíssima, mas que dizer de Sevilha, Ronda, Salamanca e da fabulosa Toledo?

Acredito que em Setembro e à tarde a Chueca seja mais agradável.

Beijo

Duca disse...

Angell

O que veio a seguir foi muito interessante. :)

Beijo

Duca disse...

A

Mas é de ir. A Chueca, noutras alturas, será certamente bem menos imunda e mais interessante.

Beijo

Duca disse...

Nnannarella

Que saudades tuas, minha querida! :)

Vindo de ti, é mais que um elogio a forma como te referes à minha escrita. Obrigada! :)

Foi pena não teres vindo connosco. Terias morrido na primeira noite, mas renascerias no dia seguinte.

Beijo

P.S. Não me faças morrer de saudades dos teus comentários! ;O

Duca disse...

Cesto sentido

Deixou-me sem palavras, o que é difícil! ;)

Obrigada.

Duca disse...

Pecado original

"saia na próxima saída" é uma frase recorrente nos GPS. LOL

Apesar de ainda estar em recuperação, a continuidade da aventura vem já a seguir. :)