sexta-feira, outubro 26, 2007

WHAT???!!!


Isto não é arte. É barbárie!

Através da Caracolinha soube desta notícia sobre um cão vadio que foi utilizado como "peça" de arte numa exposição em Manágua, acabando por morrer de fome e sede.

Como se isto não bastasse, o autor desta vergonha, um tal Guillermo Habacuc Vargas, está proposto para representar o seu país, a Costa Rica, na Bienal de Arte Centroamericana de 2008 a ser realizada nas Honduras.

Para que este energúmeno não seja aceite na Bienal, anda a circular uma petição que deve ser assinada por quem, como eu, se sente indignada com esta prova do atraso e ignorância em que muitas pessoas ainda estão mergulhadas.
Para quem tiver estômago, pode ver aqui as fotos.

Por favor, assinem a petição e divulguem!

14 comentários:

ATG disse...

"Según supe el perro murió al día siguiente por falta de comida. Durante la inauguración supe que el perro fue perseguido por la tarde entre las casas de aluminio y cartón de un barrio de Managua con nombre de santo que Habacuc que no pudo precisar en el momento. 5 niños de los que ayudaron en la captura recibieron bonos de 10 córdobas por su colaboración." - Enfim, como é possível uma coisa destas?!?!?!

Anónimo disse...

Vocês desculpem-me a franqueza, mas onde estavam todas as vozes indignadas, as Ligas de Defesa dos Animais, a polícia, etc, quando o cão estava na exposição?

Uma das coisas que o artista referiu quando o acusaram foi que nenhuma das pessoas que viu a exposição colocou essa questão, interveio de alguma forma ou defendeu o cão, apesar de verem que ele estava a morrer.

Disse ainda que dezenas de cães (e outros animais), morriam todos os dias nas ruas da cidade sem que ninguém lhes prestasse a menor atenção.

O artista usou a arte como pura expressão da realidade. E aí, sim, as pessoas ficam chocadas numa exposição com aquilo com que se confrontam todos os dias e a que são absolutamente indiferentes.

Cruel? Sem dúvida! Mas é essa a realidade.

Pior do que um cão são todas as crianças que diariamente morrem de fome, de doenças, de exploração da mais diversa, etc, em várias partes do mundo sem que as pessoas prestem a mínima atenção...

Se calhar se as pusessem numa exposição de arte, a conversa era outra e a indignação também!

Duca disse...

Cosmopolita

Minha querida amiga, eu soube desta notícia através de um blog, portanto, não estava em Manágua, nem fui à exposição. Logo, não pude expressar a minha revolta in loco como, aliás, a maioria das pessoas que estão a assinar a petição.

Para mim o “artista” pode agora vir dizer o que lhe apetecer que, para mim, é um ultraje o que ele fez. Sacrificar um animal para provar que as pessoas são indiferentes é um acto vergonhoso e indigno para não dizer terrorista!

O facto de existirem dezenas de animais vadios a morrerem nas ruas e da realidade ser a indiferença das pessoas, não dá o direito a esse sacrista de mandar, a troco de dinheiro, apanhar um animal vadio para o expor até à morte!

Para além disso, nem todas as pessoas são indiferentes, até porque, tenho a certeza que na Europa tal situação não seria sequer admissível!

Há muitas, demasiadas, crianças vítimas de fome, doenças e das mais ignóbeis formas de exploração, mas o facto de conhecermos e lutarmos como podemos contra esse flagelo, não deve fazer-nos esquecer os maus-tratos infringidos a animais e denunciá-los sempre que tivermos conhecimento deles.

“O artista usou a arte como pura expressão da realidade.”

Não, usou um animal vivo até à morte para expressar a sua forte panca para não dizer crueldade!
Desculpa, Cosmo, mas têm de existir limites mesmo para a arte, quanto mais não seja, éticos. Isto não é arte!

Esse suposto “artista” não me merece qualquer respeito. Se me aparecesse à frente, o mínimo que eu faria, era cuspir-lhe na cara!

Duca disse...

E mais, se andamos a lutar contra o uso de animais em laboratórios e o seu abate para casacos de peles e não só que, até se pode defender terem uma nobre função que é a descoberta de novos medicamentos para nosso uso e a nossa protecção de climas muito frios, vamos aceitar o uso de um animal numa exposição de arte até este morrer de fome, apenas para expressar uma realidade por demais conhecida e só porque é arte???

E as pessoas que foram à exposição, sabiam por acaso que o cão não estava a ser alimentado?

Não. Definitivamente não encontro qualquer razão para um acto desta natureza!

Anónimo disse...

Claro que assino a petição.
Mas, tenho um remédio de muito maior efeito. Um tiro na cabeça desse senhor.

Bj

Caracolinha disse...

Giro, giro era atarem uma corda ao pescoço desse "artista" e dizerem-lhe assim ... olha amigo, como sabe, há por ái muita gente no mundo a morrer de fome, por isso PARABÉNS, foi seleccionado para ser preso com esta corda ao pescoço e ser exíbido publicamente a morrer á fome e à sede, para chamar a atenção dos líderes deste mundo para o caso de seres humanos que definham sem ter o que comer ...

Amarrávamos o gajo á vista de toda a gente e claro, tinhamos a atitude perversa que ele teve, quando escrever a frase TU ÉS AQUILO QUE LÊS na parede da galeria COM BISCOITOS DE CÃO ... comendo memso á frente dele divinais refeições cheirosas enquanto ele morto de fome olhava, incapaz de fazer alguma coisa em seu benefício ...

Sinceramente acho que seria muito mais bonito agarrar no bicho e fazer uma de duas coisas ... ou acabar-lhe com a raça e pronto (se ele realmente achava que ele devia morrer para servir de mártir) ou então po-lo em exposição, tratando-o e alimentando-o, mostrando aos conterrâneos e ao mundo en geral COMO SE DEVE FAZER ...

Espero que este seja o início do fim da carreira deste imbecil.

Não acho que AQUELE cão (podia ser outro) tivesse que servir para definhar em público em nome desta ou de qualquer outra causa ... pena não ter ele entrado em greve de fome ... era muito mais pedagógico ...

Mas a sério ... o pormenor do bicho estar a morrer de fome e a parede da galeria estar escreita com biscoitos de cão é "obra" sim ... obra de uma mente distorcida e de um homem sem carácter ... !!!!

Obrigada por divulgares !!!!

Feliz por estares bem ... :)

Beijo encaracolado minha diva ... :)

Anónimo disse...

Musa,



Também assino.


Mas concordo com a observação do/a repórter.

Um tiro....não era má ideia!

__________________



Musa, espero-te bem.


Bacio molto grande per te la piu bella

Duca disse...

Repórter

Eu sou a favor de uma atitude menos radical que tu. Para mim, basta que a carreira desse gajo fique por aqui ou, pelo menos, que não seja aceite na Bienal.

Beijo e bom fim de semana

Duca disse...

Caracolinha

Ora aí está um bom exemplo do que não deve ser feito apenas para expressar uma realidade através de suposta arte. As questões éticas não podem nem devem ser esquecidas. Aliás, para mim, é a ética que nos destingue dos animais.

Beijo linda! :)

Duca disse...

Ela

Estou bem. A recuperação está a fazer-se a bom ritmo.

Beijo principesa

Mocho Falante disse...

Sabes...fiquei envergonhado por pertencer à espécie humana...um momento muito triste que revela o quanto podemos ser monstruosos

beijocas

Duca disse...

Mocho Falante

Às vezes também me envergonho.

beijocas

sem-se-ver disse...

obg por ter chamado a atenção para este crime, fi-lo igualmente no meu blog.

e não seremos suficientes enquanto não obtivermos o propósito de, pelo menos esse, o impedir de representar o seu país naquela Bienal.

Anónimo disse...

"O verdadeiro teste moral da humanidade, o seu teste fundamental, consiste na sua atitude para com aqueles à sua mercê: os animais. E, a este respeito, a humanidade sofreu uma profunda catástrofe, uma catástrofe tão grande que todas as outras nela têm a sua origem."
Milan Kundera

Ferónica