quarta-feira, outubro 03, 2007

Direitinho ...


... do Contra Capa para aqui:
O movimento internacional de Bloggers de apoio à campanha Free Burma/Birmânia/Myanmar (International Bloggers' Day for Burma on the 4th of October) está a recolher adesões e a solicitar que nos Blogs de todo o Mundo sejam inseridos textos, no próximo dia 4, onde se apele à liberdade e ao respeito pelos direitos humanos.

O Tempus Blogandi registou-se com o nº 2724 e vai participar nesta campanha. Inscrições e demais informações podem ser efectuadas e recolhidas aqui.

12 comentários:

ATG disse...

Sinceramente, achas mesmo que o Estado mais corrupto do mundo e que tem o apoio da China vai aceder a essas "adesões"?
Interesses "mais altos" se levantam para aqueles lados e vocês não estão senão a perder tempo.

Cristina disse...

:)

vai pelo menos saber que o mundo o critica. se milhões o mostrarem, é pelo menos incomodativo.

beijos

ATG disse...

Cristina,

eu sei que é um gesto bonito, a intenção é boa, etc. Mas, acredite, Birmânia e China, nem aquece, nem arrefece com isto. Aliás, o melhor que ainda podem conseguir é limitar mais ainda o acesso à internet por parte dos chineses e dos Birmaneses. Tirando isso, não os vai incomodar em nada. Se acha que isso é bom... continuem a tirar-lhes os poucos direitos que eles já têm.

ATG disse...

Eu não disse que não devemos incomodar os nossos vizinhos? http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=44&id_news=297738

Duca disse...

DJ

O último parágrafo da notícia diz:

"Contudo, não se sabe se as imagens e o apoio online aos protestos irão influenciar o governo, mas o bloqueio da rede pode ser visto de forma positiva, pois mostra que as autoridades de Myanmar são sensíveis a pressões internacionais, uma vez que não querem que o que está a acontecer seja observado."

É o que se pretende. Incomodá-los e dizer-lhes que sabemos o que se passa mesmo que eles censurem imagens.

ATG disse...

Duca,

o caso da Birmânia é precisamente igual ao da China, e a Birmânia tem o apoio da China. A China também bloqueou o acesso a certos sites e termos da internet. Isso não é bem "sensibilidade", é mesmo dureza para com o seu povo, para não conhecer a verdade.

Não pensem que não sou solidário com o povo birmanês e com Suu Kyi, porque sou, mas... enquanto a UE e os EUA não estiverem dispostos a fazer o que quer que seja, qualquer tentativa por parte de terceiros resultará em fracasso. E UE e EUA nunca farão nada relativamente a China e Birmânia. Apenas dão sermões como "tenham atenção aos direitos humanos".

Agora, incomodar, claro que incomoda. Afinal estão a falar mal do país e isso incomoda. Mas daí a perturbar seriamente a ditadura birmanesa, vai um longo caminho.

Duca disse...

É mesmo só isso que pretendemos. Incomodar. E como é uma acção com participação à escala planetária vai mesmo incomodá-los, aliás, vai chateá-los o que já não é mau.

tagarelante disse...

não, não, eu concordo com o dj... os únicos que podem fazer alguma coisa sobre isto são os EUA e a UE. E não o vão fazer. Portanto acho que deviamos tod@s cruzar os braços e abanar a cabeça em tom reprovativo enquanto dizemos que efectivamente "eles" não fazem nada.

ah, espera lá... nós não somos tb a UE?
Ah, mas não mandamos. Eles é que tem a agenda política, eles é que sabem as prioridades.

ah, espera lá... podemos tentar chamar a atenção para obrigar a que novos assuntos sejam adicionados à agenda política? Ná... o melhor mesmo é cruzar os braços e de vez em quando dizer uma frase repetida do como as coisas estão mal.

Pois.

Também não podemos é denunciar muito, ainda nos acusam de estarmos a fazer o papel de vítimas.

:s

(n resisti, desculpem lá)

Sweet Porcupine disse...

.....sem sequer me dar ao trabalho de contrapôr o dj e concordar plenamente com a tagarelante....sou o numero 3637....ah pois é!!!!

;)

Beijinhos ouriçados

S.L. disse...

De uma coisa tenho a certeza: se nada se fizer tudo ficará na mesma e a isso digo NÃO.
Obrigada Duca pela lembrança, sempre atenta ;).

bjs

As vossas vizinhas disse...

4029,
thanks for the hint!
Viz

*Um Momento* disse...

Já me registei tb:))
Beijo