quinta-feira, outubro 04, 2007

Dia Mundial dos Animais


Apenas para lembrar que hoje é o Dia Mundial dos Animais. Existe a Declaração Universal dos Direitos dos Animais que pode ser lida aqui.
Este facto não coíbe a RTP de transmitir hoje em directo, uma tourada. Aqueles que são contra este espectáculo devem protestar através da linha espectador, 707789707 ou em http://www.rtp.pt/.

14 comentários:

tagarelante disse...

errr...

em pouco tempo neste lado da blogosfera e confesso que a primeira vez que a minha miúda me chamou a atenção do teu blog, dei-me ao luxo de n o achar nada de especial.

Como ela n se calava (o que n é defeito, é mesmo feitio) acabei por parar mais aqui do q o suposto e a verdade é que a par e passo este blog me tem surpreendido mais e mais, sempre pela positiva. Entre argumentos claro e bem esgrimidos, frontalidade e objectividade, capacidade de interesse e preocupação em causas mais próximas ou mais distantes.

Bom, não seria justo se agora me calasse para n arranjar conflitos e tal portanto, ca vai desta:

aqui n concordo contigo. Na eterna questão das touradas.

1º dai-me o desconto antes da tentativa de crucificação pública q ai vem - toda a minha família é de forcados, ligada a touradas desde sempre. O meu pai era grande forcado, todos os meus tios o foram, todos os meus primos o são ou foram (tirando um q é demasiado preocupado com o seu belo corpinho e tal) e eu, sendo gaja, já tive q pegar uma bela vaquinha de 400 kilos (e ficar cama nos seguintes 2 dias). Se a tradição é ou não desculpa para continuarmos uma "onda de barbárie", é algo relativamente subjectivo, depende dos argumentos de cada um, entre identidade cultural e modernidade e civilização. Há coisas q n se devem perder, há outras q n se devem manter, os argumentos sobram na boca de quem os usa. A razão q mais me faz sentido tem a ver com algumas razoes economicas, as touradas sao atractivo para os turistas e fazem parte da identidade colectiva com q um estrangeiro nos vê sendo motivo para visita e para gostar do país.

Outra grande razão é simples, o touro bravo n existiria já se n tivesse um propósito e, a unica "utilização" desta espécie é efectivamente nas touradas.

Algumas medidas tem vindo a ser tomadas, q eu considero positivas, e q "amenizam" a barbárie, nomeadamente a obrigatoriedade de matar o touro imediatamente após a corrida (Antes isso n acontecia e eles ficavam dentro das mangas dos camioes feridos da corrida, sem agua nem comida ate os matadouros abrirem).

n me levem a mal, sou fanática por todos os animais, tenho um cao q fui buscar à uniao zoofila e enqto miuda sempre cresci rodeada de animais q o meu pai encontrava feridos no monte e trazia para serem tratados.

a caça, como desporto, é outra questão mas, n fora ela e teria q se matar os mesmos animais de outras formas por se tornarem ameaças reais à agriculta. Mais ainda, vale a pena dizer, q os caçadores (bem como todos os elementos envolvidos numa tourada) são os q mais preservam, tratam e cuidam as espécies animais, num sentido de responsabilidade e respeito pelos mesmos. parece contraditório? n fossem os agricultores a andar km atrás de km no verão para porem águas em pratos no meio do nada e milhares de bichos morreriam de sede no verao em anos de seca.

enfim, desculpa um comentário tao longo mas n seria justo calar-me so para manter uma de boa relação e tal.

:p

Angell disse...

O Dia Mundial Dos Animais, deveria de ser todos os dias! E imagens como a que tens aqui no post, deveriam ser banidas para sempre!

Infelismente a tourada é uma tradição muito aplicada aqui para os meus lados...

Bjs!

Duca disse...

Tagarelante

Repara que no texto tive o cuidado de dizer “Aqueles que são contra este espectáculo devem protestar … ”.

Como deves calcular respeito a tua posição e, portanto, jamais te crucificaria publicamente. Cruzes, canhoto! :)

Apresentas os argumentos que os defensores da tourada costumam apresentar e, certamente os argumentos que usarei são os mesmos que os apresentados pelos que são contra.

Portanto, nada de novo.

A única razão, das que apresentas e que tem um grande peso e que confesso acho de difícil resolução, pelo menos, a médio prazo, é a razão económica. Há, de facto, famílias dependentes da existência das touradas e eu sou muito sensível a questões que mexam com o sustento de famílias inteiras.

No entanto, acho que a longo prazo o negócio familiar poderia ser mudado, bastando para isso que as gerações mais novas não seguissem as mesmas profissões dos mais velhos.

Dizes que o touro bravo não existiria se não fossem as touradas. Talvez tenhas razão, mas sinceramente, prefiro que um animal deixe de existir do que exista com o único fim de ser utilizado num espectáculo onde é maltratado e a seguir morto.

Não sou contra a caça, sou contra certo tipo de caçadores que têm o vício do gatilho e disparam sem visionarem bem o alvo e indiscriminadamente. Por vezes, até acontecem acidentes de caça e não têm sido poucos.

Também sou contra os caçadores que abandonam os seus cães quando estes deixam de servir. Infelizmente existem muitos que procedem desta forma.

Na verdade, não me considero nenhuma fundamentalista dos direitos dos animais. Limito-me a ser contra a que se infrinja desnecessariamente sofrimento a um animal, mesmo por tradição. Também noutras eras existiram tradições que por serem bárbaras deixaram de existir. O Homem sempre se diferenciou pela inteligência, mas também pela sensibilidade e razoabilidade.

Não tens que pedir desculpa pelo tamanho do comentário, nem tens de estar sempre de acordo comigo. Opiniões divergentes, se debatidas com correcção, são sempre salutares. As boas relações blogueiras não ficam postas em causa por esse motivo. :)

Duca disse...

Angell

Infelizmente é verdade.

Já vi que deves viver no Ribatejo. :)

Beijo

ATG disse...

Finalmente concordamos!

Mocho Falante disse...

pois realmente foi de péssimo gosto passar espectáculo tá deprimente ainda por cima num dia como o de hoje, que falta de tacto

beijocas

Anónimo disse...

Musa,


É, de facto, inadmissível que uma televisão pública mantenha o espartilho & o provincianismo é este o país que temos! Infelizmente. E televisão.

________________________________

Quanto às touradas....prefiro uma boa vaca a uma boa tourada (esta foi mesmo provinciana e brejeira não foi? Voilá...con.Tradições:)
_________________________________


Bacio per te bella.

Duca disse...

DJ

Nunca se est� sempre de acordo com o outro ou contra o outro.

Duca disse...

Mocho Falante

Foi mesmo falta de tacto. Enfim!

beijo

Duca disse...

Ela

Já o Eça se incomodava com o nosso provincianismo.

Hum ... muito brejeira, princesa, muito mesmo. ;)

Bacio per te

tagarelante disse...

bom, ao bom estilo dos comentários q geram comentários, vou proceder aos copy paste que acho relevantes! ;)

"Dizes que o touro bravo não existiria se não fossem as touradas. Talvez tenhas razão, mas sinceramente, prefiro que um animal deixe de existir do que exista com o único fim de ser utilizado num espectáculo onde é maltratado e a seguir morto."

Tamos a falar de um touro, ou melhor, 6 touros por corrida. Na verdade, pa dar azo a esses 6 touros, há algures uma manada de cerca de 500 que pastam felizes e contentes pelos campos. Na sequência do comentário onde as vacas são preferidas, não são bem 500 touros, são mais 450 vacas e 50 touros, um para viver no auge da felicidade (cobrir as 424vacas) e 25 para serem considerados para irem a lides.

Convenhamos q se mantém toda uma espécie feliz e contente para, por ano, ser morto por manada, um touro em praça pública.

Caçadores que abandonam os cães, não podia ser mais a favor da tua opinião nem mais crítica dos mesmos. Mais chocante do que isso são aqueles que matam os cães porque n servem para a caça. Mais a mais, a forma de matar os mesmos, também difere e não tens noção da quantidade de discussões que ja tive sobre isto. "lá em casa" as coisas são "aceitáveis", nas "casas dos amigos caçadores" é que às vezes degenera em discussões do arco da velha. Mais tenho a dizer-te que os "bons" caçadores (ou aqueles q me estão mais próximos e pelos quais mantenho mais respeito) são SEMPRE (mesmo, não é calor da discussão) os primeiros a manifestarem-se contra todas as formas de matança que causem sofrimento aos animais. Regra geral, "lá em casa" é "compreensível" que quando o cao que é fraco para a caça está finalmente a correr atrás de uma peça de caça, se lhe dê um tiro e tá feito. Acreditem, tenho ouvido histórias muito piores do que estas.

Quanto às "discussões" no sentido de trocas de ideias, acho que são o ponto de partida para que se deixe de, como dizes, apresentar os argumentos comuns que uma facção aponta. É quando se começa a pensar melhor nas coisas e a tentar perceber o outro ponto de vista, nem q seja para o refutar.

Efectivamente considero-me mais uma fanática dos direitos dos animais do que alguém a favor das touradas... estas vêm mais por tradição familiar e por ver os meus primos a darem o corpo ao manifesto num confronto em que, apesar de tudo, o touro tá sempre em vantagem... às vezes acho q eles são é maluquinhos mas todas as vezes tenho a certeza de que se eu fosse rapaz, por lá andaria.

enfim, já tou a divagar

;)

Angell disse...

Duca,
E acertas-te em cheio! :))

Bjs!

*Um Momento* disse...

Detesto touradas...
Sinceramente não percebo , jamais perceberei qual o gosto que há em se ver o animal a ser ferido, massacrado, e a tentar de todas as formas "proteger-se " nas suas investidas, quando na sua raiva , na sua fúria ferida , ainda é mais ferido
Sinceramente...jamais compreenderei...
Assim como quem maltrata seja que animal for...
Duca ...
Beijo para ti
(*)

Anónimo disse...

Excelente e certeira escolha de foto!