quinta-feira, outubro 04, 2007

FREE BURMA



“If they want economic improvement in Burma, they’ve got to help the political situation to improve. I don’t think that they can do real economic progress without democracy.” Aung San Suu Kyi (Only Nobel Peace Prize Winner Imprisoned)

Burma is a country of around 50 million people. It is ruled by military dictatorship that regularly burns down small villages, raping women and children and using others to slave labour. They have forcibly recruited up to 70.000 chid soldiers, more than any other country in the world. More than 1.500 political prisoners arrested for their beliefs in human rights. Communications with the outside world is punishable. Owning unauthorized fax machine or modem can result in a 7 years sentence. More than 1,5 million villagers have left their homes as refugees.
FREE BURMA!
(Participant Blog Nº 2724)

6 comentários:

S.L. disse...

Por mais palavras que queira escrever todas me parecem demasiado fúteis. O discurso nestas situações sai-me sempre baralhado. Mas não me calo por isso. Não consigo entender como em pleno século XXI se desrespeitam os Direitos Humanos desta forma. Não consigo entender as pessoas que afirmam com tanta convicção que isto é um assunto que tem de ser resolvido pelos outros e nunca começando por si. Compreendo que o conforto do sofá seja maior.
Não entendo e recuso-me a aceitar. Sou favor da não violência mas nunca a favor do silêncio. Por tantos anos de silêncio é que situações como estas se arrastam.
O protesto pode ter várias faces sem nenhuma delas ter de ser à força. Não só hoje, mas sim todos os dias, sinto-me também prisioneira num Mundo onde a Liberdade é uma palavra que se tende a esquecer. Onde os direitos de alguns tendem a ser mais importantes que os de outros. Onde o conformismo começa a tomar conta de muitos.
Por Burma, pelo Tibete... e por tantos países, povos e gentes que vivem acorrentados aos direitos dos outros.

beijos

BoSeiJu disse...

Eu só me questiono no que é que Burma difere do Tibete... Soa-me a dois pesos e duas medidas a forma como o assunto Bruma está a ser "retradado" e a forma como o Dalai Lama e seus antecessores foram em posts anteriores neste blog.

Bem haja

Anónimo disse...

Limito-me a dizer que estou com essa gente perseguida.

Duca disse...

Boseiju

Que raio de comparação!

Das duas uma, ou não me leu ou então não percebeu!

Eu nunca disse que sou a favor do que se passa no Tibete! Limitei-me a argumentar a razão porque concordava que Portugal não tivesse recebido oficialmente o Dalai Lama!

Sou contra o que se passa no Tibete (que já dura há anos mas só agora é que os portugueses resolveram acordar por causa do Dalai Lama) no Darfur (a quem ninguém liga nenhuma) em Burma, etc.

Fazer um apelo na blogosfera à escala mundial sobre o que se passa em Burma ou no Tibete ou no Darfur, etc. é um acto cívico que não compromete diplomáticamente nenhum país.

Porém, o Dalai Lama ser recebido em Portugal oficialmente na altura em que Portugal está na presidência da UE, causaria um incidente diplomático a Portugal e à UE com a China, absolutamente desnecessário.

Faça-me o favor de discernir a enorme diferença entre uma coisa e outra!

Cristina disse...

oiá!!

beijinho e amanhã venho ver a beldade :)))))

Duca disse...

Cristina

Pode ser uma beldade ou mais que uma, depende. :)

Beijo