segunda-feira, setembro 10, 2007

De bestiais a bestas


Nunca me detive neste blog em considerandos sobre o caso da pequenina Maddie porque defendo que só devo emitir opiniões quando tenho dados. Isto, é ainda mais verdadeiro, quando se tratam de casos sensíveis como este, porque, é às autoridades competentes que cabe investigar e chegar a uma conclusão. Não cabe aos media e muito menos ao cidadão comum, sob pena de se cometerem injustiças, muitas vezes irreparáveis.

No que respeita, por exemplo, a questões que estejam relacionadas com a justiça, o cidadão comum atesta com uma facilidade gritante alguém de bestial ou de besta porque: primeiro, olha para caras e modelos de vida e convence-se que vê corações; segundo, confunde "constituição de arguido" com "culpado"; terceiro, são facilmente manipuláveis pelos media que nem sempre têm fontes credíveis e constantemente insinuam, na ânsia de vender, situações que são apenas circunstanciais e não matéria de prova. Tudo isto, a juntar à necessidade de um povo, muitas vezes frustrado, mesquinho e hipócrita – porque, entre outras coisas, defensor dos vícios privados e das públicas virtudes – de apontar o dedo e largar verborreia contra o(s) outro(s), dá resultados tristes como os que vimos acontecer nos últimos dias.

Ontem, os McCann eram dignos de toda a compreensão e apoio. Hoje, pelo facto de terem sido constituídos arguidos, são uns assassinos frios e calculistas que mataram a filha, por isso, merecedores de apupos e insultos, acompanhados de gestos grosseiros, rostos vermelhos de raiva, olhos esbugalhados e bocarras escancaradas, numa demonstração que prova a insensatez, ignorância e estupidez da turba, sempre muito bem aproveitada por aqueles que vêem nestas características um filão.

Os McCann são ricos – ninguém consegue contratar assessores de imprensa e advogados caríssimos e, ainda, montar uma campanha de marketing à escala planetária com o que ganha exercendo medicina por mais bem pago que seja –, são jovens, são bonitos e são heterossexuais que é o mesmo que dizer, acima de qualquer suspeita por representarem o padrão social modelar a que a maioria ambiciona chegar.

Ora, o cidadão comum fica tão chocado com o desenvolvimento da “verdade” que vai lendo nos jornais e ouvindo nas notícias, porque é confrontado com as falhas que o seu tão desejado e defendido modelo pode ter. “Como é possível uma coisa destas?” Perguntam com surpresa logo transformada em raiva.

Fossem os McCann pobres, feios ou homossexuais e não haveriam surpresas e sim certezas. “Desde o início, mal olhei para eles, que disse que eram uns psicopatas” diriam convencidos da infalibilidade do seu juízo de valor.

A verdade até agora é apenas esta: os McCann foram constituídos arguidos. A constituição de arguido não atesta a culpa num crime. Ainda não se sabe com toda a certeza se Maddie está morta ou não – apesar dos cães terem detectado o cheiro de cadáver, o seu corpo não apareceu –. Só a continuação da investigação pode concluir o que se passou e, caso Maddie esteja morta e tenho sido assassinada, só o Tribunal após o julgamento poderá atestar se os McCann são culpados ou inocentes.

Para além destes factos, quaisquer considerandos são pura especulação e fait divers. Dá vontade de gritar aos ouvidos dos jornaleiros (não disse jornalistas) e curiosos que enchem a praia da luz: Get a life!

Entretanto, limito-me a esperar que as investigações cheguem a bom porto e se condene, se for caso disso, quem for culpado.

27 comentários:

Anónimo disse...

Eis um texto muito bem elaborado.
Disse elaborado e convictamente o fiz.
Não escreveste à toa. Pensate no que deverias escrever. E fizeste-o na justa medida de uma opinião sénior.

Também eu não quero antecipar prognósticos. Porque não tenho elementos que mo permitam fazer.
Tenho algumas ideias que não passam disso. E nunca baseadas no que os "jornaleiros", como lhes chamas e bem, propagam na ânsia de vender e não tanto de informar.
A melhor informação, em muitos casos, é o silêncio.
E isso não tem acontecido, como o bom senso aconselharia.

Vamos esperar. Mas que há muita coisa sem nexo, estranha, em todo este processo, lá isso há.

Faz-me confusão, por exemplo, por que razão o Vaticano recebeu o casal McCann - decerto não para jantarem juntos - fazendo publicidade de tal acto cristão e, agora, quando souberam da passagem de coisa nenhuma a arguidos, os chefes lá do sítio mandaram retirar tudo o que se referisse à coisa e que constava na página oficial do Vaticano na internet.

Há mais coisas. Pormenores ou nem isso.
Mas vamos lá, com calma, fazer o que deve ser feito.

Um beijo para ti, Duca e parabéns pelo discernimento que demonstraste.

Duca disse...

" ... por que razão o Vaticano recebeu o casal McCann ... , agora, quando souberam da passagem de coisa nenhuma a arguidos, os chefes lá do sítio mandaram retirar tudo ... ".

A mim não me causa qualquer confusão estas atitudes por parte do Vaticano. Isto porque, ao receber o casal McCann mostrou, mais uma vez entre "ene", que não resiste a campanhas bem montadas de marketing e não se importa de se tornar refém de decisões destas porque, se a coisa der para o torto, há lá alguém, leia-se, ligado ao Vaticano, que vai limpar a "porcaria" julgando que apagando as provas do seu envolvimento, as pessoas se esquecem.
Esta forma de actuar dos homens do Vaticano já não surpreende!

Beijo

Anónimo disse...

Concordo plenamente com todas as palavrinhas que escreveste. Mas sinceramente, acho que o caso Maddie já está meio perdido, mas espero estar errada.
Ainda bem que gostas do meu novo look! ;D
Se não gostas do teu, dá-lhe um toque pessoal e fica logo diferente! Foi o que eu fiz.
Beijinho

Citadina disse...

Muito bom post! Na mouche! Beijinhos!

Inha disse...

Duquita, deixa que te diga que aqui a Inha vai mesmo com o povinho, lol..passo a explicar: Perfeitamente de acordo que arguido não é culpado, e o julgamento no devido local..chega de atiranços de pedras em praça pública! Mas quem não deve não teme..e não entendo bem todo este alarido por parte do "casal maravilha" por terem sido "promovidos" a arguidos. Espero que a verdade sobre este arraial (infelizmente é nisto que se tornou) chegue depressa. Que bom que era que a pequenota aparecesse sã e salva (o que não acredito que aconteça!). O que não gosto é do "fumo" que foi lançado para o ar por parte da "máquina de imagem McCann", para mim é tudo um exagero...aguardemos para ver onde está o "fogo".
Beijos

ivone disse...

sejamos razoáveis porque na verdade esta história começa a cansar um pouco. ontem domingo assisti ao vivo e em directo à chegada do casal mccann ao aeroporto em inglaterra. calma disse para comigo. não te irrites e mantem-te calma. após muitos minutos de transmissão em directo da saída de toda aquela tropa a descer as escadas do avião fiquei parva com a continuação da transmissão em directo do carro que transportava o referido casal com escolta policial. sejamos razoáveis continuo a dizer e mais estou tentando a muito custo manter a calma. até que por fim acabei por me cansar de ver um carro na estrada e mudei de canal.

sejamos razoáveis. aguardemos serenamente o final deste triste episódio sem palhaçadas nem directos que não se justificam.

Cristina disse...

muito confuso Duca, é muito dificil emitir opiniões. e não digo pareceres digo opinião pessoal mesmo, porque todos as temos, com tamanho novelo de informação. veremos.

para ja, um beijinho para ti.

nnannarella disse...

uhm... não foi mal que olhei para eles... mas mal que me apercebi das cenas.

é que já li bastos simenons e highsmiths e dostoievskis e bastos thrillers correlatos vi no cinema, com e sem pipocas...:)

apetece-me dizer que o povo diz não há fumo sem fogo, mas o próprio, de fumo, entra em pânico ou outra emoção e não vê nada.

figuras tristes. somos humanos. beijos.

Açucena disse...

Olá Duca!
Gostei do que escreveste e, como todos, tenho a minha opinião, que a ninguém interessa porque não passa disso. Entre teorias e teorias apontadas por todos, prefiro manter, não uma teoria, mas uma opinião...
Como disse num post ha alguns dias, tudo isto é monstruoso, é hediondo...nada mais a opinar!

Garamond disse...

No sequioso imaginário colectivo e para a história, acabamos de assistir à criação de um mito.

Porventura é só disto que se trata.
Há eras que não tinhamos um mártir assim.

De vez em quando matamos o bom em nós para que haja memória futura.

Gar

Anónimo disse...

Fizeste um texto pertinente, contudo só discordo da alusão que fazes à orientação sexual. Pois o facto de serem heterosexuais na sua orientação sexual não os eximiram de serem alvo por parte dos massmedia e comentaristas telivisivos das suas supostas experiências sexuais no passado,concretamente swuings.
Quanto ao resto trata-se de um caso de polícia, e portanto cabe á Polícia Judiciária reunir as provas de forma a encontrar uma solução para este caso.

Desejo-te um dia agradável Duca

Fernando

Duca disse...

Beatriz

Vai ser dado um toque pessoal ao look deste blog, em breve, que bem precisa. Digo que vai ser dado, porque tenho uma amiga que me prometeu fazê-lo já que eu sou completamente analfabeta no que respeita a questões de informática.

Beijo

Duca disse...

Citadina

Beijo :)

Duca disse...

Ivone

sejamos razoáveis. aguardemos serenamente o final deste triste episódio sem palhaçadas nem directos que não se justificam.

Ora, nem mais! É exactamente disto que trata o post.

Beijo

Duca disse...

Cristina

Claro que é difícil em situações destas emitir opiniões pessoais, apesar de todos a termos. Eu também tenho a minha, mas tal como tu, guardo-a para mim porque ela vale o que vale. Assim, mantenho a esperança nas autoridades competentes de que cheguem a uma conclusão, sem pressões e números de circo que só atrapalham.

Beijo

Duca disse...

Nnannarella

"apetece-me dizer que o povo diz não há fumo sem fogo, mas o próprio, de fumo, entra em pânico ou outra emoção e não vê nada."

O ditado popular tem toda a razão. O problema é que o povo, não raras vezes, vê fogo onde nem sequer antes existiu fumo. Talvez devido ao pânico ou a estados emocionais extremos.

Beijo

Duca disse...

Inha

"... deixa que te diga que aqui a Inha vai mesmo com o povinho ..."

Ai isso é que não vais! Pelo que conheço de ti sei que não fazes parte da turba de que falo.

"... e não entendo bem todo este alarido por parte do "casal maravilha" por terem sido "promovidos" a arguidos."

Sinceramente acho que o arraial que o casal fez, foi muito maior antes de terem sido constituídos arguidos. Aliás, nesta fase, não é do interesse deles fazerem qualquer tipo de alarido.

Beijo

Duca disse...

Açucena

"... tudo isto é monstruoso, é hediondo...nada mais a opinar!"

Se a criança estiver morta e conforme as circunstâncias em que a sua morte se deu, o acto do(s) seu(s) assassino(s) pode de facto ser considerado monstruoso e hediondo. Se não estiver morta e estiver a ser sujeita a maus tratos físicos, para além dos psicológicos, também o é por causa das marcas que arrastará para toda a vida.

Um caso muito triste como o são todos deste género e que envolvem crianças.

Duca disse...

Garamond

"No sequioso imaginário colectivo e para a história, acabamos de assistir à criação de um mito."

Não posso estar mais de acordo contigo.

Garamond disse...

Olhaaaa concorda comigo à vontade... mas vai ver o teu gmail!

Anda!

Surprise surprise!

:p

Gar

Duca disse...

Harryhaller

Se os McCann fossem homossexuais haveria muita gente que, de início, faria juízos de valor muito negativos sobre o seu carácter e, provavelmente, seriam logo os principais suspeitos, pelo menos, por parte dos media e do cidadão comum.

O facto de serem heterossexuais e de se ter falado de um suposto passado sexual considerado menos modelar não causou, de imediato, a desconfiança a ponto de serem suspeitos.

Não duvides que seria diferente, infelizmente.

Também a ti te desejo um excelente dia, Fernando.

Viz disse...

toc toc....
só para deixar um beijinho e um abraço!

Duca disse...

Viz

Outro beijinho e abraço para ti linda. :)

mjf disse...

Olá ! sou nova nisto...
Costumo visitar o seu blog,e mais uma vez concordo com o texto...
O que se passa actualmente em relação aos McCann é um carnaval autentico: Eu estou saturada...

Boa-noite

Duca disse...

MJF

Estamos todos saturados deste circo mediático.

Obrigada pela visita. :)

S.L. disse...

Duca,
não querendo eu fazer de advogada do diabo, tenho que dizer que este circo mediático (que é o que é na verdade) começou a pedido da família McCann. Lembro que foram eles quem chamaram os jornalistas e que contrataram inclusive um assessor de imprensa. Ridículo, não! Sim, quando pensamos que este casal tinha acabado de "perder" uma filha.
Enquanto lhes deu jeito usaram e abusaram da comunicação social, desdobraram-se em entrevistas, contaram a sua versão, apareceram em todo o lado. A coisa teve o efeito de uma bola de neve. Muitos dos jornalistas que acompanharam o caso foram-se apercebendo de várias incoerências na versão contada pelos McCann.
Não nego que são vários os jornaleiros presentes no local, mas gosto sempre de defender a minha classe. Há gente séria no jornalismo, ainda que por vezes possa não parecer. E o público, talvez por desconhecimento, não sabe que acima de um jornalista está sempre um editor, e que acima deste está sempre um executivo e que acima deste está sempre um director. Por isso, muitas vezes limitamo-nos a fazer o que nos mandam, com a diferença que uns tentam fazê-lo seriamente e da melhor forma possível, outros nem por isso.

Mas quanto ao caso McCann (e felizmente não sou uma das jornalistas que acompanha a história) tenho as minhas dúvidas e questões:
a) porque razão os país só deram conta à PSP do desaparecimento da crianças horas depois.

b)que pai ou mãe deixa três crianças tão pequenas sozinhas num apartamento e vai jantar?

c) na primeira versão os McCann dizem que deixaram as crianças sozinhas mas que conseguiam vê-las do restaurante. Mentira. A visibilidade do restaurante para o apartamento é nula, e isso já foi comprovado por imagens.

d)quando a polícia chegou ao apartamento este estava cheio de gente lá dentro. Ou seja, muitas provas foram destruídas. Porquê?

e)Porque razão o padre da igreja da Luz deu a chave da igreja ao casal. Que eu saiba apenas a "beata" que trata da igreja tem essa chave.

Mas acho que em muita coisa tens toda a razão, e acima de tudo, qualquer pessoa é inocente até prova em contrário. Mas há situações que doem mais que outras.
Desculpa, acho que me alonguei no texto.

bjs

S.L. disse...

E por estes quem procura?
Cláudia Alexandra Silva e Sousa - 13/05/1994
Rui Pedro Teixeira Mendonça - 04/03/1998
Rui Manuel Correia Pereira - 02/03/1999
Sofia Catarina Andrade de Oliveira - 22/02/2004
Tatiana Paula Mesquita Mendes – 5/2005.
No site da PJ há mais crianças desaparecidas, e nunca encontradas. As autoridades desistiram, a comunicação social esqueceu-se? Esquecemo-nos todos? Ou é por serem filhos de gente humilde e desconhecida?

bjs