segunda-feira, setembro 17, 2007

A polémica causada pela visita do Dalai Lama


Antes de mais, devo dizer que não votei no PS nem em nenhum outro partido. Há muitos anos que vou às urnas depositar o meu voto nulo. É a minha forma de protestar contra uma classe política medíocre, instalada e corrupta. Em termos gerais, acho este governo um verdadeiro desastre e não tenho qualquer simpatia pelo primeiro-ministro e seus apaniguados.

Não sou seguidora do budismo, nem do cristianismo, nem do islamismo, nem do judaísmo, nem de qualquer religião ou filosofia religiosa. Considero-me, apenas, uma livre pensadora.

Portanto, estou à vontade para deixar uma nota discordante neste manancial de críticas ao governo português por não ter recebido o Dalai Lama.

O Dalai Lama não é um chefe de estado. O Dalai Lama é um líder espiritual. O Estado Português é um estado laico. Os líderes espirituais só são recebidos pelos governos dos países que visitam, se os líderes políticos desses países assim o entenderem. O Dalai Lama não pode sequer ser comparado ao Papa pois, em termos políticos, este é um chefe de estado, dado o Vaticano ser um Estado de jure.

A China é enorme, populosa e poderosa. Não gosto de países enormes, populosos e ainda gosto menos quando são demasiado poderosos. Goste-se ou não, é um facto que os chineses estão espalhados por todo o mundo. Portanto, de estúpidos não têm nada.
No entanto, defendo que qualquer país deve ter o bom senso de evitar incidentes diplomáticos com outros países e, mais ainda, quando esse país se chama China. Nem sequer considero que a visita de um líder espiritual seja razão de magnitude digna de um incidente diplomático mesmo que fosse com o Burkina Fasso.

Portugal não tem condições para armar em herói, do tipo David contra Golias, porque os nossos tempos de heróis do mar e de nação valente, há muito que se encontram guardados em livros arrumados em poeirentas prateleiras.

Para os budistas, tudo no universo é impermanência, logo, o poder da China também. Concordo com eles. Porém, enquanto a China for permanecendo, temos que levar com ela. Até os EUA se encolhem perante a China e éramos nós que nos íamos meter com eles? Eu sei que é uma grande chatice, mas é um facto. Se Portugal fosse um país tão grande, populoso e poderoso, como é a China, se calhar também era a favor de actos heróicos em termos diplomáticos mas, mesmo assim, seria sempre perigoso, portanto, a evitar.

Também não devemos cair no erro de fazer comparações com a nossa intentona por Timor Leste, pois a Indonésia é uma ilhota, em todos os sentidos, ao pé da China. Para além disso, Timor Leste estava, antes do 25 de Abril, sob administração portuguesa. Que eu saiba o Tibete não tem nada a ver connosco.

Nem sequer devemos exigir ao governo que assuma que foi por miúfa da China que não recebeu o Dalai Lama. “Não recebemos o Dalai Lama porque a China é muito grande e poderosa e não se ensaiam nada em nos tramar, desatando a urinar para cima de nós!” e lá estávamos nós envolvidos noutro incidente diplomático com o mesmo destinatário.

Portanto, Portugal actuou com o único propósito de não criar incidentes diplomáticos com o Gigante. Não recebeu o Dalai Lama (nem tinha que o receber) e não disse que o fazia por pressão da China (nem devia dizê-lo). Agiu com cautela e sem os delírios inconsequentes de um povo pouco racional e muito emocional, farto de ser pequenino mas sem remédio, cuja única esperança é também acreditar na impermanência das coisas.

Condeno a ocupação do Tibete pela China? Claro que condeno. Aliás, condeno todas as práticas de invasão, ocupação e anexação de um país pelo outro. Mas de certeza que não me vou pôr em Tiananmen com cartazes em caracteres chineses a chamar nomes à China!

Gostaria também de dizer que não percebo este encantamento generalizado pelo Dalai Lama que diz umas frases muito bonitas, mas diz outras de bradar aos céus! Eis uma delas:

“Ainda é cedo para saber se a ocupação do Iraque é boa ou má." Brilhante, sem dúvida! Para dizer um disparate destes mais valia estar calado!

Se, por um lado, condeno e vou continuar a condenar a ocupação do Tibete pela China, por outro, tenho de dizer que também condeno a forma como este Dalai Lama e os seus antecessores, governaram de forma opressiva e ditatorial os tibetanos antes da invasão.
O mundo condena as atrocidades da China, mas parece ter esquecido "a mão de ferro" com que os Dalai Lamas, incluíndo o actual, governavam os tibetanos.
Exactamente porque uma má acção não deve servir de desculpa para outra de igual ou superior quilate, é que não nos devemos esquecer das acções de uns e outros.
Uma pesquisa sobre a história, governação e poder político do Tibete antes da ocupação da China e tenho a certeza que a maioria deixava de achar o senhor Tenzin Gyatso, vulgo, Dalai Lama, tão encantador.

39 comentários:

Anónimo disse...

Tentando resumir sem baralhar, pergunto qual a razão que terá levado os governantes portugueses a não receber o Dalai Lama.
E por que razão Jaime Gama decidiu recebê-lo na AR.
E porque motivo Jorge Sampaio, ex presidente da República, o acompanhou.
E que razão terá levado Cavaco Silva a esconder a agenda dizendo depois que não tinha recebido nenhum pedido de audiência.

Será mesmo assim a história dos Dalai Lama?
Olha que não Duca.
A atitude tomada foi em defesa do pobo tibetano.

Já agora. Que motivo leva a chanceler alemã a receber Dalai Lama?

À parte, ou nem tanto.
Nas lojas dos chineses, nem um euro gasto.
Na hipotética Chinatown ... ficarei ao largo.
Chineses para a China, já!!!

Aceita um beijo, Duca.

Cristina disse...

em primeiro lugar, o template está lindo, parabéns :))

quanto ao Dalai Lama, compreendo perfeitamente a tua perspectiva, tal como também entendo que os governos ou presidentes que o recebem não o fazem por ser um lider espiritual mas como forma de mostrar que a comunidade internacional não pode apoiar uma invasão de outro país. o que se passa lá, será mau, mas é uma questão de principio. se ninguem se dispusesse a recebê-lo seria muito mau sinal...acho.

um beijinho

Inha disse...

Duca,
Sem ser especialista no assunto, nem conhecedora da opressão do povo do tibete nem do percurso do seu líder, não concordo nada que ele não tenha sido recebido por quem me representa. Sim, eu ajudei a colocar este governo lá onde está e como socialista (que acho que sou..quanto ao governo..tenho as minhas dúvidas!!mas enfim..), tolerante, humanitária, etc etc, acho que este sr. Dalai como representante máximo espiritual de uma "religião" tem de ser recebido ao mais alto nível. Estamos, isso mesmo, num estado laico (que em nada parece ser...), logo todos têm de ser recebidos, católicos, mulçumanos, judeus, ..etc. Se me disseres que ninguém é recebido, ok, eu nada digo e todos são tratados por igual..mas é assim que acontece? Ah, deixa-me só contar aqui o que ouvi na rádio uma destas manhãs..."o sr. primeiro ministro estava a benzer-se após o padre da localidade ter abençoado a nova escola que o sr. primeiro foi inaugurar...". Eu senti um nó na barriga e umas luzes vermelhas pelos olhos...não digo mais nada para não ser inconveniente (que nada tem a ver contigo, claro!!). Parece-me que ainda haverá algumas cruzes penduradas nas ditas escolas laicas, não?
Só para acabar (hoje não me calo!!) se a razão foi a china...os "grandes" nunca respeitaram quem se agacha e quem põe o rabinho entre as pernas!
Beijos minha querida e excelente post, como sempre!

pecado original disse...

Querida Duca,
detesto discordar de ti, mas nem sempre concordo. Todos nós por vezes usamos um pouco de força para conseguirmos as coisas, a paz consegue-se muitas vezes com a guerra. Tenho quase a certeza que Dalai Lama, não é nenhum santo, mas o que fez foi em nome de algo que defende e que para mim bem.
Achei uma falta de respeito os nossos lideres não receberem o dito nome que pode causar conflitos, a eles só aconselho um livro de auto-ajuda para gestão de conflitos.
DEvemos ter respeito por ele, nem que não seja pelo premio nobre da paz que obteve, e que de certa forma teve de fazer algo para o merecer.
Não precisavamos de Portugal ajoelhado aos pés dele, precisavamos de alguém somente a recebe-lo no nosso pais, numa determinada hora e pronto, depois o circo acabava.
E vocês acham que os chineses perdem tempo a ver se portugal recebe ou não o Tenzim Gyatso?!
:)
Um beijo grande

Duca disse...

Repórter

As razões que terão levado o Governo de Portugal a não receber o Dalai Lama e o Presidente da República a ter, eventualmente, arranjado a desculpa de que perdeu a agenda foi por miúfa e poder-se-á talvez resumir neste hipotético pensamento: “A China anexou o Tibete há uma porrada de anos. A comunidade internacional aceitou a coisa com naturalidade e só nos últimos anos com as peregrinações do Dalai Lama é que pareceu acordar, mas em concreto ninguém fez nada. Portanto, não vamos nós arranjar um problema com a China ‘ofendendo-a’ ao receber com honras de Estado um gajo que não é um chefe de estado e sim um líder espiritual. Até porque, como toda a gente sabe, os chineses são capazes de espetar uma faca num gajo enquanto sorriem dizendo ‘nice to meet you’”

Jaime Gama é Presidente da Assembleia da República. Não representa o Governo de Portugal e sim o seu parlamento.
Jorge Sampaio não é membro do Governo e também não é Presidente da República. É um cidadão comum que pode receber quem muito bem entender.

Se fizeres uma pesquisa sobre os governos tibetanos antes da anexação, ficas a saber que a “história dos Dalai Lama” não é passado de que se possam orgulhar.

Não faço a mínima ideia porque razão Angela Merkel recebeu o Dalai Lama, mas uma coisa eu sei. Em termos de representação, tamanho e poder, tanto ao nível europeu como ao nível internacional, Portugal está a anos luz da Alemanha. Manda quem pode, meu caro. E garanto-te que a poderosa China pensa duas vezes antes de “se mostrar ofendida” com o país mais poderoso da EU. O mesmo não aconteceria com o país mais medíocre da EU.

Também não gasto nenhum euro em lojas chinesas, mas não concordo nada com essa frase “Chineses para a China já” porque, então e por uma questão de coerência, tínhamos que mandar embora os imigrantes de leste, os brasileiros, os africanos, os indianos, os muçulmanos, etc. e sujeitar-nos às críticas da comunidade internacional e, ainda, ao aparecimento de qualquer líder defensor das diversas raças e etnias que ganhasse um prémio nobel e que pusesse o mundo contra nós!

Beijo

Duca disse...

Cristina

Obrigada! :))

Eu percebo muito bem que ao receber o Dalai Lama, Portugal não estava a receber um líder espiritual e sim a dizer à comunidade internacional que também não apoia a invasão do Tibete pela China. Mas é aqui que está o busílis! Portugal não quer "chatear" os chineses e olha que eu também não quereria. Como já disse ao Repórter, manda quem pode, quem não pode, tem de ter jogo de cintura e esperar pela impermanência das coisas. A isto chama-se diplomacia.

Beijo

Duca disse...

Inha

Exactamente porque temos um Estado Laico, é que o Governo de Portugal e/ou o Presidente da República não deve receber nenhum líder espiritual ou religioso.
O Protocolo é muito claro. Um Governo e/ou um Presidente representativos de um Estado de Direito só devem receber oficialmente representantes de outro Estado de Direito.
Quando outros líderes espirituais e religiosos vêm a Portugal, também não são recebidos oficialmente pelo Governo de Portugal e/ou Presidente da República.
O Papa é recebido oficialmente porque, para além de ser um líder religioso, é o Chefe do Estado do Vaticano que é um Estado de Direito.

"... se a razão foi a china...os "grandes" nunca respeitaram quem se agacha e quem põe o rabinho entre as pernas!"

É um facto, mas antes de nos metermos com os grandes para cativarmos o respeito deles, temos de ser um povo que se dá ao respeito, exigindo responsabilidades aos inúmeros governos anteriores pelo nosso atraso e, exigindo aos próximos governos competência, trabalho e honestidade. Fazemo-lo? Não! Logo devemos guardar para nós as nossas manias de grandeza porque, de facto, somos demasiado pequeninos em tudo. E olha que me custa muito assumir isto.

Beijo

Duca disse...

Pecado Original

“Devemos ter respeito por ele, nem que não seja pelo premio nobel da paz que obteve, e que de certa forma teve de fazer algo para o merecer.”

O Dalai Lama merece-me o mesmo respeito que qualquer outro líder espiritual ou religioso (não beligerante), nem mais nem menos e, não é o prémio nobel da paz que ganhou que me faz ter mais respeito por ele. Infelizmente, até a atribuição do prémio nobel se encontra também viciada porque sujeita a interesses vários.

“... precisavamos de alguém somente a recebe-lo no nosso pais, numa determinada hora e pronto, depois o circo acabava.”

Se esse alguém fosse membro do Governo, o circo poderia acabar ou não. Portugal não quis arriscar e, em minha opinião, decidiu bem.

“E vocês acham que os chineses perdem tempo a ver se Portugal recebe ou não o Tenzim Gyatso?!”

Ai não, que não perdem!

Sócrates esteve lá em Fevereiro deste ano, em visita oficial e fartou-se de elogiar a China e de assinar protocolos. O Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, Edmundo Ho Hau Wah, fez há bem pouco tempo uma visita cá ao burgo e também se fartou de assinar papéis. Para além disso, é durante a Presidência Portuguesa da União Europeia que o Dalai Lama resolveu visitar o nosso país. Os chineses não estão atentos? Ah pois não! Logo eles!

Acho que Portugal actuou da forma mais correcta possível. Não nos podemos dar ao luxo de cometermos erros diplomáticos que nos podem sair demasiado caros.

Beijo

Galarote disse...

O blog está como a menina.
Fresco e leve.

Deixe que lhe diga que quando Dalai Lama visitou o pequeno condado da Galarotelândia, foi recebido sem medos e com tudo a que tinha direito.
Mas toda a gente sabe que os animais são muito menos perversos e calculistas que os homens!

Beijo em suas "faceas".

Estou saudoso de seus afagos!

Galarote disse...

Volto triste e magoado!

Sua indiferença corrói-me a alma!

Um afago rápido?? é isso que tem para me dizer?

Pegue nos pedaços que restam de meu dilacerado coração e cure-me.

Beijo

BoSeiJu disse...

"O mundo condena as atrocidades da China, mas parece ter esquecido "a mão de ferro" com que os Dalai Lamas, incluíndo o actual, governavam os tibetanos."

Parece que levei com um balde de água fria em cima ao ler estas palavras. De certeza que assim foi?

Bem haja

Duca disse...

Galarote

Que é isso? Um galito atrevidote cheio de testosterona na crista, como o menino, fica com o "coração dilacerado" assim sem mais nem menos?

Não leve a mal o afago apressado na crista, mas eu fiquei assim pró dilcerada quando soube que o menino usa slips grená. Mude lá a cor dos slips que os afagos serão sem pressas.

Afago na crista (ainda apressado?)

Duca disse...

Boseiju

"... De certeza que assim foi?"

A mão de ferro? Mas de certeza. Eu sei que será um grande balde de água fria, mas a verdade é que há cada vez menos santos no mundo. Talvez num próximo post coloque alguns exemplos desse antigo regime ditatorial no Tibete.

Abraço

Anónimo disse...

Passei a infância toda a ouvir dizer que "ou há moral ou comem todos". Ou seja, ou se recebem a nível governamental/presidencial TODOS os líderes espirituais ou não se recebe nenhum! E isso independentemente das consequências a nível diplomático que tal atitude possa ter. Estou-me nas tintas para o facto de agradar a países como a China, EUA, Rússia, Inglaterra, etc. A coerência e a verticalidade devem prevalecer sobre quaisquer oportunismos políticos para que um Estado seja respeitado! Agora acho um acto de cobardia inqualificável baixarmo-nos aos grandes e sermos duros para com os pequenos! E isto não tem nada a ver com o Dalai Lama!!!

Quanto aos Dalai Lamas todos, aconselho-vos a que leiam o post do Random Precision de dia 13 deste mês (http://rprecision.blogspot.com/2007/09/o-dalai-lama-ou-quando-uma-reputao-nos.html) para verem o que o regime destes senhores fez no Tibete...O que não justifica, de forma nenhuma, que a China tenha anexado o Tibete, claro! Senão, meu amigo, todos os Iraques estariam justificados!

Anónimo disse...

Minha querida Duca

Disse chineses para a China, já!
E mantenho.

Não digo outros povos para casa, já!

Os chineses repugnam-me. São oportunistas.

Não sou racista. Nem por sombras. Mas não suporto chineses. Nem chinesices.

Um beijo

Duca disse...

Cosmopolita

Segui o teu conselho e fui a http://rprecision.blogspot.com/2007/09/o-dalai-lama-ou-quando-uma-reputao-nos.html e está lá um bom resumo sobre o regime que os Dalai Lama impuseram no Tibete antes da invasão da China. Claro que não justifica as atrocidades cometidas pelos chineses, mas comprova que uma carinha sorridente, um prémio nobel e meia dúzia de frases bonitas, não nos devem enganar.

"Ou seja, ou se recebem a nível governamental/presidencial TODOS os líderes espirituais ou não se recebe nenhum! E isso independentemente das consequências a nível diplomático que tal atitude possa ter."

Concordo. Só que me parece que a nível Governamental/Presidencial, Portugal (pós 25 de Abril) nunca recebeu qualquer líder espiritual ou religioso. O único que recebeu a esse nível foi o Papa, mas esse, antes de ser um líder religioso é o Chefe de Estado do Vaticano.

"Agora acho um acto de cobardia inqualificável baixarmo-nos aos grandes e sermos duros para com os pequenos!"

Não me lembro que após o 25 de Abril os governos de Portugal tenham sido duros com os pequenos.
Mas já vi Portugal baixar-se aos grandes, é um facto.

Apesar de ter sido por miúfa, julgo que neste caso Portugal procedeu como devia evitando abrir precedentes e, consequentemente, sujeitar-se a mal entendidos.

Quanto ao Dalai Lama, será inocente a sua visita a Portugal exactamente durante a Presidência Portuguesa da União Europeia? Claro que não! Sabia que os olhos da China estariam postos em Portugal e se o governo português o recebesse oficialmente (abrindo, repito, um precedente) poderia causar um incidente diplomático entre os dois países que é algo que lhe convém!

As palavras de indignação podem estar certas mas não têm consequências. Já as acções de um país inserido numa comunidade europeia e num momento em que lhe preside, têm.

Beijo

Garamond disse...

Peço desde já imensa desculpa por vir aqui meter o bedelho...mas.. como vou dizer isto.... bem:

1- Não há polémica nem poderá haver. Não foi convidado pelo estado português logo não há direito a ser recebido oficialmente. Seja o Papa, o Dalai, o Moises, o Maome ou a rainha de inglaterra!

Eu propria nunca fui recebida pelo estado portugues... quiça por medo porque sou representante das estepes alentejanas e não convém nada sermos reconhecidos!

2- Fui ver o blog http://rprecision.blogspot.com/2007/09/o-dalai-lama-ou-quando-uma-reputao-nos.html

Lamento imenso informar mas a maioria das pretensas verdades são no minimo despropositadas e muito pouco realistas.

Estão ao nivel dos piores manuais do tipo "Saiba toda a verdade em 10 min sobre o Tibete".

Há de facto algumas coisas mal ditas, mal explicadas e acima de tudo revela que de conhecedor de história e cultura tibetana versus budismo sabe muito pouco. Ou se sabe prefere fantasiar.

3- Não sou budista. Só conheço o Dalai Lama pq nos cruzamos uma vez no arraial gay e convidei o gajo a vir cá almoçar no dia seguinte.

Fui apenas gentil porque o pisei! Foi tipo... toma la um bacalhau assado e nao me metas um processo por te dar cabo da unhaca do pé grande.

Continuando....

4- Se quiserem saber o porque desse blog dizer patacoadas... perguntem -me da proxima vez q nos encontrarmos... é que aquilo que é proferido é quase tudo similar ao eu agora dizer que o rei D. Juan de espanha é uma besta e que os antecessores dele permitiram a mortandade de milhares de espanhois que viviam na miseria e que tinham q sustentar a inquisição... estão a perceber onde quero chegar???

Posso dar outro exemplo... O Cavaco é uma besta! É o actual representante do povo portugues encarna o poder que durante seculos dizimou indios da selva amazonica e traficou escravos da costa angola para o novo continente... não contentes com isso fornicavan as negras e criaram uma nova raça... além demais cada vez que saiam para o mar... levavam uns padrecos que comiam q nem bestas ao ponto dos marinheiros portugueses ter desenvolvido escorbuto!

Continuo na minha... querem saber a historia e como se instalou o poder dos "3 bicos amarelos"? Perguntem-me como... só custa uma coca cola!

:P

Duca... minha deusa da serena luz aceite o meu pedido de humilde desculpa pela intromissao!

saio a beijar suas maos imaculadas
(já pareço o galarote lool)

Gar

Duca disse...

Repórter

Respeito a tua opinião, meu caro, mas não posso concordar com ela. Como muito bem lembrou a Cosmopolita “ou há moral ou comem todos” que é o mesmo que dizer, ou aceitamos imigrantes de todos os países, raças e credos ou não os aceitamos e mandamos TODOS embora.

Não sinto qualquer animosidade ou repugnância contra seja que povo for. Não sou contra a imigração ou emigração. Aliás, defendo a livre mobilidade de todos os povos. Apenas sou contra quem emigra para um país para fazer mal e/ou parasitar. Esses sim, em minha opinião, deviam ser corridos sem apelo nem agravo e deveriam ser considerados persona non grata de modo a não poderem voltar a pôr os pés no país que assim os rotulou, desde que com razões comprovadas obviamente.

Falar contra um povo inteiro por causa das acções de meia dúzia, é uma atitude preconceituosa e, como sabes, repudio qualquer forma de preconceito.

Beijo

Duca disse...

Gar

O que LGR diz no post é um resumo. Aliás, nem poderia ser outra coisa senão um resumo, da teocracia do Tibete antes da invasão da China. Porém, o que é dito não foge à verdade, pelo menos, segundo o que li e que é divulgado.

Claro que todos os países carregam uma história com actos de que não se podem orgulhar. Portugal é um deles, para não falar de outros países.

Cavaco até pode ser uma besta, mas foi o povo português que o elegeu Presidente da República. No Governo de Sócrates podem estar uma cambada de mentirosos incluindo o próprio Primeiro- Ministro, mas mais uma vez foi o povo português que lhes deu a maioria absoluta. Portanto, em termos gerais, a responsabilidade pela forma como o país é governado é de quem usou o seu direito de voto, ou seja, o povo que, por outro lado, tem a oportunidade de alterar o seu sentido de voto nas eleições seguintes.Em Portugal, tenho liberdade de expressão, ao ponto de poder chamar besta ao PR e mentiroso ao PM e sus muchachos.

No Tibete nunca houve eleições. O povo tibetano nunca pôde dizer que se enganou em votar neste ou naquele, nem teve a oportunidade de alterar o seu sentido de voto, porque pura e simplesmente nunca opinou ou votou. Os tibetanos nunca tiveram liberdade de expressão, nem nunca puderam chamar besta ao Dalai Lama nem mentiroso ao Panchen Lama.

Caso a China não tivesse invadido e anexado o Tibete, também não posso afirmar porque não posso saber, se a vida dos tibetanos se manteria, até aos nossos dias, como antes, ou seja, que o Tibete pudesse ser uma democracia e não uma teocracia. Acho difícil que assim não fosse, mas não o posso afirmar.

Exactamente porque no mundo não há santos, é que não percebo este encantamento e estado de “embriagues” generalizado pelo Dalai Lama, ao ponto de uma grande parte da população, que até é maioritariamente cristã, exigir do Governo e do PR que abrissem uma excepção para receber um líder espiritual (não é um chefe de estado) que, como muito bem dizes, não foi convidado.

Fico ansiosamente à espera que me contes a história dos "3 bicos amarelos". :)
Beijo

Anónimo disse...

Duca, em Portugal AINDA há, por enquanto, liberdade de expressão, mas começa a haver demasiados indícios de que, se depender deste governo, isso possa ser alterado. Vide o caso do professor que foi suspenso, do bloguista que teve um processo em cima, dos manifestantes de um Sindicato que estão a ser investigados por, alegadamente, terem proferido insultos contra o Sócrates...

Faz-me lembrar uma anedota que se contava na então URSS em que o Reagan e o Brejnev discutiam a liberdade de expressão. Dizia Reagan que ela existia nos EUA, porque era possível a eventuais manifestantes reunirem-se perto da Casa Branca e gritarem "Reagan pig!". Respondeu-lhe Brejnev que na URSS havia essa mesma liberdade. Os manifestantes que quisessem podiam ir para a Praça Vermelha e gritar "Reagan pig!"

Quanto à Garamond, concorde-se ou não com ela, não há dúvida de que tem imensa piada!!! Estou-me nas tintas para os 3 bicos amarelos, mas pago-te uma coca-cola com todo o prazer! :)

Anónimo disse...

De facto, Duca, a generalização é perigosa.
Até quando se "defende" um PR ou um PM porque foram eleitos pelo povo.
Na melhor pano cai a nódoa.

Toma lá um beijo e dá vivas a mim.

(sorriso largo)

Duca disse...

Cosmopolita

Sem dúvida. Se este governo pudesse alteraria muita coisa para pior. Mas também não deixa de ser verdade que as sondagens continuam a dar o primeiro lugar a Sócrates, caso estivéssemos em altura de eleições. As razões? Sei lá, apenas posso especular. Será por falta de alternativas? Talvez!

Quanto à Garamond não há dúvida que ela tem imenso sentido de humor e se estou ansiosa por saber a história dos 3 bicos amarelos, é porque me parece que será contada à sua maneira e, portanto, com risota como resultado.

Beijo

Garamond disse...

Duca,
concordo contigo. De facto também não percebo a onda que se instalou pró Dalai Lama.

Ou na volta entendo.

Entendo que esta era Socrática,Maddietica e Scolarizada
impele o povinho para valores mais altos... somos lamechas e umas palavras bonitas enternecem-nos e são até capaz de desfazer em nós aquele sentimento portuguesinho " segurem-me segurem-me qu'eu vou-me a ele"!

Também somos especialistas em votar personagens ao abandono, o que hoje é bestial amanha é uma granda besta.

O grande chefe de familia que ontem deu um bofetão na mulher e um chega para lá aos filhos porque o benfica perdeu, é o mesmo que à hora do telejornal derrama uma lagrimazita pela menina desaparecida enquanto dá um pum no sofá.

Somos assim!

Mas tudo tem de facto um contexto, social e histórico.
(No nosso caso é uma deficiencia genetica, somos o unico pais do mundo que teve no cerne da sua fundaçao o simples facto do filho bater na mãe!)

Eu também não aceito lá muito bem que não possa votar na eleição do Papa, nem que fosse tipo braço no ar na missa das 7.

Não suporto não saber para onde vão as moedinhas no fim da missa e acho mal o padre beber vinho e não oferecer, da mesma forma que a hostia dele é sempre maior que a minha!

A minha não a posso trincar e aloja-se sempre no céu da boca o que me obriga a fazer caretas e a ginasticar a lingua... o gajo trinca a dele e não se engasga porque de seguida vaiii um golinho!

Também não acho piada uma gaja nascer rainha e ter logo o titulo de chefe de igreja.

É demais para uma mulher só e devia estar isenta de segurança social pelo menos num dos cargos!

Adorava ainda saber o ordenado dela e quanto é o orçamento do palácio só para papel higiénico!

Imagino que deve ser pequena fortuna. Daria para alimentar um qualquer país africano, tipo daqueles que tem diamantes e petróleo mas onde o povo insiste em ser chato e morrer porque são muitos e tem fome. Chatos pá, irra!

Acho também muito pouco apropriado uma criança por exemplo aos 2 anos ter que provar, e ser testado até ao infinito, que é a reencarnaçao de um dos 7 iluminados.

Ser levado para longe dos pais e ter que vestir umas saias compridas, aprender a falar uma lingua esquisita e em vez de brincar passar o dia a rezar e a ter aulas de bom comportamento!

Imagino que nem pode ter nem tirar macacos do nariz e muito menos brincar ao Lego e com a playstation!

Da mesma forma que se fosse produtora suina em israel não achava piada não vender o fiambre e os presuntos e ser gozada só porque tenho uma vara de porcos no quintal!

Ao menos estão no quintal, não passeiam feitos idiotas nas ruas da india,como as famosas vacas sagradas, atrapalhando mais o transito que os magotes de putos esqueleticos e famintos que por lá passeiam!

Bifes com patas e ninguém espeta o garfo e derrama o caril! Isto sim é respeitinho pelo sagrado!

Mas entendo ou esforço-me por entender a diversidade planetária... juro que faço um esforço!

Prefiro no entanto estudar os fenomenos de publicidade e indução das massas (adoro teorias da conspiração muito mais que as da transpiração).

Neste sentido o embrulho feito (marketing) ao Dalai Lama é similar ao feito ao Joao Paulo II, ao Xanana e ao actual presidente de Timor
(este sim dizer o nome dele aqui, ou noutro lado, é para mim dizer um palavrão - posso explicar mas só se pagarem um licor beirão)
à Diana, à madre Teresa, ao Gandi, ao JF Kennedy, ao Salazar e podia continuar... mas não posso que a lista é extensa e aborrecida e não há papel de embrulho e fita que chegue para dourar as pilulas, da mesma forma que não gosto de ler as biografias das pessoas pelo simpes facto de:

EU NÃO SOU CUSCA!

Vou anotar no caderninho as gentis ofertas de coca cola free, esta grande icone social mormon e aguardo ofertas para um licor beirão! (cosmopolita power!)

Desconfio que este blog tem um efeito nefasto nos meus dedos... acabo sempre por teclar demais sem dizer nada de jeito!

Beijos e até ao meu regresso, com votos de propriedades e feliz natal

Gar

Duca disse...

Repórter

“Até quando se "defende" um PR ou um PM porque foram eleitos pelo povo.”

No início do post, começo logo por dizer que há muitos anos que vou às urnas depositar o meu voto nulo e, até digo que não tenho qualquer simpatia pelo PM e seus apaniguados.
A única coisa que me limitei a referir no comentário das 11:18 AM em resposta à Garamond, é o pilar em que se baseia a democracia, ou seja, o facto de serem os cidadãos a deterem o poder de tomar importantes decisões políticas, de forma indirecta, porque através de representantes que elegem.
De facto, quando o povo eleitor dá uma maioria a um partido para governar e, se, ainda por cima, essa maioria foi absoluta, posso perfeitamente dizer que a responsabilidade por essa escolha é dessa maioria de cidadãos com capacidade para exercerem o seu direito de voto. Essa coisa de deter o poder de eleger e não ser responsabilizado pela escolha, seja ela boa, razoável ou má, é não aceitar os princípios do sistema político em que está inserido e, portanto, não aceitar que nas eleições seguintes é seu dever dar outro sentido ao seu voto.
Sinceramente, não vejo onde defendo o PR ou o PM por ter dito isto.
De qualquer modo, por não gostar de um PR ou de um PM e respectivo governo, isso não significa que não concorde com uma ou outra acção como no caso em apreço.

Beijo

Duca disse...

Garamond

Lolllllllllll

Olha, amiga, ofereço-te as colas ligt e licores beirão que quiseres! :))))

Caracolinha disse...

Esta taGARela tem este efeito em mim ... o de me fazer desmanchar de riso com o seu fantástico mix de racionalidade vs sentido de humor ...

Até já nem penso no velhinho da foto com um ar amoroso ...

E agora adeus que vou preparar-me para ir a correr à missa das 7 antes do padre começar a distribuir as hóstias ... não que seja muito devota, confesso, mas porque nunca me tinha ocorrido essa da ginástica da língua ...

Sabes taGARela ... a hóstia é como a galinha da vizinha ... é sempre melhor a dos outros que a minha ...

Querias ter uma do mesmo tamanho que a do padre querias ... era´só o que faltava ...

E já que vão sevir a rodada guardem-me então um licorzinho beirão com nico de limão e muito gelo ... que é para empurrar a hóstia quando a conseguir desentalar da boca do corpo, já de língua dormente com tanto exercício ...

Realmente a mim sempre me tentaram mostrar os caminhos bons da igreja e eu sempre a negar-me ... soubesse eu o que sei hoje e o meu cognome era a papa-hostias ... :)

Mas adiante ... que isto é um blog sério e pessoas como eu além de não ajudarem, só atrapalham a clareza dos raciocínios ... :)

Adeus meninas ... até uma próxima ... :)

Anónimo disse...

Olá Duca! Desculpa não ter vindo mais cedo, mas aulas ocupam-me muito. Bem,ainda não li este post (quando puder passo por cá), mas sabes...acho que me vou converter ao budismo! :D
Um beijinho,e espero que estejas certa,e que sirva de referência para alimentar os sonhos das (r)aparigas! :D
Um beijinho

Anónimo disse...

PS- Adoro o novo look

Mocho Falante disse...

ora viva

cheguei aqui pelo puro prazer de navegar pelos novos espaços e aqui me deixei ficar pelo deleite da música e pelo excelente post que aqui nos deixas


Parabéns

Duca disse...

Caracolinha

Vê lá se me convidaste para ir contigo à missinha das 7? Sabes bem como sou devota e o momento da comunhão é para mim de verdadeiro êxtase.

Ok, já percebi, para ir contigo à missa tenho de te oferecer um licor beirão com gelo e limão.

Pois seja! É aproveitar que estou uma mãos largas a oferecer copos às amigas. ;)

Beijokas

Duca disse...

Beatriz

Sabes linda, eu tenho uma tendência enorme para escrever verdadeiros lençóis sem me aperceber que essa prática num blog pode não ser muito positiva. mas já não tenho cura. ;)
Queres converter-te ao Budismo? Desde que seja bem pensado e ponderando, acho muito bem.

Ainda bem que gostaste do novo look. :)

Beijinhos

Anónimo disse...

bom dia, boa tarde ou boa noite, conforma a hora a que me estiver a ler.
Vi o seu aceno no core mio e vim espreitar; li em diagonal e fiquei com vontade de ler na vertical e na horizontal. Vou voltar.
cumprimentos
grão de areia

Duca disse...

Mocho Falante

Fico feliz por teres gostado.

Agradeço-te a visita. :)

Anónimo disse...

Musa,

Não vou falar do Dalai Lama.

Não me apetece.




Ontem. Nos lençois da melancolia. Ouvi uma música :

http://www.youtube.com/watch?v=6Hg3DNNrH1M



Lembrei-me de ti.



Um Beijo. Musa.

Duca disse...

Ela

Essa canção tem muita força, e então cantada pela Lara tem uma intensidade incrível.

Espero que essa melancolia passe rápido. :)

Beijo principesa

nnannarella disse...

Venho beijocar-te também.
Tenho pena de não ter lido antes a excelente reflexão, que linquei, bem como os comentários desencadeados. Tempo é o que me falta. Até para (re)ler os Ensinamentos do Senhor Buda, que tento seguir...:)

Anónimo disse...

nem sempre concordando com sua opinioes, eu lhe dou os parabéns, por deixar em seu blog este espaço tão democrático, aos visitantes,ísto me faz pensar que vc é uma mulher de cabeça aberta, e generosa, pois dividi seus pensamentos e intimidades sutis, com amigos virtuais,,,,
sempre que posso venho ao seu blog, pois o acho interessante e inteligente, e sensível.
obrigada por partilhar-lho conosco.
beijos em seu coração!
sua amiga virtual mineira
virtualolhar

Anónimo disse...

nem sempre concordando com sua opinioes, eu lhe dou os parabéns, por deixar em seu blog este espaço tão democrático, aos visitantes,ísto me faz pensar que vc é uma mulher de cabeça aberta, e generosa, pois dividi seus pensamentos e intimidades sutis, com amigos virtuais,,,,
sempre que posso venho ao seu blog, pois o acho interessante e inteligente, e sensível.
obrigada por partilhar-lho conosco.
beijos em seu coração!
sua amiga virtual mineira
virtualolhar

Anónimo disse...

Mas que portuguesa inteligente! Quisera eu as brasileiras fosse assim.

Eduardo Aguiar