quinta-feira, setembro 13, 2007

Acabou-se!

Até ao apuramento para o Europeu de 2008 de duas selecções do grupo onde está Portugal, não vejo mais nenhum jogo desta selecção! Estou farta de ver estrelas mimadas a arrastarem-se em campo mais parecendo idosos cansados. Vão para o raio que os parta com as suas peneiras! Menos manias e mais trabalho era o que se lhes pedia! Não têm raça, nem amor à camisola. Não fosse o golo de Simão (que saudades tuas!) e o trabalho de José Bosingwa e tínhamos levado uma mão cheia deles.

Quanto a Scolari, apenas posso dizer que atitudes como aquela que vimos em directo são inqualificáveis! Ainda me lembro da agressão de João Pinto ao árbitro, no Mundial de 2002 e do castigo a que foi sujeito. Ora, apesar de condenar atitudes agressivas e defender que estas devem ser exemplarmente punidas, consigo ter uma maior compreensão para comportamentos irreflectidos quando partem dos jogadores, geralmente jovens e sujeitos à enorme pressão e cansaço de um jogo em que, por exemplo, está em causa uma qualificação. De um treinador e ainda mais de um seleccionador, não compreendo, nem aceito. Não fica bem a um homem maduro, experiente a quem, por isso mesmo, se exige maior contenção, atitudes de agressão ou tentativa de agressão (tanto faz) a um jogador, ainda por cima, da selecção adversária. Que exemplo dá aos seus jogadores com atitudes destas? E a tentativa de desvalorizar tão indigno comportamento ainda lhe ficou pior. Foi feio, ficou-lhe mal e mais uma vez ficou beliscada a imagem de Portugal, o que não lhe deve fazer qualquer diferença porque é brasileiro.

Quanto ao seleccionador da Sérvia, Javier Clemente, deveria ter sido mais contido nas palavras duras com que acusou um colega de profissão. Dizer que Scolari, um Campeão do Mundo não tem lugar no mundo do desporto porque não aceita a derrota (não houve derrota e sim empate) ficou-lhe muito mal porque soou a invejinha mal contida. Deveria aprender a ser mais solidário para com os erros dos seus colegas e lembrar-se que um dia lhe pode calhar a ele, até porque, tem cara de quem tem maus fígados.

Enfim, espero que a UEFA puna Scolari, que este reflicta sobre a sua atitude, peça desculpa e a demissão e ainda que os jogadores portugueses, já que não honram a camisola que vestem, honrem ao menos o dinheiro que ganham.

10 comentários:

Special K disse...

Concordo a 100% com tudo. A exibição foi uma vergonha e o que se passou depois pior ainda. Acho que não vou ver mais nenhum jogo.
Muito obrigado pela visita, um abraço.

Anónimo disse...

Há instantes, Scolari, em conferência de imprensa, pediu desculpa à FPF, à UEFA e aos portugueses.
Para mim é insuficiente.
Scolari tem uma responsabilidade acrescida, pelo facto de representar um país, ainda que não o dele.

E assim vai o Portugal desportivo.

Anónimo disse...

Querida Duca,
"De bestial a besta II" podia ser um título alternativo a este post...
Eu gosto do Scolari. Ele é muito bom. MESMO muito bom no que faz! Cometeu um erro grave. Assumiu com frontalidade e franqueza. Pediu desculpas a quem devia pedir. Vai ser responsabilizado pelo que fez. Isso não faz dele uma besta. Quem nunca errou que atire a primeira pedra - e o que gosto de citar a Bíblia nestas ocasiões! :-)
Beijinhos.

pecado original disse...

ahahahha minha cara, este post tirou-me as palavras da boca, principalmente o ultimo paragrafo.
Há coisas que não se entendem e eu já desisti.
Saudades tuas ;)

Duca disse...

Special k

Eu não volto a ver porque me enervo e acabo incomodada. Ora, como temos jogadores "galácticos" que ganham milhões a arrastarem-se no campo, sem que isso os incomode, porque raio devo eu incomodar-me se ninguém me paga para isso? Vou deixar a camisola arrumadinha na gaveta até melhores dias.

Também agradeço a tua visita.

Um abraço.

Duca disse...

Reporter

O pedido de desculpas de Scolari pecou por tardio e pecou por ser acompanhado por palavras de desculpabilização que constantemente utilizou. Para além disso, tinha-lhe ficado bem colocar o lugar à disposição.

Beijo

Duca disse...

Citadina

Sem dúvida que o título deste post bem poderia ser "De Bestial a Besta II".

No entanto, a crítica no post sobre o caso McCann vai num sentido diferente à deste post sobre o caso Scolari.

De facto, os McCann passaram a bestas por suspeita de terem praticado um crime. Scolari passou a besta pela certeza da sua agressão ou tentativa de agressão (tanto faz porque a intenção do gesto é que conta) a um jogador da selecção adversária.

Como tu, sempre fui uma defensora incondicional de Scolari porque foi com ele que a selecção portuguesa começou a ter a projecção internacional que tem. Há uma era anterior a Scolari e uma era posterior a Scolari e este é um facto incontestável. É verdade que fez um excelente trabalho. Porém, a partir do Mundial de 2006 acho que a selecção tem vindo a piorar e, se por um lado, a responsabilidade é dos jogadores que não vestem a camisola e entram em campo como se fossem para um passeio, por outro, a responsabilidade passa também pelo seleccionador porque não tem feito as melhores opções, tanto na selecção de jogadores como nas substituições em campo. Scolari não me parece ter a mesma motivação que tinha antes, parece-me sem ideias e demasiado "instalado".

Mas, tudo isto não passa de uma opinião partilhada por outros portugueses e, vale o que vale.

Também a minha crítica não se centra tanto na atitude de Scolari. A minha crítica centra-se no pós. É verdade que Scolari pediu desculpa, mas como já antes referi, este pedido de desculpa pecou por tardio e eram dispensáveis as palavras de desculpabilização que o acompanhou. Também lhe teria ficado bem já não digo pedir a demissão mas, pelo menos, ter colocado o lugar à disposição. Não o fez. Foi pena.

Beijinhos

Duca disse...

Pecado Original

As frustrações da torcida no futebol viram-se sempre contra o(s) treinadore(s)/seleccionador(es) mas esquecem-se que a responsabilidade também tem de passar pelos jogadores. E os nossos jogadores não estão a dar o litro. Se isto enerva a torcida, imagina o que não enervará um treinador/seleccionador.

Enfim, é o nosso triste fado.

Beijo

Sweet Porcupine disse...

Bahhhhhhh........futebol!

Beijinhos ouriçaditos

BELMAR disse...

saludos!!!