sexta-feira, setembro 07, 2007

Arrivederci Luciano


“Perdemos nós, ganha o Céu e, ainda assim, somos afortunados por temos tido, mesmo que por curto período de tempo, este homem magnífico. A alma e a música vivem para sempre.”

Esta frase, escrita por Bklysam dos EUA, é uma das inúmeras mensagens que se escreveram no YouTube em reacção ao desencarne de Luciano Pavarotti.

Possuidor de uma voz de grande potência e alcance, pouco usual em tenores e, por isso mesmo, considerado por muitos o maior tenor do século XX, Pavarotti conseguiu aquilo que nenhum cantor lírico conseguiu antes; levar a ópera para fora dos círculos restritos e eruditos das salas “bem comportadas”. Para tanto, foram fundamentais a sua associação, em vários concertos e gravações, a Placido Domingo e José Carreras e, ainda, os seus concertos “Pavarotti & Friends” onde cantou com os U2, Spice Girls, Mariah Carey, Ricky Martin, entre muitos outros.

Referindo-se à sua contagiosa alegria e juventude espiritual, Bono, amigo de Luciano, disse: “ele é muito jovem porque adora dar-se com jovens. Ele é um bebé grande com barba”.

Independentemente de se gostar dele ou não, nunca se lhe poderá negar a enorme influência que teve na popularização da ópera.

É caso para dizer: “Cumpriste muito bem e de forma superior a tua missão, Luciano. Até breve!”

Deixo aqui esta sua magistral interpretação de "Vesti la Giubba" da ópera "I Pagliacci" de Ruggero Leoncavallo.

Vesti la Giubba

Add to My Profile More Videos

8 comentários:

Viz disse...

Querida,
sem dúvida uma grande voz, mas eu não concordo com a "popularização" da música clássica, nem com a "erudização" da música popular!!
bjkas

Duca disse...

Viz

Eu também não concordo tal como tu "com a "popularização" da música clássica, nem com a "erudização" da música popular!!" mas acredita que a ópera e a chamada música erudita foi em tempos restrita a conhecedores. Aliás, Pavarotti foi criticadíssimo por vários sectores compostos pelos tais "eruditos" exactamente porque "popularizou" a ópera.
Obviamente que eu nunca concordei com esses connaisseurs.

ivone disse...

viva luciano!
e viva a música clássica!!

Duca disse...

Ivone

Luciano está vivo através das gravações da sua voz e de vídeos, deo gracias!

Outros, grandes, como Caruso ou Mário Lanza, viveram num tempo em que as gravações não tinham qualquer qualidade e os vídeos eram inexistentes. Esses, infelizmente, perdemo-los.

Quanto à música clássica ou erudita, essa nunca morrerá.

Beijo

Anónimo disse...

Já escrevi no meu blogue. Já comentei noutros.
Cheguei aqui, ao mui nobre blogue da Duca e vejo uma questão que a Viz coloca. E cito:

sem dúvida uma grande voz, mas eu não concordo com a "popularização" da música clássica, nem com a "erudização" da música popular!!

Apetece-me perguntar, com todo o respeito: porquê?
Obrigado.

Anónimo disse...

"La voce".

Morreu.

Fica o génio.

______________



Bacio per te Musa.

Bom fim-de-semana*

Duca disse...

Repórter

A forma como interpreto a frase da Viz "... eu não concordo com a "popularização" da música clássica, nem com a "erudização" da música popular!!" vai no sentido de que, para ela, a música é universal, portanto, tentar torná-la erudita ou popular é um preconceito e um disparate. Porém, só mesmo a Viz poderá dizer-te se assim é.

Beijo

Duca disse...

Ela

Eu prefiro dizer que Luciano Pavarotti desencarnou. Na forma como olho a relação da Humanidade com o Universo, apenas a morte do corpo é real, não a da entidade que residiu naquele corpo. Por isso, eu me despedi com um "Até breve!"
Mas este é um assunto que talvez ainda veja a desenvolver neste espaço ... um destes dias ... quem sabe? ;)

Bacio per te Principesa. Bom fim de semana.