terça-feira, janeiro 22, 2008

Às minhas amigas



Queria escrever algo da minha autoria às pessoas que mais amo na vida: as minhas amigas. Elas são minhas amigas, minha família, minhas filhas, minhas mães, minhas conselheiras. Por vezes, dão-me um puxão de orelhas, mas quando mais preciso e sem que lhes peça, acarinham-me e estão sempre presentes. Queria falar-lhes por palavras minhas do absoluto amor que lhes tenho, mas este poema de Vinícius de Moraes fá-lo de uma forma tão sentida e tal como eu sinto que optei por o deixar falar por mim.

Agradeço-vos, minhas queridas, por existirem e fazerem parte da minha vida. Não há dúvida que sou uma mulher de sorte! Amo-vos!


Tenho amigos que não sabem o
quanto são meus amigos.
Não percebem o amor que lhes
devoto e a absoluta
necessidade que tenho deles.
A amizade é um sentimento mais
nobre do que o amor,
pois que
permite que o objeto delas
se divida em outros afetos,

enquanto o amor tem intrínseco o ciúme,
que não admite a rivalidade.

E eu poderia suportar,
embora não sem dor,
que tivessem morrido todos os
meus amores, mas enlouqueceria
se morressem todos os meus amigos!


Até mesmo aqueles que não percebem
o quanto são meus amigos e o quanto
minha vida depende de suas existências …
A alguns deles não procuro, basta-me
saber que eles existem.
Esta mera condição me encoraja a seguir
em frente pela vida.

Mas, porque não os procuro com
assiduidade, não posso lhes dizer o
quanto gosto deles.
Eles não iriam acreditar.
Muitos deles estão lendo esta crônica
e não sabem que estão incluídos na
sagrada relação de meus amigos.

Mas é delicioso que eu saiba e sinta
que os adoro, embora não declare e
não os procure.
E às vezes, quando os procuro,
noto que eles não têm
noção de como me são necessários,
de como são indispensáveis
ao meu equilíbrio vital,
porque eles fazem parte
do mundo que eu,tremulamente,
construí e se tornaram alicerces do
meu encanto pela vida.

Se um deles morrer,
eu ficarei torto para um lado.
Se todos eles morrerem, eu desabo!

Por isso é que, sem que eles saibam,
eu rezo pela vida deles.
E me envergonho,
porque essa minha prece é,
em síntese, dirigida ao meu bem estar.
Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo.
Por vezes, mergulho em pensamentos
sobre alguns deles.

Quando viajo e fico diante de
lugares maravilhosos, cai-me alguma
lágrima por não estarem junto de mim,
compartilhando daquele prazer …
Se alguma coisa me consome
e me envelhece é que a
roda furiosa da vida não me permite
ter sempre ao meu lado, morando
comigo, andando comigo,
falando comigo, vivendo comigo,
todos os meus amigos, e,
principalmente os que só desconfiam
ou talvez nunca vão saber
que são meus amigos!

A gente não faz amigos, reconhece-os.

(Vinícius de Moraes)

25 comentários:

Anónimo disse...

Reconhecida e sempre grata pelas partilhas que o teu blog oferece.
Um beijo, de uma leitora que gostava de fazer parte do teu elenco de amigas.

Duca disse...

Anónima

Se és quem eu penso, há todas as condições para que tal venha a suceder. :)

Beijo

-pirata-vermelho- disse...

Não sendo destinatário torno-me insuspeito ao pedir que retire dali a referência-chavão, supérflua, à mãe e à irmãe e a mais não sei quem - amigas são raras e você bem pode acarinhá-las, se as tem de facto.

Peço mais, sem querer abusar - escreva lá coisa de si, qu'o Vinicius está gasto de ser comercializado, evocado, usado e postado.

Anónimo disse...

Isto quer dizer que ainda não estás farta de me aturar? ;-)
Beijo grande.

Duca disse...

pirata-vermelho-

Agradeço o conselho, mas não retiro nem um ponto ao que escrevi, muito menos qualquer palavra.

Escrevi com naturalidade o que tenho vivido e sentido.

Todos nós temos as nossas vivências e a forma como as exprimimos não têm de ser intelectualizadas e/ou originais. Na verdade, a originalidade seja em que área for, é cada vez mais rara.

São chavões? Pois são, mas é o que sinto!

É piroso? Se calhar é, mas não me vejo como uma intelectual que só escreve para que meia dúzia de pessoas entenda.

Quanto ao facto de Vinícius de Moraes estar "gasto de ser comercializado, evocado, usado e postado" não lhe retira a qualidade.

E outra coisa, Pirata, o blog é meu e aqui escrevo o que me apetece e como me apetece.

Como deve calcular, o que escrevo não é sujeito a votação.

Duca disse...

Citadina

Não minha querida, tu é que deves estar farta de me aturar, linda! :)

Beijo enorme

Anónimo disse...

Obrigada Duca pelo voto de confiança/esperança!... não sei se sou quem tu pensas... apenas posso dizer que, neste momento, nem eu mesma sei se sou, aquilo que eu penso que sou!
bj

Duca disse...

Anónima

Estás a precisar de te encontrares a ti própria. Como diz uma música de que gosto muito:

Deixe-me ir, preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir pra não chorar
Quero assistir ao sol nascer
Ver as águas dos rios correr
Ouvir os pássaros cantar
Eu quero nascer, quero viver
Deixe-me ir preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir pra não chorar
Se alguém por mim perguntar
Diga que eu só vou voltar
Quando eu me encontrar

Quero assistir ao sol nascer
Ver as águas do rio correr
Ouvir os pássaros cantar
Eu quero nascer, quero viver
Deixe-me ir preciso andar
Vou por aí a procurar
Rir pra não chorar

Beijo

Anónimo disse...

Este "post" não é, supostamente, dedicado a mim.
Porque não sou TUA amiga.
Mas nem por isso me inibo do comentário.
Considero-me TEU AMIGO. Sei que farás o favor de me aceitar nessa lista enorme que guardas junto ao coração.

Generalizando o conceito, amigo é ELE, ELA, ELES e ELAS.
AMIZADE conquista-se, não se compra.

Aceita um beijo e ... desculpa qualquer coisinha.

Anónimo disse...

Ah!
Palmas para Vinícius.

-pirata-vermelho- disse...

Ah, achou que a quase-crítica à escrita era crítica a si...
pois, mas não! Era gracejar sem intento e muito menos ofendendo
mas
já qu'assim alinhou
deixe que lhe diga que o chavão, o lugar comum desgastado de sentido pelos centos de sem-sentidos dados, mesmo que proclamados em casa não deixa de ser a banalização do intuito, o castrar da fruição; não avaliza nada.
O restante do que disse foi desabafo, não foi?

Duca disse...

Observador

A maioria das pessoas que são minhas amigas são do género feminino.

Ora, seria incorrecto da minha parte, dizer "Aos meus amigos" apesar de saber que, apesar desta tendência das linguas latinas em masculinizar as palavras, nesta frase estariam também incluídas as minhas amigas.

No entanto, quis fazer o inverso. Ao colocar o título "Às minhas amigas" estaria a ser mais correcta visto elas serem mais que eles e, tal como no similar masculino, não os estou a colocar fora do leque.

Também te considero meu amigo.

Beijo

Duca disse...

-pirata-vermelho-

Ofendida, Pirata? Como? Não vi nas suas palavras qualquer ofensa! Uma provocação, talvez. Mas eu até aprecio provocações!

Limitei-me a defender o que escrevi como sendo o que sentia no momento e a recordar-lhe o direito que me assiste escrever o que me apetece na minha "casa".

Apesar dos lugares comuns estarem, em sua opinião, desgastados "pelos centos de sem-sentidos dados" não têm obrigatoriamente que banalizar o intuito nem, tão pouco, castrarem a fruição.

Quando, quem escreve num blog que pode ser lido por vários tipos de pessoas, começa a preocupar-se, em demasia, com uma escrita original e demasiado intelectualizada, é que corre o risco de não permitir que o natural intuito e fruição da pena, leia-se, tecla, ocorra.

Se credibiliza ou avaliza, isso é algo que só quem me lê poderá dizer.

Desabafo? Dizer que no meu blog não há democracia? Não é desabafo nenhum, Pirata. É a realidade.

Anónimo disse...

Ai! Que embrulho este que se originou com o comentário do pirata! Bem! Acho que é a primeira x que comento aqui neste blog, mas depois de ler este post senti uma necessidade de partilhar a importância da amizade nas nossas vidas. Á medida que fui crescendo, não muito, mas... senti um refinir do conceito de amizade. Hoje estou plenamente consciente da distinção entre amigo e conhecido. Amizades completas de partilha desinibida, não tenho muitas, secalhar muito por cobardia minha. Tenho grandes amigas minhas, poucas, mas grandes, com quem gostaria de partilhar uma parte da minha vida que por medo, puro med, ainda não o fiz, e tenho a certeza que tenho perdido muito com isso. TEnho encontrado neste e noutros blogs vizinhos experiências muito positivas, com amizades reforçadas, mas... sou eu que continuo fechada com receio de perder uma amizade. Não sei as histórias das amizades a que este post se refere, mas sei que são amizades partilhadas! Parabéns.
(Acho que me perdi no meio de tanta palavra sentida :))

Cosmopolita disse...

Como diria o Francesco Alberoni no seu livro "A amizade: "A amizade é a forma mais altruísta do amor". "A amizade é a forma ética do amor".

Os amigos, se o são realmente, aceitam-nos como somos, tal como nós os aceitamos como somos.

Um grande beijo para ti, minha amiga Duca!

Duca disse...

Ég bani

Obrigada.
Conheço muita gente com quem tenho relações cordiais mas que não fazem parte do meu rol de amizades. Amigas, felizmente para mim, tenho mais do que eu própria esperava.
Se tens grandes amigas, partilha-te com elas. Sem receio. Se não te aceitarem como és, é porque não são verdadeiramente tuas amigas. Experimenta e verás que terás mais surpresas agradáveis que desagradáveis. Eu sei que é difícil, mas vai em frente. Não te espartilhes. Lembra-te que podemos vivier sem amor, mas viver sem amigas/os é impossível. Pelo menos, para mim.
Este post é dedicado às minhas amigas, as verdadeiras, aquelas que com quem já vivi e vou vivendo muitas passagens da minha vida e da vida delas e que estão sempre presentes esteja eu bem ou mal.

Duca disse...

Cosmopolita

E eu sei, minha querida amiga, que me aceitas tal como sou, assim como te aceito tal como és.

Tu sabes como te adoro, não sabes?

Beijo enorme para ti linda.

Anónimo disse...

Um olá daqui, de uma das tuas mais pirosas e recentes amigas...
OLÁ!!!!!!

Beijos!

Anónimo disse...

quero te dizer que te amo muito,minha querida amiga do meu coraçao,
fazes parte daquele grupo que habita dentro do meu corçao

Anónimo disse...

" A gente não faz amigos. Reconhece-os"



Lindo Musa,



és uma mulher extraordinária.



Fico-me por aqui.



Bacio dolce per te.

Duca disse...

Pirosinha

Olá amiga pirosa! :)

És uma amiga recente sim, mas a amizade não se mede pela antiguidade e sim pela qualidade.

Beijos

Duca disse...

Luna

Minha querida amiga! Tu sabes bem como gosto de ti e como também habitas no meu coração, não sabes?

As melhoras para ti minha pequenina.

Beijos grandes

Duca disse...

Ela

Não sou uma mulher extraordinária, minha querida. Sou apenas uma mulher que gosta de fazer pontes entre pessoas e, mesmo quando as coisas não correm de feição, não me arrependo nem desisto de as fazer.

Bacio dolce per te Principesa

Anónimo disse...

as vezes temos amigos invisiveis,,,,mas que estão quase sempre presente....
nem que seja em umas visitinhas ao blog de quando em vez,,,rs
línda trilha sonora de teu blog...
gosto de teus comentários,
bjsssss
mineira

Duca disse...

Obrigada Mineira. :)