quinta-feira, março 15, 2007

Umas férias inesquecíveis – Parte II



continuação

Parti os óculos e só amanhã é que os novos estão prontos. A minha sorte, é que vejo bem ao longe, apesar de ao perto…bom, o teclado fica um bocado esquisito. Mas, adiante, porque hoje necessito muito de me distrair, espiritualmente falando!

Vou continuar com o relato das férias em Eressos, apesar de não ter o talento da minha amiga Citadina que descreveu maravilhosamente, em duas partes, este último fim-de-semana que passámos na Serra da Estrela, juntamente com os outros 4 membros da Irmandade da Rosa Negra Parte I e Parte II (é preciso dizer que apesar de serem membros, é tudo meninas).

A memória dessas férias em Eressos já se esbate, mas conto com a Citadina (que vou continuar a tratar por C) para me ajudar através dos comentários.

Para além da amiga grega com quem C ia ter e a quem vou chamar M, C conhecia uma outra mulher bastante mediática dentro do mundo lésbico grego e que se ofereceu para nos arranjar transporte do aeroporto de Mitilene até Eressos, assim como, acomodação num bom local pois, apesar de sermos fãs do vá-para-fora-de-qualquer-maneira, gostamos de ficar bem instaladas e recusamos espeluncas. Manias!

Essa grega usava (esperemos que ainda use) o nick de Maria Cyberdyke, a quem passarei a tratar por Cyb.

Ora, aterradas que já estávamos do voo, no minúsculo aeroporto de Mitilene, e carregadas com sacos e malas (íamos por uma semana mas até parecia que nos íamos mudar de vez para Eressos, a P então, levava um malão que arrastava qual bobby convencida que teria imensas oportunidades para vestir e mostrar os robes de nuit e passear as demais roupinhas de marca) ficámos à espera do transporte para Eressos.

Depois de alguma espera, lá apareceu um motorista de táxi com um letreiro que dizia qualquer coisa que, julgo, era grego e nós ficámos gregas a olhar pró homem. A C, mais expedita e experiente em terras helénicas, perguntou: “Eressos?” o homem disse que sim e lá nos metemos no táxi (sinceramente não me lembro se eram um ou dois táxis, mas também não é importante, ou é?)

Eressos fica a 90 km de Mitilene, portanto, em estrada de curva e contracurva tínhamos, no mínimo, uma hora e meia pela frente de viagem.

T, uma workaolic de primeira categoria (que trabalhou que nem louca até quase à entrada no avião, em Lisboa) deixou-se abraçar por mim e encostou a cabeça ao meu peito, entregando-se a Morfeu como se fosse noite. Eu ia morta de sono, mas não dormia nem à cacetada com receio que o grego nos levasse para algum sítio estranho. Delírios de turista desconfiada e sempre atenta!

Não, Lesbos em termos paisagísticos não é nenhuma Sardenha. É igualmente uma ilha grande mas o termo de comparação fica-se por aqui. Tem uns locais pitorescos ali, outros acolá, mas nada para deslumbrar.

Cheias de calor (a temperatura era abrasadora) enjoadas de tanta curva, cansadas e desejando um duche retemperador, lá chegámos a Eressos. No entanto, o motorista encetou uma ronda maluca de pergunta aqui e pergunta ali para saber onde ficava o hotel cujo nome lhe tínhamos dado ainda em Mitilene.

Achei estranho porque, numa terra tão pequena, o raio de um hotel não deve ser coisa difícil de encontrar.

Admiradas, começámos a ver-nos sair de Eressos. Por fim, no meio de nenhures, surgiu o que parecia ser um hotel, sendo que o nome condizia com a indicação que tínhamos.

Indicaram-nos os quartos e a verdade é que íamos morrendo. Os quartos eram um pavor, as casas de banho, outro. Aquela gentinha entregou a cada uma de nós uma toalhinha de rosto que iria servir para nos secarmos depois do duche. Eu, que adoro toalhões enormes, fiquei piursa.

Descobrimos depois que a porcaria da espelunca ficava a 2 km da praia que teríamos que fazer a penantes, ou seja, de cada vez que fossemos à praia ou a Eressos, tínhamos de andar 4 km. Um bom exercício, sem dúvida, mas tenho uma especial preferência por um outro muito mais agradável! Sim, esse mesmo que estão a pensar! Que querem? Gostos não se discutem, ou discutem? Não sei!

Bom, a mostarda começou a subir-me ao nariz e, apesar de cansada, resolvi ir para Eressos à procura de um sítio melhor e…em Eressos, já agora!

Enquanto as outras quatro meninas estavam na praia, com T a dormir (passou os primeiros dois dias a dormir por tudo quanto era canto e até de pé) eu meti cordas aos sapatos e toca de ir perguntar onde ficava o posto de turismo. Lá chegada, percebi, num relance, que quem mandava naquilo era uma mulher que se expressava em inglês e, pelo tipo físico, não era grega. Ela era feia e abrutalhada, mas era a minha salvação e, portanto, dirigi-me a ela com o meu sorriso mais sedutor, coloquei a minha voz de contralto num tom aveludado (técnicas aprendidas no curso de teatro) e a fazer por largar charme pelos poros, fui falar com ela. Bingo! A mulher derreteu-se e deixou de parte o mulherio que lhe expunha os respectivos problemas para se focalizar em mim. Contei-lhe o sucedido, não descurando um certo ar trágico, a drama, e pedi-lhe que me tirasse daquela espelunca e me arranjasse um quarto duplo ou de casal e um triplo, num sítio decente e, acima de tudo, em Eressos.

Ela disse-me que no Hotel Safo, não havia qualquer hipótese por ter a lotação esgotadíssima, mas que arranjaria uma solução para mim. Ao fim de uns 15 minutos, sou informada que havia uma casa particular com dois quartos, de acordo com o que pretendia, em pleno centro de Eressos e a 5 minutos da praia. Abri-me num sorriso e só não lhe espetei com um beijo porque, caramba, a pobrezinha era mesmo um susto, benza-a Deus!

Fui ter com as outras quatro meninas, comuniquei-lhes a boa nova, e lá fomos nós todas contentes buscar as coisas à espelunca para nos mudarmos.

Por hoje chega de distracção espiritual. Não desistam que o melhor está pra vir. Isto é como algumas séries cuja história se vai esticando, esticando...

continua, claro ...

14 comentários:

P M disse...

Bem, estou a partir-me a rir com a história! :)
Por favor não demores a contar o resto!

Vim espreitar o teu blog através das vizinhas e dei-me logo de caras com a primeira parte da paródia da viagem...fiquei fã!!! :)***

Citadina disse...

E nós continuamos à espera, ansiosamente, dos próximos episódios!
Neste clima primaveril, ainda me está a saber melhor reviver esta fantástica viagem!
Beijos!

As vossas vizinhas disse...

Oi!!
Isto é um dejá-vu!!Até agora podia ser eu a descrever as nossas férias (a segunda vez, porque a 1ª estávamos bem organizadas em termos de hotel!!)...
Acerca da M-Cyber, continua sempre activa segundo as informações recebidas em Antena lolol
Quando perguntei por ela a resposta foi : o que tu tens que haver com a M-Cyber? (fiquei sem perceber o porque da pergunta!!! aguardo teus esclarecimentos)
Bjs
Viz

Duca disse...

pm

Agradeço a tua visita e fico muito feliz por teres achado graça à história.
O resto chega já neste fim de semana. :)

Duca disse...

Citadina

Tu não me fales da primavera que é uma estação que só é propícia à preguiça para o trabalho e à genica para...pois, isso mesmo!

Já há muita coisa que o tempo varreu da minha memória relativamente a essa viagem, mas julgo que o essencial está lá. Já sabes quando eu dizer um disparate ou algo menos correcto, ajuda-me, ok?

Duca disse...

Viz

Para Lesbos de facto aconselha-se preparação antecipada porque, senão, corre-se o risco de acontecerem situações como as que nos aconteceram e, pelos vistos, a vocês também.

O que tens tu que haver com a M-Cyber?

Parece-me uma pergunta muito natural saída das mentes complicaditas, desconfiadas e até algo deprimidas daquele pessoal. No entanto, perceberás melhor o que quero dizer, com a continuação do relato.

Citadina disse...

Duca,
OK, não te preocupes! ;-)
Beijinhos!!

Dara Samora disse...

Continua... e eu vou continuar a acompanhar essa grande história :D

Bom fim-de-semana!

Beijinhos.

As vossas vizinhas disse...

Duca,
Mas afinal quem é a personagem Cyber mais famosa da vossa saga Lésviana? Eu estou completamente out nesta história. A Viz andou a sondar as Antenas sobre ela? (Viz??!!) As coisas que se passam ao meu redor sem eu saber...
Vou postar umas fotitas de Skala Eressos no nosso blog para dar uma cor à tua (vossa) aventura, vou tentar fazer um link para aqui (estás de acordo??).
Vá lá conta o resto..

Bjos
Inha

Duca disse...

Dara

É para continuar ainda este fim de semana. :)

Bom fim de semana para ti também.

Duca disse...

Inhas,

Nada de ciumeira que a Maria Cyberdyke é mais conhecida no mundo lésbico grego que o Cristiano Ronaldo em Portugal, passe o exagero!
Já agora quem não sabe o que são as Antenas (tirando as de telemóvel, rádio, etc.), sou eu.
Quanto às fotitas, acho que sim, põe lá no vosso cantinho que aqui a naba ainda não sabe lidar bem com esta coisa do blogspot que é complicado como um raio!

Beijo

Inha disse...

Duca,
As fotos estarão em breve na nossa sala.
Ciúmes?? Há razão para ter ciúmes??? ai que isto ainda é pior do que eu pensava!!! (VIZ!! Anda já cá!! -isto sou eu a gritar pela casa fora...)

Antenas?! O que serão as Antenas? Parabólicas? do Carro? do caracol?ou será mais um maltrato na lingua portuguesa? vê se adivinhas.
bjos
Inha

Inha disse...

Esqueci-me, novo look, parabéns!

Dara Samora disse...

Bem, para meu azar eu ao contrário de "ti" vejo mal ao longe e sem problema ao perto, maldita miopia :)

Vou continuar a acompanhar, claro!

Beijinho!