domingo, março 04, 2007

O ano chinês do Porco e a mudança




O Ano do Cão já lá vai e os chineses deram, no passado dia 18 de Fevereiro, as boas-vindas ao ano 4705 do Porco ou Javali.
A história do Zodíaco Chinês é antiga. Conta-se que antes de Buda partir da Terra para o Nirvana, chamou todos os animais para uma despedida. Apenas 12 compareceram. Como homenagem, ele resolveu nomear cada ano com o nome de cada um deles, por ordem de chegada. A ordem foi a seguinte: Rato, Boi ou Búfalo, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra ou Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco ou Javali.
Esta é a história mais contada sobre a origem do horóscopo chinês, que ao contrário do horóscopo ocidental, não leva em consideração o dia, o mês e a hora, mas sim, o ano do nascimento. Porém, este ano ainda é considerado mais importante, devido à combinação do signo do porco com o elemento regente fogo, considerado um dos mais poderosos.
Os chineses calculam os dias do ano a partir das fases da Lua e também das rotações do Sol ao redor da Terra. Por isso, o Ano Novo chinês não tem uma data fixa de comemoração.
Um aspecto a ser destacado neste ano do Porco é o favorecimento dos valores ligados à família e ao lar pois o novo ano lunar chinês tem como pilares a família e a comida.
Com o Porco chega a prosperidade, a expansão, o prazer, o movimento e a generosidade. Será um período de mudanças no poder que favorecerá os mais necessitados. Pessoas que ocuparam o poder durante algum tempo irão ceder a vez a outros. O Porco trás alterações aos paradigmas políticos e sociais.
O novo ano deve ultrapassar as expectativas já que segundo o zodíaco chinês este é um ano auspicioso, o do "Porco Dourado" que só acontece em cada 60 anos.
Ora, no meio desta conversa toda, a parte mais interessante é a que refere "O Porco trás alterações aos paradigmas políticos e sociais."
Nem de propósito, a noite dos óscares do passado dia 26 de Fevereiro auspiciou o que poderá ser este ano do Porco Dourado relativamente aos tais paradigmas políticos e sociais no país mais poderoso do mundo.
Ellen DeGeneres, a actriz que em 1997 assumiu publicamente a sua homossexualidade, foi convidada para apresentar a noite dos óscares e aproveitou para chamar a atenção, perante um bilião de alminhas, para os preconceitos existentes na sociedade actual com base em orientação sexual diversa da heterossexualidade, no racismo e xenofobia. Chamou também a atenção para as questões do ambiente, numa apresentação que primou pela graça sem cair no mau gosto, pela descrição e sobriedade.
A cantora e compositora Melissa Ethridge, igualmente lésbica, ganhou o óscar da melhor canção original com o título "I need to wake up" ínsita no documentário "Uma verdade inconveniente". Quando ouviu que tinha sido premiada, Melissa beijou a mulher, a actriz Tammy Lynn Michaels, na boca antes de subir ao palco e dedicou-lhe o prémio e aos quatro filhos de ambas.
O óscar de melhor actor principal foi para o actor negro Forest Witaker pela sua interpretação no filme "O Último Rei da Escócia".
Por último, o óscar para melhor documentário foi para "Uma verdade inconveniente" que nos mostra a visão apaixonada e inspiradora da cruzada de um homem para parar o progresso mortal do aquecimento global, esclarecendo todas as ideias erradas que se encontram associadas a este problema. Este homem, é o antigo vice-presidente dos EUA, Al Gore.
Num país como os EUA que é o maior poluidor do mundo e que hipocritamente nunca aceitou ratificar o Protocolo de Quioto, tudo isto é um bom sinal, mesmo para os mais cépticos.
Portanto, pegando num texto da Citadina, The Times They Are (Really) A Changin.

8 comentários:

Cristina disse...

excelente post, pelo prazer que me deu lê-lo:)

um beijinho

Anónimo disse...

Poderoso este teu post Duca...
____________________________

Duas raparigas murmuram....mordem os corpos de água...
De costas nuas...rasgámos silêncios,
abrimos a(s) fenda(s) do desejo...
Inebriadas pelos nossos próprios odores...
A noite explode...explode...no teu centro.
Mulher,(des)centrada.
_______________________________

bacio per te bella donna

Duca disse...

Cristina

Agradeço a tua visita e o carinho.

Beijo

Duca disse...

Ela

Percorro com os dedos o teclado
e acaricio nele a tua pele
que imagino morena e macia.

Envolvo com o olhar o monitor aceso
e procuro aí os teus olhos
que suponho escuros e ardentes.

Passeio com o rato no tapete
e sinto os teus lábios no meu corpo, vagarosamente deslizando
e deixando nele o sabor que imagino em ti.

Maria Carlos Loureiro

Avessosassumidos disse...

Esperemos sim, que se façam grandes mudanças, por lá e por cá. Para que tenhamos uma sociedade mais justa, merecemos todos. Excelente texto mais uma vez.
Fui conquistada! Volto sempre.

Avessosassumidos disse...

Duca, não podes acessar ao meu perfil porque ele não existe.
Pediste-me identificação para comentar os teus textos... et voilá:
Armanda Paula, ou só Paula em comentários a outros blogs.

Duca disse...

Paula

O perfil pode não existir, mas a pessoa existe e agora já tenho um nome. Agradeço o carinho. Volta sempre porque és muito bem vinda! :)

Beijo

Avessosassumidos disse...

Volto concerteza!
Já me rendi!