terça-feira, março 27, 2007

Maria Callas




Ánna María Cecilía Sofía Kalogeropoulou, conhecida internacionalmente como Maria Callas, nasceu em Nova York a 2 de Dezembro de 1923 e desencarnou em Paris a 16 de Setembro de 1977, não tendo chegado a completar os 54 anos.
Filha de emigrantes gregos, devido às dificuldades económicas dos seus pais, teve que regressar à Grécia com a mãe em 1937.
Estudou canto no Conservatório de Atenas com a soprano coloratura Elvira Hidalgo. Um destes dias escreverei sobre os vários tipos de vozes femininas na ópera.
Callas, um soprano dramático-coloratura ou soprano dramático d'agilitá, embora pudesse abordar papéis desde o mezzo-soprano, era senhora de raros dotes vocais e interpretativos, com uma voz de grande alcance.
Esta fabulosa cantora lírica que revolucionou a ópera com as suas interpretações de grande carga dramática, pois tinha a extraordinária habilidade de alterar, na perfeição, a cor da voz com o objectivo de expressar emoções, explorando cada oportunidade de representar no palco as minúcias psicológicas das suas personagens, mostrou que era possível imprimir dramaticidade, mesmo em papéis que exigiam grande virtuosismo vocal por parte da intérprete, o que usualmente significava, entre as grandes divas da época, privilegiar o canto em detrimento da cena. Para Callas, ambas eram igualmente importantes.
Perpetuou-se em papéis como Medea, Norma, Tosca, Violetta, Lucia, Gioconda, Amina, entre outros, continuando, nestes papéis, a não existir nenhuma artista que lhe faça sombra.
Dona de um temperamento forte (sofria de Transtorno de Humor Bipolar) Callas era, por vezes, odiada pelas suas indisposições com maestros, colegas e até com o público.
Elevada à categoria de mito e conhecida mesmo fora do círculo de amantes de ópera, ela criou em torno de si uma legião de fanáticos entusiastas capazes de defender, a todo custo, os méritos da cantora.
Não me considero uma fanática de nada mas sou, sem qualquer dúvida, uma amante de Callas e, para mim, nenhuma cantora lírica se lhe compara.
Quero partilhar convosco 22 das mais belas árias de ópera cantadas por Maria Callas e que estou a ouvir enquanto escrevo este post. Não duvidem que aconselho a audição de todas as árias, no entanto, faço um especial destaque para as 5, 6, 15, 16 e 22.

11 comentários:

Anónimo disse...

Calla(s) a tua boca...na minha...
no mês das chuvas...


___________

Beijo-te o centro...Mulher..

As vossas vizinhas disse...

Para mim na "casta diva" é FABULOSA, merece um numero 1
Bjs
Viz

PS No Sábado não vamos ouvir Maria em Lisboa pois não?

Inha disse...

Duca,
só um pequeno pormenor para registar: a Diva chamava-se Kalogeropoúlou e não Kalogerópulu.

Filakia
Inha

Duca disse...

ELA

"...
Baste o que o tempo traz na sua anilha
Como uma rosa traz Abril no seio.
E que o mar dê o fruto duma ilha
Onde o Amor por fim tenha recreio."


Natália Correia
Poesia Completa
Publicações Dom Quixote 1999
__________________

Bacio per te Principessa

Duca disse...

VIZ

Eu oiço Maria, a Callas, em qualquer lado...sempre!
Quanto à Maria Lisboa, vou até lá no sábado dançar, não sem antes passar num bar-galeria muito simpático que se chama Buy me também em Alcântara a uma centena de metros da discoteca. Encontramo-nos lá? :)

A Casta Diva da ópera Norma era o ex-libris da Callas.

Beijo

Duca disse...

INHA

Ops! Obrigada pela correcção, vizinha. Francamente, escrever o nome da minha Diva favorita incorrectamente! Tss, tss, Duca, onde tens tu a cabeça? Pois...esta primavera...ai...ai ;)

Inha disse...

Onde está o Buy me?

Duca disse...

INHA

De costas para a porta da discoteca Maria Lisboa tens em frente um empedrado com uns prédios novos bonitos do teu lado esquerdo. Caminhas por aí e do teu lado direito encontras cafés, restaurantes, inclusive um japonês. Desse lado direito encontras também o Buy me que é um bar espaçoso, iluminado, colorido, bonito e é uma galeria de arte. Tem gente muito bonita também! :)

Beijo

Lara disse...

Adoro a diva "Callas"!

Foi bom pensado escrever sobre ela... é raro vê-lo na blogosfera. :)

amiga da "ela" amiga minha é :)

né ela? lolll

obrigada pela visita ao meu blog, eu voltarei... garanto!


beijo

Duca disse...

China-Blue (Nix)

Volte quando quiser que será sempre bem vinda. O prazer é meu!

Beijo

Anónimo disse...

Há várias imprecisões e incorrecções neste texto. É talvez também possível que a pontuação não ajude ao entendimento.

De qualquer maneira é salutar o gosto!=)