segunda-feira, novembro 09, 2009

Acorda Menina!


Em dia de comemoração dos 20 anos da queda do muro de Berlim, vulgo muro da vergonha, não podemos deixar de reflectir nos muitos muros que persistem e noutros que se vão erguendo um pouco por todo o mundo.
São os muros do preconceito, nas suas muitas vertentes que, na maioria dos casos, não aceitam a diversidade e consequentemente as diferenças.
Nos países de língua oficial portuguesa, há um profundo preconceito contra os portugueses pois aqueles povos ainda não se conseguiram libertar do facto de termos sido os seus colonizadores.
E não é porque o processo de colonização terminou há poucas décadas! Em terras de Vera Cruz, onde no passado dia 7 de Setembro se comemoraram os 187 anos de independência, há ainda uma certa tendência por parte de alguns brasileiros em culparem os portugueses por, durante muito tempo, o Brasil ter sido um país adiado.
Por outro lado, em Portugal, há o preconceito de que os brasileiros são uma cambada de ladrões, mentirosos e prostitutas.
No entanto, tal como há portugueses que gostam do Brasil e do povo brasileiro, como eu, há muitos brasileiros que amam Portugal e que respeitam a cultura portuguesa.
A minha amada, por exemplo, adora Portugal e admira os portugueses de tal forma que o seu blog está repleto de referências ao nosso país, com óptimos textos, excelentes vídeos e maravilhosas fotos, tudo de sua autoria.
Mas, não é do amor a Portugal da minha amada que quero falar.
Hoje, quero falar de Ana Maria Braga uma apresentadora brasileira da TV Globo que, quer se aprecie o estilo ou não, ninguém pode negar o seu enorme profissionalismo e seriedade.
Ana Maria Braga, apresenta de segunda a sexta feira, das 08h00 às 09h00 da manhã, um programa que se chama "Mais Você" com um nível expressivo de audiência para o horário. O programa tem a participação especial do papagaio de fantoche Louro José controlado por Tom Veiga.
O programa começa com um bem disposto "Acorda Menina!" exclamado por Ana Maria Braga.
Por altura da comemoração do 10º aniversário, em outubro passado, entre outros eventos de homenagem ao programa, foram mostrados excertos de vários programas dedicados a Portugal, inclusive, a visita que Ana Maria Braga fez a Fátima de quem a apresentadora é devota.
O programa apresenta várias receitas de culinária especialmente das cozinhas baiana e mineira. Mas, não é só de receitas e dicas domésticas que vive o programa "Mais Você". De facto, este mostra várias atracções e reportagens sobre os mais variados assuntos como: moda, saúde, música, comportamento, etc. e, engana-se quem pensa que o público alvo do programa são apenas mulheres. Homens e jovens, assistem cada vez com mais frequência ao "Mais Você" dado o interesse e animação que tem.
Como referi, Ana Maria Braga fez, ao longo destes 10 anos, vários programas só sobre Portugal. Aqui poderão assistir a vários vídeos relativos a esses programas e confirmarem o profissionalismo e mesmo o carinho de Ana Maria Braga que não descura, em momento algum, as informações muito cuidadas e sérias sobre o nosso país.
Os programas são tão bons que Ana Maria Braga foi a Paris receber um prémio em nome da Rede Globo. Este prémio foi o reconhecimento da Comissão Europeia de Turismo às matérias feitas sobre Portugal.
São profissionais como Ana Maria Braga que estreitam laços entre povos, derrubando os muros do preconceito causados pela ignorância e pela falta de informação.
De facto, o que devemos reter são vídeos como estes, cheios de charme, brincandeira, alegria, informação séria e reverência e, não, videozecos idiotas e desrespeitadores de actrizes de segunda classe.
Bem hajas Ana Maria Braga!
Para vos abrir o apetite aqui ficam os links de dois desses vídeos com os nomes "Uma casa portuguesa concerteza" e "Visita à cidade de Pedro Álvares Cabral".

5 comentários:

Pipinha disse...

Muito obrigada Duca e Andarilha, pela promessa cumprida, de partilharem com @s voss@s leitor@s mais um testemunho de que é possível fazermos bem, fazermos melhor, nesta demanda de lutar pelo bem comum.
A data escolhida para o post, não poderia ser mais auspiciosa!
Continuaremos a quebrar os muros e a abrir caminhos :)
Bj

Duca disse...

Pipinha

A data não foi escolhida propositadamente.
De facto, o post foi alinhavado ontem à noite para ser concluído e publicado hoje.
Quando hoje de manhã o conclui, lembrei-me que se celebravam os 20 anos da queda do muro de Berlim. Então, decidi enquadrar o tema do post com a situação vivida há duas décadas.
Grata pela tua fidelidade a este blog.
Continuemos, então, a fazer a nossa parte no derrube de muros e na abertura de caminhos.

Andarilha das Estrelas disse...

querida Duca
Como sempre seus posts são muito bem colocados e escritos. Adoro le-los. Quanto aos preconceitos, clichês, etc. Nós o conhecemos muito bem ao longo de nossas vidas. E os rejeitamos venha de onde vier. Achei muito oportuno que vc colocasse neste post, para evidenciar a unidade que pode existir entre humanos, um exemplo de um programa, que é verdade, nem faz lá muito a nossa cabeça, apesar de bem construído. Mas o importante, a meu ver, é que não precisa haver grandiosidade ou mesmo algo extraordinário, há que haver respeito, e isto por si só é extraordinário: Respeito! Claro que deveria ser parte inerente das relações. Mas nós bem que sabemos que de fato, o respeito passa a ser cada vez mais raro e portanto extraordinário, ou seja fora do ordinário!

Andarilha das Estrelas disse...

Aor meu
Onde se lê querida Duca, leia-se Minha amada!

Duca disse...

Meu amor,

Hum ... ainda bem que alteraste a forma como me tratas que eu já estava a ficar meio tristinha! ;)

Respeito, é de facto o que muitas vezes faz falta e, tens razão, cada vez há menos.

Te amo.