quarta-feira, novembro 11, 2009

Portal 11.11.11 (11.11.2009) ...

Hoje, também se comemora o dia de S. Martinho. E, ao conhecer a história deste santo, não posso deixar de fazer a ligação entre a sua coragem e o seu enorme amor - numa época em que o medo e a falta de amor imperavam - e o portal de hoje.

S. Martinho nasceu no ano de 316, na Sabária da Panónia (Hungria). Seu pai era oficial do exército romano. Aos 12 anos, contrariando a vontade dos pais, tornou-se cristão. O pai contrapôs-se terminantemente a essa decisão do filho, alistando-o no exército romano, julgando que o convenceria a deixar de ser cristão.

Diz a lenda que quando um cavaleiro romano de nome Martinho andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu. O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado. O cavaleiro Martinho era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio com a espada, deu metade da mesma ao mendigo e partiu. Pouco depois, a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol, dai falar-se no verão de S. Martinho.

Mais tarde Martinho abandonou o Exército e fez-se baptizar por Santo Hilário de Poitiers. Entregou-se à vida de eremita, fundando um mosteiro em Ligugé, França, onde vivia sob a orientação de Santo Hilário. Ordenado sacerdote, foi mais tarde aclamado bispo de Tours (371). Tornou-se um grande evangelizador da França, verdadeiramente pastor, fundando mosteiros, instruindo o clero, defendendo a causa dos oprimidos e deserdados deste mundo. Morreu no ano de 397.

Quer se acredite ou não na lenda de S. Martinho, quer se seja crente ou não, religioso ou não, a verdade é que esta é uma bela história de compaixão e de amor.

Olhem para dentro de vós. Lembrem-se de quem são!

1 comentário:

Andarilha das Estrelas disse...

Amor querido

E mais um dia de sol hoje por ai não é? E muitas castanhas com Jeropiga e Agua Pé. Sei disso tudo por sua gentil paciência em me mostrar suas tradições. Adoro-as! Pois que então, neste primeiro portal de 11-11-11 (2+9=11)juntas, como sempre, recebamos a energia da Verdade, da Coragem e do Amor. Estas mesmas energias que impulsionaram a vida de São MArtinho. Agora, importante nisto tudo, embora seja um santo da Igreja Catolica, esta mesma que ao longo de sua historia,colocou um julgo sobre seus fiéis, favorecendo o poder e a ganância, assim como vendendo passes para o paraíso.Porem homens e mulheres como Francisco, Martinho,Rumi, Clara, Catarina, Teresa, sempre olharam para dentro de si mesmos, sempre reconheceram o Deus que os habita e viveram o amor a este Deus, e não ao deus dos altares externos. Adoravam no altar próprio de Deus: em seus corações.
Assim, que amor, muitos medos nos fazem ser aquilo que não somos, nos fazem ter opções avessas à nossa realidade interior, medos atávicos mesmo!
Estas energias que nos chegam, nos favorecem a romper com o medo atávico e nos fazer verdadeiros amantes daquela que nos habita, nossa própria divindade.Em sendo assim, nos capacita ao amor incondicional.
Minha gratidão por este post tão apropriado, adoraria estar ai para um bom magusto contigo.
Namastê meu lindo amor!