segunda-feira, outubro 26, 2009

Ainda o incidente Maitê Proença

Neste vídeo e ainda neste outro a actriz Maitê Proença pede desculpa aos portugueses dizendo, em resumo, que o vídeo que fez em Portugal era para um programa de humor inteligente e que tudo não passou de uma brincadeira não entendida pelos portugueses por falta de sentido de humor destes!
Para provar à actriz que sentido de humor não nos falta, eis uma carta de resposta de um português que recebi por e-mail e que transcrevo.
Cara Maitê,
Acabei de ver o teu vídeo a pedir desculpa aqui à malta (*) de Portugal! Tudo jóia miúda... já vi que és uma garota "légál" e brincalhona, por isso, sei que não levas a mal se te tratar por tu... já somos amigos! Sabes que há uns anos atrás, quando te vi pela primeira vez, soube logo que tu tinhas dois avôs portugueses! Essa tua beleza tinha de vir de algum lado né?
Neste momento sinto-me envergonhado de nós (Portugueses) termos ficado tão ofendidos com aquele documentario! Afinal de contas, o pessoal brazuca é show de bola… é sempre em festa! Qual é o problema de um grupo de brasileiras brincarem e gozarem (**) com "gajos" como o Camões e o Vasco da Gama, escarrar para um lago de um Mosteiro que é património mundial, deitar abaixo uma pessoa que não sabia resolver um problema no computador, que pelo que entendi, tu também não sabias resolver... qual é o stress? Na boa, tudo "légál", show de bola garota...
Sabes o que me lembrei? Até era giro a malta combinar, tu falares com esse teu amigo cameraman e fazemos o seguinte: Eu levo daqui o Rui de Carvalho (um conceituado actor aqui de Portugal) aí ao Brasil e a malta faz um filme caseiro com este guião:
1º Filmamos o Rui a mijar para os pés do Cristo Redentor e a fazer um V de Vitória como que a afirmar: "estou-te a mijar para os pés e tu não podes fechar os braços para me impedir... estás a ver quem manda ó 7ª maravilha do mundo?"
2º Outra imagem era o Rui num restaurante a fazer o seguinte pedido: "Oh garçon, arranja-me aí uma dose de Presidente recheado com arroz de coentros (caso não tenhas entendido ele iria pedir Lulas recheadas)..."
3º Também era "légál", o Rui gozar um bocado com a vossa história, mas infelizmente, não vai dar porque não é fácil encontrá-la... Espera lá! Já sei... arranjamos um barco e o Rui veste-se de conquistador Português a desembarcar no posto 9 em Ipanema gritando o seguinte: "quem sois vós minhas popozudas de fio dental? e vós seus boiólas de sunga? Que estaides a fazer assim vestidos na terra que eu descobri? ide-vos vestir e de seguida ide trabalhar para os campos a apanhar cana de açúcar que é para isso que vocês servem! (esta é show, não é Maitê?)
4º Para acabar, o Rui faz um discurso à frente da estátua do Pélé a dizer: "sabem para que é que este "preto" era bom? para limpar os escarros que os vigaristas dos brazucas mandam para os lagos dos nossos mosteiros lá em Portugal"
Você curtiu a ideia Maitê? Pensei que seria falta de respeito e de educação fazer uma coisa deste género num país que não é o meu, mas afinal, é uma coisa normal como tu dizes... é brincadeira... isto há brincadeiras do carago (como se diz no norte cá da terra)!
Ah é verdade... muito importante... Depois vendemos isto à rede Globo e eles transmitem em horário nobre... Aposto que o Brasil vai ficar inundado em lágrimas de tanto rir! Afinal de contas como tu disseste, o povo brasileiro, é muito brincalhão! De certeza que vai aceitar que um "manézinho" vá aí à tua terra gozar com a tua pátria!
Um beijo pá...
E aparece mais vezes cá em Portugal. Tenho uma brincadeira que adorava fazer contigo, mas não te conto agora... pronto está bem, eu conto... era esfregar 3 pasteis de nata (daqueles que tu comeste) na tua cara! Deve ser mesmo o teu género de brincadeira... afinal de contas tu és tão bem humorada! É verdade, traz as tuas amigas do programa porque há pasteis para todas!
Beijos pá
Frederico
Nota: Usei o nome de Rui de Carvalho sem qualquer desrespeito à sua pessoa, antes pelo contrário, é um símbolo do nosso país daí ser a pessoa exacta para ironizar esta situação.
Outra chamada de atenção que quero fazer, será o facto de usar a expressão "preto" no ponto 4º. não terá qualquer intenção racial subjacente ... será apenas uma forma de ironizar a displicência com que Maitê trata de alguns temas. Longe de mim querer magoar qualquer tipo de raça...
P.S. (*) A palavra "malta" para os portugueses é o mesmo que "galera" ou "pessoal" para os brasileiros.
(**) A palavra "gozar" para os portugueses é o mesmo que "fazer piada", "zoar", "debochar" ou "brincar" para os brasileiros.
É assim que nós portugueses somos ... esquisitos, pois então!

10 comentários:

Anónimo disse...

Um esclarecimento: aqui, a palavra "preto" é largamente utilizada. Portanto, sem preocupações!

Andarilha das Estrelas disse...

Caramba, como é dificil sair das coisas negativas não?
Quando o ego e o orgulho estão em jogo tudo fica nesta base, há que ter respostas sempre!
Parece que se não houver uma resposta ao pé de igualdade não se satisfará a nada nem a ninguém.Fica-se a sensação de que somos os que perderam, os fracassados, então temos que responder no mesmo nível.
Fico a pensar se as guerras não são exatamente uma consequencia disso:
ódio, rancor, desentendimentos, falta de visão do que pode ser belo, transparente e positivo.
Sim, a Maitê fez a merda que fez, depois fez mais merda ainda, porem ninguém fala ou comenta ou faz um post sobre o outro lado!
Como por exemplo, vários programas produzidos aqui no Brasil e que mostra um Portugal soberbo, programas feitos com profissionalismo, com carinho e de muita audiência por aqui. Aliás uma audiência muito maior que esta pobreza do Saia Justa, que nem tem audiência alguma, é próxima do zero.
Estou a falar do programa "Mais você" de Anamaria Braga,uma brasileira, apaixonada por Portugal e que fez, simplesmente, uma série sobre a gastronomia e o povo Português.Um programa com muito mais audiência que o tal de Saia Justa cuja audiência é próxima a zero.
Mas deste ninguém fala não é mesmo????
Em detrimento de serem programas recentes e não levados ao ar há mais de 2 anos.
Lastimável esta nossa tendência a sempre evidenciarmos a merda, o feio, o triste, o negativo e acharmos que o belo, o alegre o amoroso e o positivo não merecem nenhuma evidência!

Duca disse...

Giovana,

De facto não me parece que a palavra "preto" seja ofensiva. Contudo, se assim for, também um europeu pode sentir-se ofendido quando lhe chamam "branco".

Duca disse...

Meu amor,

Este post foi colocado com a intenção de provar que os portugueses são muito bem humorados, ao contrário do que afirma a Maite no seu arrogante pedido de desculpa onde, mais uma vez, fez merda e da grossa. Sinceramente para dizer o que disse mais valia ter ficado calada.
Também serve para mostrar que há coisas que não são susceptíveis de brincadeira, mesmo quando se é muito alegre e muito bem humorado!
Tu sabes bem que o Tempus Blogandi é um blog que não tem uma só via em termos temáticos. É um blog que tanto fala de coisas feias, negativas e tristes, como de coisas belas, positivas e alegres.
Já tinhamos falado sobre o programa da Ana Maria Braga e, na altura, disse-te que tinha muita vontade de fazer um post sobre ele. Pois, será o tema do próximo post.

Te amo

Andarilha das Estrelas disse...

Duca
Sei exatamente ao que seu blog se propõe, aliás se não fosse assim, nós sequer teríamos nos conhecido, pois não iria me interessar escrever para um blog que nada me dissesse.
Agora, acho que voce já havia deixado muito claro no post anterior que:"há coisas que não são susceptíveis de brincadeira, mesmo quando se é muito alegre e muito bem humorado!"
Mas para mim, e voce me conhece muito bem para saber minha opinião, havia a necessidade de dar o troco em estilo similar, e foi feito!
Porem , a meu ver, já não estamos mais na era de se evidenciar coisas esquisitas, pequenas e medíocres! Estamos sim, na era de evidenciar que estamos para além disso, muito além!
Aliás fiquei surpresa que o post sobre os belos programas a respeito de Portugal, uma clara contrapartida de nosso respeito, conhecimento e amor por este País, não tenha sido feito! Isto sim, seria estar para alem da mediocridade, da pequenez e da resposta no mesmo nível.

Duca disse...

Andarilha,

Já anteriormente te disse que esse post sobre os belos programas da Ana Maria Braga a respeito de Portugal será o próximo. Aliás, como administradora deste blog, sabes muito bem que também podes fazê-lo se assim entenderes.
Chamo a atenção para o facto de que "o troco em estilo similiar" não foi feito por mim. Eu transcrevi o texto que me chegou por e-mail e fi-lo exactamente porque considerei, e como eu mais portugueses, o pedido de desculpa da Maitê mais uma provocação. Tenho a certeza que se a Maitê tivesse feito um pedido de desculpa decente e educado - nem era preciso que fosse sincero - e sem tentar atirar com areia para os olhos dos portuguieses, fazendo-nos passar, mais uma vez, por estúpidos e esquisitos e, ainda, por mal-humorados, o assunto já tinha morrido.
Por mim, o incidente Maitê fica, com este último post, encerrado.

Pipinha disse...

Com as devidas reverências à Duca, que sempre tenho lido com admiração e respeito, nesta matéria concordo absolutamente com as observações da Andarilha.
Mas agora deixaram-me curiosa!...
Venha de lá esse post sobre o programa de Ana Maria Braga!...
;)

Duca disse...

Pipinha,

:) Tanto eu como a Andarilha andamos com uma enorme falta de tempo, mas o próximo post, sobre os programas da Ana Maria Braga, já não tardará muito.

Pipinha disse...

:) obrigada!
Entretanto, aqui em Portugal também se vão fazendo coisas bonitas que enaltecem a relação destes dois países; (também para mim as relações luso-brasileiras merecem um carinho/atenção especial!...)
Aliás, este programa começa hoje mesmo e permito-me divulgar aqui o link porque sei que tu e a tua amada o saberão apreciar:
http://www.fcsh.unl.pt/agenda/2009-novembro/programa-panoramabrasil.pdf
Abraço para ambas

Duca disse...

Pipinha,

Obrigada pela divulgação do link. :)
Estarei atenta, pois pelo que li parece-me muito interessante.

Abraço