terça-feira, outubro 13, 2009

Carta aberta a Maitê Proença

Hoje, 13 de Outubro do ano da graça de 2009, Portugal despertou com a notícia, em tudo quanto é jornal, de um vídeo que você fez em Portugal – quando por cá se encontrava em trabalho – e que passou no programa "Saia Justa" do GNT e onde você tenta fazer piada com a tão propagada burrice dos portugueses por terras de Vera Cruz.

Sem deixar de me interrogar com a falta de assunto de real importância com que a maioria da imprensa portuguesa parece conviver, não posso deixar de aqui expressar a minha opinião sobre algo que, pela sua natureza, é passível de criar ódios de estimação entre dois povos com muito mais em comum que possa uni-los do que babaquices que possam desuni-los.

Sou portuguesa, adoro o Brasil, a sua cultura e o seu povo e, em minha opinião, as piadas que no Brasil se contam sobre os portugueses, nada mais são do que a prova de que alguns brasileiros são muito ignorantes, preconceituosos e sofrem de um tremendo complexo de inferioridade e de uma enorme baixa estima, o que não deixa de ser lamentável.

A sua tentativa vã de ter graça à custa dos portugueses apenas demonstrou que a Sátira e a História não são o seu forte.

De facto, a quantidade de asneiras que você diz em poucos minutos é assustadora.

Para começar, Salazar esteve no poder 42 anos e não 20 - infelizmente para nós portugueses - tendo sido substituído por Marcelo Caetano que manteve a ditadura por mais 6 anos.

Satiriza com Sintra sem saber que esta tem dezenas de monumentos históricos e que toda aquela região é Património Mundial da UNESCO.

Nem passa pela sua pobre cabecinha que Sintra foi, no passado, um centro de reuniões para muitos escritores, revolucionários e ordens herméticas. É por esse motivo que Sintra está repleta de símbolos que despertam – em qualquer pessoa que tenha frequentado a escola básica – no mínimo, curiosidade. De facto, Maitê, o 3 virado para o lado direito é um símbolo esotérico muito conhecido mas, pelos vistos, você desconhece e nem procurou conhecer. Preferiu, antes, a piada fácil e boçal.

Você não faz ideia do que é um estuário, pois não? É que se fizesse, de certeza que entenderia a razão pela qual os portugueses chamam ao Tejo, "mar".

Junto do túmulo de Camões, localizado no interior da Basílica do Mosteiro dos Jerónimos, você fez piada com este e atreveu-se a brincar com o estilo arquitectónico Manuelino enfatizando o "Manuel" que é o nome com que alguns brasileiros se referem de forma depreciativa aos portugueses.

Maitê, em Portugal fala-se português, portanto, para nós não existe a palavra mouse e sim rato.

Os hotéis, pelo menos em Portugal, não têm qualquer obrigação de reparar equipamentos pessoais dos clientes, sejam eles quais forem.

Por fim, você remata este triste vídeo com um final para o qual nem encontro adjectivo. A cuspidela era mesmo escusada e foi de muito mau gosto.

A única coisa que você conseguiu com o vídeo foi alimentar o preconceito já existente entre os dois países. Sim, porque o riso, você só o conseguiu junto das outras pobres ignorantes que também faziam parte do programa - sinceramente não entendo como o GNT deixou ir para o ar uma coisa destas.

Maité, faça um favor a todos os portugueses, nunca mais ponha os pés por estas bandas porque você é "persona non grata" (se não souber o significado, em qualquer site de latim na internet há a tradução).

Caso sinta um pouco de vergonha e, por esse motivo, se interesse por perceber um pouco mais da realidade portuguesa, comece por ler este post cujo texto foi escrito e o PPS traduzido do inglês para o português por uma conterrânea sua que deve sentir-se muito entristecida com a sua atitude, pois é alguém que admira Portugal e os portugueses.

12 comentários:

Andarilha das Estrelas disse...

Puxa, estou envergonhada por ter esta imbecil como conterrânea.
Lamentavel que esta mulher que é péssima atriz se expresse com tal falta de educação.
Peço, envergonhada, desculpas por tal imbecilidade expressa por uma figura pública.
Fui ao site dela e escrevi umas coisas pra ela.
É o mínimo que posso fazer.
Estristecida que estou.

Anónimo disse...

Muito esclarecedor este post, gostei bastante :-)

Tentei acessar o site de Maitê, mas está fora.

Em notícia recente, ela pede desculpas se ofendeu alguém, que tudo era uma brincadeira, que se considerava portuguesa e tal. Pode ser. No entanto, sou da opinião de que toda cultura e história de qualquer país deve ser respeitada. Infelizmente, no vídeo houve muitos excessos. Não vejo graça ou qualquer brincadeira em dizer asneiras ou mesmo cuspir em um patrimônio cultural.

Creio que se fosse se alguém fizesse isso na casa dela, não ia gostar nem um pouco...

Anónimo disse...

Nossa, que horrível,que coisa mais clichê e ultrapassada. E eu que achava a Maitê tão bonita!Decepcionante!

Duca disse...

Amor, não tens de pedir desculpa por rigorosamente nada. Ao fim e ao cabo, gente como Maitê Proença também existe em Portugal e em todo o mundo.
Mas o que me deixa mais perplexa é a arrogância dessa mulherzinha que, ainda por cima e para piorar as coisas, acha que nós portugueses é que não temos sabedoria e inteligência para nos rirmos de nós próprios. Engana-se, pois sabemos fazê-lo muito bem, só não admitimos piadas boçais vindas de uma pobre coitada que se julga possuidora de um apuradíssimo sentido de humor.

Duca disse...

Gigi

Infelizmente, também em Portugal temos gente que não respeita nada nem ninguém.
É obrigação de todos nós respeitarmos o património cultural, assim como os povos das várias nações do mundo.
Vou muitas vezes ao Brasil e, garanto-lhe, que se visse alguém, independentemente de ser brasileiro ou estrangeiro, desrespeitando património cultural eu interviria para o impedir.

Duca disse...

Márcia,

É caso para dizer a velha máxima: "Quem vê caras não vê corações!"

Citadina disse...

Eu acho que se está a dar demasiada importância a essa senhora. Deve ser por "falta de assunto" como dizes.
Afinal, quem é ela e qual a autoridade técnica que têm as suas opiniões? Ela é por acaso alguma antropóloga ou socióloga acreditada que baseia em estudos sérios as apreciações de Portugal e dos portugueses que faz? Não? Então temos de concluir que as opiniões dela são opiniões como outras quaisquer, neste caso um bocadinho mais ignorantes e boçais do que a média, como muito bem também referes.
A mim sempre me trataram impecavelmente no Brasil e se houve brasileiros que nas costas me desdenharam ou menosprezaram, não sei nem me interessa, aliás isso seria sempre um problemas deles e não meu.
Só uma curiosidade, o "3 virado" é a quinta letra do alfabeto grego, chamada Epsilon, à imagem da qual temos no latim o nosso E maiúsculo. Não sei que significado esotérico possa ter (mas gostava de saber), sendo que, no contexto geográfico em que foi retratado, admito perfeitamente que seja essa a origem da sua utilização.

Citadina disse...

Ora muito obrigada pela instrutiva lição sobre o Epsilon, eu só o conhecia das aulas de matemática, já aprendi alguma coisa hoje ;).

Duca disse...

Citadina,

De facto a Maitê não tem, que se lhe conheça, qualquer autoridade para fazer apreciações sobre Portugal e os portugueses. Aliás, pelo visionamento do vídeo se percebe a sua enorme ignorância para não falar da falta de respeito para com quem lhe deu trabalho - provavelmente quando escasseava no Brasil - e alguns euros a ganhar.
A razão porque se está a atribuir demasiada importância à chacota que ela faz dos portugueses e do seu património cultural, julgo que tem a ver com o facto de ela ser uma figura pública o que, naturalmente, a transforma numa "fazedora" de opinião - mesmo que do mais reles - e, também, por ter sido colocado no YouTube onde é passível de ser visto por muita gente.
O número 3 invertido é, como dizes, o Epsilon no alfabeto grego.
Em termos esotéricos, a letra "E" representa o olho de Hórus. Simboliza Marte. Também representa o talento, a guerra e, ainda, a Estrela de David.
O 3 invertido é também ligado, para quem acredita, ao alivio do stress e da ansiedade.
A placa de 3 invertido em Sintra poderá também querer dizer que aquela é uma moradia Judaica.
É também um símbolo utilizado na Maçonaria.

Condessa X disse...

A forma como a sic deu a notícia (desenterrada do baú uns 3 anos depois) foi mesmo para provocar esta onda de indignação entre os povos. A meu ver a acrtriz fez um vídeo que nunca preendeu ser informativo, mas somente brincalhão. Vocês nunca fizeram vídeos caseiros a brincar? Nunca gozaram com nenhum aspecto da cultura portuguesa, brasileira ou chinesa? Acaso não fazem piadas de alentejanos ou nortenhos?
Deixem a actriz em paz!

Duca disse...

Condessa X

Agradeço-lhe o comentário, mas não posso concordar consigo e explico porquê.
Quando eu faço um vídeo caseiro, vejo-o em minha casa ou em casa de amigos.
A Maitê até pode ter feito um vídeo caseiro, mas ao ser transmitido num programa televisivo, vai muito para além de ser um inocente vídeo brincalhão.
Se eu fizer um vídeo brincando com portugueses, brasileiros, chineses, etc. e decidir colocá-lo no YouTube, certamente que o mesmo poderá provocar apenas alguns comentários de agrado ou desagrado.
Mas quando uma figura pública como a Maitê Proença - que tem o dever de ser mais cuidadosa com o que faz e diz pois é uma fazedora de opinião - faz um vídeo onde não se limita a brincar com os portugueses, mas desrespeita figuras e monumentos históricos de Portugal e, ainda por cima, o leva a um programa televisivo para ser mostrado, é de uma irresponsabilidade, infantilidade e falta de respeito de bradar aos céus.
Portanto, a onda de indignação é perfeitamente natural, e mais, o facto de o tal vídeo ter três anos não retira gravidade à situação.
Agora, cara Condessa, aqui entre nós deixe-me dizer-lhe que a Maitê até é uma mulher de sorte, pois desrespeitou um povo que, por mais indignado que fique com este género de coisas, não leva a sua indignação a patamares mais elevados como outros levariam.

Anónimo disse...

Senhora D. Maite Proenca
Qual foi o portugues que ofendeu tanto o seu ego, ao ponto de a levar publicamente a fazer tao tristes figuras, dando a todos nos a conhecer a sua ignorancia e deselegancia de maneiras? Como `e que a senhora tem a audacia de fazer de"cicerone" num Pais do qual desconhece tudo? Historia, geografia, cultura, simbolos etc, ja para nao falardo respeito e da cortesiaque deve ao Povo Portugues, que sempre a tratou com o maior respeito e carinho, quase a entronizando quando da, ou das visitas que fez ao meu Pais, isto, sem falar da parte monetaria, que penso ter sido bem compensadora.
Os "pacovios" do meu pais seriam incapazes de publicamente ou nao, cuspir num monumento brasileiro. O que pretendeu a senhora demonstrar com um gesto tao repugnante? Desprezo, raiva ou simplesmente falta de maneiras, que nao se toleram, em especial numa figura publica?
Pois `e senhora D. Maite Proenca, o Mosteiro dos Jeronimos, ou Nossa Senhora de Belem, tem para os portugueses um valor incalculavel de glorias passadas, onde repousam as cinzas de figuras de vulto do meu Pais, destacando Vasco da Gama e Camoes, alem da joia arquitectonica que `e. Sabia por acaso que a primeira pedra para a construcao foi lancada no ano de 1500 no reinado de D. Manuel I?
Foi ontem "ne"?
Sintra, minha senhora, `e muito mais que uma simples " Vilazinha" como a senhora afirma.
Va `a internet e ilucide-se, pois ate Lord Byron se inspirou em Sintra para fazer versos vibrantes de entusiasmo. Apesar do seu caracter impetuoso como a senhore deve saber...
Portanto, senhora D. Maite Proenca, quando quiser fazer humor com os Portugueses, nao o faca com coisas de tantoapreco para nos, para mais tarde nao ter de vir a publico desculpar-se, porque " as desculpas nao se pedem, evitam-se"

Belissa Siosta