sábado, maio 17, 2008

17 de Maio -Dia Mundial Contra a Homofobia



Este dia é celebrado em mais de 40 países e foi escolhido para lembrar a retirada da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 17 de Maio de 1990.

Dezoito anos passados e a Homofobia continua a ser uma realidade. Há ainda quem acredite que ser homossexual é ser doente. Há quem, por esse facto, persiga e assassine homossexuais. Na grande maioria dos países o casamento entre homossexuais ainda não é permitido, os homossexuais não podem adoptar crianças e são discriminados dentro da própria família, socialmente e nos locais de trabalho.
Em Portugal, tudo isto acontece ao arrepio do corpo do Artigo 13º da Constituição da República Portuguesa, ao qual foi incluída a orientação sexual em 22 de Abril de 2004.

Assim, recordo nesta data o conhecido slogan "A Homossexualidade não é uma doença, a Homofobia é que é uma doença" e lembro os nossos políticos sobre a necessidade, de uma vez por todas, de cumprirem e fazerem cumprir na íntegra a letra da Lei Fundamental do País.

4 comentários:

Andarilha das Estrelas disse...

Querida Duca,
As ilegalidades tornam-se presentes quando a arrogância e a tiranania do comportamento estabelecido se faz presente igualmente.
Tolerância transcende aspectos legais porem não os excluem.
Aqui, neste outro lado do Atlântico, se mata pela Orientação Sexual. Um homossexual é assassinado a cada tres dias!
E o Projeto de Lei que criminaliza a homofobia encontra-se adormecido, esquecido nas gavetas dos omissos!
Onde se encontra a ilegalidade afinal? Na falta de leis ?
Na falta de vergonha?
Na falta de amor?
Na omissão?
Somos todos responsáveis.
Não há como calar-se, nem tampouco fingir que nada acontece.
Existem amores escondidos por medo.
Existem relações afetivas se destroçando pela violência da homofobia.
Existem crianças, adolescentes que se matam pela vergonha.
Até quando?
Até Quando?
Tristemente
Andarilha

Anónimo disse...

Os valores homofóbicos são, ainda, um grande "tabu". E, como dizes, a real doença.

Uma vez que existe legislação, porque não fazê-la cumprir?

Um beijo

DSR disse...

Plenamente de acordo! No meu fraco entender:), penso que os bons exemplos têm de vir de cima. Que estado é este que não nos respeita? Tanta pseudo-modernidade para umas coisas e tanto medievalismo para outras!Sinto-me, a nível profissional e pessoal, profundamente desrespeitada por este Estado/Governo.

Beijo

nnannarella disse...

Querida Duca, o que vale é que algumas pessoas têm capacidade para enfrentar aquilo que nem elas próprias imaginam. E assim continuará a ser e só por isso o mundo continuará a “pular e a avançar”.
E a homofobia continuará em crescendo, enquanto o homosarcasmo continuar à solta, desde os écrans da televisão até às conferências escolares que se debruçam sobre sexo (pois que a disciplina de educação da dita continua a não existir). É realmente patético o modo como “opinionistas” e educadores de vários quadrantes da nação continuam, com a risada e o aplauso de muitos, a “gozar” com a homossexualidade. E a “estudá-la” e a comentá-la com as mesmas perguntas e enquadramentos com que pretendem, por exemplo, perceber os comportamentos do sr. Fritzil das caves austríacas. Beijo grande.