terça-feira, maio 15, 2007

Lesboa Party IV - Comentários ao balanço

A organização Entre Vírgulas, no seu blog, faz um balanço da 4ª edição da Lesboa Party. Depois da leitura do que é dito, fiquei sem qualquer vontade de fazer comentários mas, pensando bem, não me posso calar, sob pena de pactuar com certas coisas com as quais não concordo em absoluto.

Assim, vou passar a fazer copy paste das partes que considero merecerem o meu reparo e que colocarei a bold e itálico, a que se seguirá o meu comentário.

“O formato da Lesboa Party, desde a sua génese, não apresenta uma “residência fixa” para a realização da festa. Esta ocorrerá nos locais mais diversificados e até imprevistos (desde uma instalação fabril abandonada a um castelo).”

Muito bem, então porque lhe chamam LESBOA? Que eu saiba, o Pragal não é em Lisboa! E as tais revistas estrangeiras de que a organização tanto se orgulha e que disso nos tem dado nota no blog, ligam o nome Lesboa à cidade de Lisboa e à palavra lésbica. Ora vejam lá o que diz a revista francesa Têtue.

“O blog da Lesboa Party sempre foi um espaço de divulgação e partilha, aberto a todo e qualquer tipo de manifestações construtivas.Não admitimos, porém, o atropelo a um direito básico como é o do respeito pelo bom nome de pessoas (singulares ou colectivas), sobretudo quando quem desrespeita o faz de uma forma gratuita, usando várias identidades, um mesmo IP.
A partir da 3ª edição, vimo-nos obrigados a cancelar a opção de comentários anónimos a fim de evitar mensagens desagradáveis e maldosas feitas por nicks diferentes, mas provenientes de um mesmo IP, cujo objectivo era ridicularizar e pôr em causa o bom nome e a honra de público, artistas e pessoas envolvidos na Lesboa Party.
Após a última edição, voltaram a surgir comentários, de teor nitidamente ofensivo, agora assinados por usuários registados no Blogger (mas sem blogues activos), que levaram a Organização a decidir pela anulação do sistema de comentários, penalizando assim aqueles que, de boa fé, utilizavam este espaço para expressar as suas opiniões.”

Primeiro, eu, Duca, encontro-me registada na blogosfera através deste blog, não utilizo mensagens anónimas e nunca desrespeitei o direito básico ao bom nome de ninguém. Sinceramente, isto parece-me mais uma desculpa esfarrapada e de mau pagador, até porque, como responsáveis pelo blog, cabe-lhes o direito de apagarem os comentários insultuosos ou ofensivos deixando ficar os outros.

Segundo, começam por dizer que cancelaram a opção comentários a partir da 3ª edição e depois referem que nesta última edição (a 4ª) surgiram comentários ofensivos. Pergunto, em que ficamos? O meu comentário e os das Vossas Vizinhas, perfeitamente identificados e com os respectivos blogs activos, foram ofensivos ou foram no sentido de darem uma nota muito negativa, o que iria contrariar a “nota positiva e de destaque” da organização?

“A 4ª edição da Lesboa Party, realizada no Sábado, dia 5 de Maio de 2007, levou até ao Armazém C2, junto às Docas, em Lisboa, cerca de 1.600 pessoas.”

O quê? 1.600 pessoas? Essa contagem não foi inflacionada nem nada? É verdade que só lá estive até às 02h30 da manhã e, a essa hora, aquilo não tinha mais de 800 pessoas, contudo, falando com gente que lá esteve até quase final, a informação que retive é que não estiveram na festa mais de 1.000 alminhas. Adiante...

“Tendo em conta o “deserto” de iniciativas, festas e espaços abertos à diversidade, o facto da Lesboa Party existir e se manter de pé é por si mesmo digno de registo, merecendo mesmo ser nota positiva e de destaque, aqui registada.”

O deserto de que fala a organização está a tornar-se, aos poucos, num jardim, mas mesmo que assim não fosse, isso não lhes dá o direito de tratarem a comunidade LGBT como pessoas de segunda e, ainda, fazerem comentários como este “É pena que aquilo que o público espera encontrar numa festa, com o formato da Lesboa Party, nem sempre corresponda às expectativas, cada vez mais altas e legítimas” onde se vislumbra uma indisfarçável crítica por sermos exigentes. Para além disso, quem altera o formato da Lesboa Party e cria as expectativas é a própria organização e para que se comprove isso, basta uma breve leitura do blog.

Enfim, resta-me esperar que a festa do dia 30/06 no Pragal (?) seja um grande sucesso, não tanto pela organização Entre Vírgulas mas pelas pessoas que lá vão. Eu, pela primeira vez, não vou pois entre o Pragal e Madrid prefiro esta última.

1 comentário:

Anónimo disse...

alooo,achei a lesboa party no cristo rei um evento bem organizado foi bom ver que todos estavam a curtir as unicas coisas que eu vos tenho a apontar são;não havia indicações da festa e siceramente o dj que fechou a party mais valia deixar a sua profissão...you know what i mean,vou esperar pela proxima