terça-feira, maio 22, 2007

Espermatozóide feminino? - A Ciência e a Igreja






Aqui está um tema bem quente e polémico.

O cientista iraniano Karim Nayernia anunciou ter obtido espermatozóides sintéticos a partir de células-tronco de homens. Não satisfeito, Karim quer agora usar células de mulheres para o fabrico de espermatozóides sintéticos femininos e, para tal, já solicitou autorização ao conselho de ética para o fazer.


Se tal vier a acontecer, um casal de lésbicas poderá vir a fazer sexo também com fins reprodutivos. As duas serão mães biológicas dos seus bebés que terão o mesmo código genético de ambas as progenitoras. Como as mulheres não possuem cromossoma Y, só poderão fazer bebés do sexo feminino.


A propósito desta notícia e aproveitando a recente visita do Papa Bento XVI ao Brasil, a escritora e compositora brasileira Vange Leonel na sua coluna do Mix Brasil escreveu que de acordo com esta descoberta, a Terra poderá vir a ser povoada por milhões de filhas de lésbicas, podendo uma delas até vir a ser Papisa e que, nessa altura, o Vaticano não terá outro remédio senão dizer que o sexo entre lésbicas com fins reprodutivos é abençoado por Deus.


Ora leiam lá o texto todo que sendo sério, não deixa de ter o seu lado humorístico.


29 comentários:

Grace disse...

Não é verdade que duas lésbicas venham a poder 'fazer sexo com fins reprodutivos'. A técnica de fertilização não poderá ser, obviamente, o natural coito, mas sim uma fertilização assistida medicamente, vulgo 'in vitro'.

Duca disse...

Sem dúvida Grace, a não ser que daqui a uns milhares de anos nos tornemos mutantes. :)

Quando Vange Leonel diz que pode vir a ser possível duas lésbicas fazerem sexo com fins reprodutivos refere-se, naturalmente, às tecnicas de inseminação-fertilização-concepção assistida-in vitro. E, vindo tal a ser possível, não me surpreende que a inseminação possa ocorrer durante uma relação sexual entre duas mulheres, em que uma delas injectará na outra, de forma assistida, os espermatozóides concebidos a partir das suas células-tronco.

Anónimo disse...

Pois, Duca, pelo menos em Hollywood já foi feito! Entre duas personagens com quem simpatizamos e que respondem pelo nome de Bette e Tina :)
O Papa, só por isso, já não deve querer por os pés em solo americano nunca mais! Blasfémia!!!
Eu por mim já me contentava com casamento e adopção para homossexuais em Portugal...
Belíssimo post, beijos!

Duca disse...

É verdade, Citadina, no L-Word viu-se essa cena.
Acredito que se o Papa visse o L-Word lhe dava uma coisinha má.
Tens razão, temos é que nos focalizar no que é possível e ainda não temos como por exemplo, o casamento e a adopção. Contudo, não resisti a meter aqui este texto porque me divertiu imenso, principalmente a ironia ínsita no último parágrafo do texto.

Anónimo disse...

Eu não sendo católica não deixo de dar alguma razão ao Papa porque acho que o vale tudo é um pouco como destapar a caixa de pandora

Viz disse...

Olá Duca,
Esta coisa não é bem uma novidade, há já uns anos que, em reprodução animal, se fala da fusão de 2 X provenientes de fêmeas. E desconfio que em labos meios secretos e bem pagos a técnica já tenha sido utilizada em humanos..neste caso em lésbicas bem pagantes (e pouco católicas..lol). Agora, esta noticia é bem gira pois isola um dos cromossomas e dá-lhe capacidade fecundante (se for essa a intenção do espermatozoide artificial, senão continuará a ser uma fusão in vitro). Mas já estou como a Citadina, quero o direito a recorrer livremente à Inseminação artificial assistida (agora mais dificil com a nova lei da repro), quero o direito de adoptar, quero a opção do casamento, quero a união de faco regulamentada...etc, etc
Beijos
Inha
(vi agora estou com o nick da Viz, sorry, não mudo senão perco o texto..lol)

Viz disse...

..união de facto...

Anónimo disse...

Musa...


Passo.
Deixo um beijo.

E vou ficando e passando. Posso?

__________

Quanto ao assunto por ti abordado,parti-me a rir com o texto:)
_____________

Outro Beijo.

Post Scriptum: A primeira fotografia....tem muito sumo.

Duca disse...

Rebecca

É verdade, mas eu não temo que a caixa de pandora se destape, o que temo é o atraso em que o mundo se viu, e ainda vê, envolvido muito (demasiado até) por influência da Igreja. E, nem o Papa nem qualquer Igreja podem travar o avanço da Ciência porque esta evolui a grande velocidade, enquanto a Igreja evolui a passo de caracol, quando não involui.
Para além disso, com o problema demográfico que temos, até vejo com bons olhos esta possibilidade com a perfeita consciência de que nunca usufruirei dela, mas com os olhos postos nas gerações vindouras.
Não temo qualquer grande descoberta científica, o que temo é o que a Humanidade pode fazer com ela. E, sinceramente, não vejo que mal ao mundo trará a possibilidade de duas lésbicas poderem ter filhas que transportem o código genético de ambas.

Duca disse...

Inha

Pelos vistos parece que o grosso das mudanças terminaram... :)

Também já tinha lido qualquer coisa sobre isto. No entanto, parece-me que o que este cientisca quer descobrir é um espermatozóide artificial concebido a partir de células-tronco femininas, pois julgo que já é possível manipular genéticamente células de duas fêmeas de modo a criar uma criança também do sexo feminino (se estiver a dizer algum disparate, por favor, corrijam-me).
Mas a nossa prioridade, deve ser a união de facto devidamente regulamentada, o casamento, a adopção de crianças por parte de homossexuais e lésbicas e, ainda, o livre recurso à inseminação artificial.

Bjs

P.S. Sabes o que é uma coyote party? Parece ser uma americanada qualquer... Vai haver uma no próximo sábado na discoteca do costume. ;)

Anónimo disse...

Passei por aqui só pra ver a bola, mas não resisto a dizer-te o quanto admiro a tua paciência e finura de resposta, que tens com algumas das tuas comentadoras deste e de outros posts.

Tão logo me converta à fé (provavelmente numa vida futura, se é que isso existe) tratarei de te propor como santa - Sta. Duca da Paciência com as Iliteradas(*).

(*) Iliterada - relativo a qualquer iletrada com sérias deficiências em literacia.

P.S.: Não vi a palavra em lugar nenhum, nem no dicionário, mas foi o que me apeteceu chamar às gajas (porque hoje estou muito boazinha).

;)

hehehe

Duca disse...

Ela

Passas, vais ficando e não precisas pedir autorização para o fazer pois sabes muito bem como és sempre bem vinda. :)

A mim o texto também me fez dar umas boas gargalhadas, por isso o meti aqui.

A primeira fotografia foi escolhida a dedo e com intenção. ;)

Bacio Principesa

Grace disse...

Então o o segundo comentário que eu deixei hoje!? Porque não aparece a seguir ao da Duca, onde devia aparecer?

Anónimo disse...

[gargalhada]

Anónimo disse...

Reconsiderando... acho que te vou propor pra Santa, ainda esta vida

;)

Duca disse...

Du

Como está a minha cientista favorita? :)

Não há dúvida que algumas pessoas são iletradas e esse facto é notório em vários fóruns e blogs. No entanto, relativamente ao assunto a que respeita este post, é natural que as opiniões sejam as mais diversas, o que não significa que seja por iliteracia e sim porque a informação ainda é muito escassa.
Eu própria vejo-me "em papos de aranha" para dizer seja o que for sobre este tema, muito menos debatê-lo.
Para além disso, conheces-me o suficiente para saberes que não fujo a uma boa tertúlia, preferencialmente com opiniões divergentes, desde que com elegância.

Duca disse...

Grace

Não li o teu segundo comentário, porque nem o vi aqui. :(
No entanto, sei que hoje à tarde o blogspot esteve com problemas.
Posso pedir-te o favor de o voltares a meter aqui?
Obrigada.

Anónimo disse...

Decididamente! És uma santa!

Bjinho e "gude nái-te".
Um dia destes volto :)

Grace disse...

Como podes imaginar, também não guardei o comentário.
Em resumo, dizia que a inseminação artificial não pode acontecer "durante uma relação sexual entre duas mulheres". Tal inseminação não é 'in-vitro', mas sim 'in-utero'. A técnica in-vitro consiste em fertilizar um óvulo em ambiente artificial, de laboratório, e então, só depois de fertilizado, se implanta no úteo da mulher, já no estado de embrião.
"uma delas injectar na outra, de forma assistida, os espermatozóides concebidos a partir das suas células-tronco" é realmente muito poético; seria lindo se não fosse irrealista.

P.S.: É mesmo preciso ter cuidado com a 'iliteracia'.

Duca disse...

Grace

Agradeço o teu comentário e esclarecimento, principalmente no que respeita à diferença entre in-vitro e in-utero.
Como eu já por aqui afirmei, não me sinto minimamente capacitada para debater este tema, pois não considero que exista informação suficiente e não sou especialista já que esta nem é a minha área. Por isso, qualquer informação que surja é bem-vinda.
No entanto, como não sou iletrada nem completamente parva, consigo raciocinar sobre estas questões, de acordo com o que vou lendo.
A hipótese que coloquei é tão poética e irrealista como o será a criação de espermatozóides artificiais a partir de células-tronco femininas.
De facto, parece-me que o cientista Karim Nayernia ainda não criou esses espermatozóides, portanto, a questão ainda se mantém no campo da hipótese.
Ora, a partir do momento em que venha a ser possível essa técnica de criação de espermatozóides a partir de células-tronco de uma mulher e, se esta for lésbica, porque não pensar-se na possibilidade de esta poder injectar esses espermatozóides na outra, durante o acto sexual, com a ajuda, por exemplo, de uma seringa própria para o efeito?
Aqui há uns anos, qualquer pessoa diria que muitas das coisas que a ciência descobriu eram irrealistas e, no entanto, elas aí estão.
É que a Ciência também é poesia e os cientisdas sonhadores.

Inha disse...

Agora é que estou numa de iliteracia..leio e leio e nada entendo..mas que desagradável é a "du"...mas talvez seja uma linguagem "code" para a Duca..assim espero!

Duca disse...

Inha

É mesmo uma questão entre a Du e eu que teve origem numa conversa que tivemos há uns tempos atrás. Só que colocado aqui da forma peculiar que a Du tem pode parecer outra coisa que não é.

Beijo linda!

S.L. disse...

Duca,
Não quis passar sem dizer olá. O tema é complexo e de difícil debate...
Quanto à Igreja percebe-se diariamente a razão pela qual tem vindo a perder milhares de crentes. Percebe-se porque as pessoas se "refugiam" em outras crenças, outros acreditares. Como é possível pregar contra a discriminação e praticá-la com actos homofobicos deste géneros?
Bjs

Anónimo disse...

Ao acaso re-passei por aqui depois da minha msg de "gude nái-te" (2 dias atrás).

Dear, és mesmo uma santa!!! (lol)

O demais é silêncio, por respeito a ti e a este teu espaço.

;)

pecado original disse...

eeheheheheh o vaticano está ameaçado por mulheres.
Mas.... não acho justo... imagina a quantidade de mulheres que vão nascer e assim aumentar a tentencia lesbica. Não é que tenha algo contra... mas ainda quero homens na terra.
beijinho ;)

Duca disse...

SL

Como é possível pregar contra a discriminação e praticá-la com actos homofobicos deste géneros?
Como diz o velho ditado "Faz o que eu digo e não o que eu faço".
As contradições da Igreja são inúmeras, por isso, têm cada vez mais crises de vocação e nas missas dominicais, salvo raríssimas e pontualíssimas excepções, o número de fiéis é cada vez menor.

Bjs

Duca disse...

Pecado Original

Mas.... não acho justo... imagina a quantidade de mulheres que vão nascer e assim aumentar a tentencia lesbica. Não é que tenha algo contra... mas ainda quero homens na terra.

Hum...não vejo que exista qualquer ameaça aos homens, idependentemente de eles se sentirem ameaçados ou não, porque isso já eles se sentem desde que as mulheres assumiram a sua independência.
E não vejo qualquer ameaça à existência de homens porque a grande maioria da população continua a ser heterossexual. Os homossexuais e lésbicas pertencem a uma minoria. Portanto, mesmo que existissem milhares de lésbicas a fazerem filhas, os milhões de heterossexuais não deixariam de procriar também.
Apesar da minha clara e assumida preferência por mulheres, garanto-te que também não gostaria de um mundo sem homens!

Beijinho :)

Anónimo disse...

Finalmente nós mulheres podemos afirma que não presisamos de homens,graça a essa sumidade geneticista Dra. kerim Nayernia merece o Nobel de cência do todos os tempos.O Egos das mulheres foi finalmente concretizado provando sua superioridades do gênero.O próximo passo é erradicar o gênero masculino...brincadeirinha!!,não precisa borrar as calças seus inutéis masculinos!!!!,pelo menos por um tempo. De acordo com a perspectiva do futuro já que o espermatozóide feminino só gerará mulheres a maioria sobrepuljará o gênero inferior masculino...e têm mais quém precisa dos homens, só se for serviçal.

Mfjett disse...

Meu Deus isso é uma coisa muito foda!...
mas uma não engravida a outra fazendo sexo haahaha
é uma coisa em laboratório e pra criar alguns espermas maduros demora uns 5 anos, não é algo simples...