quarta-feira, setembro 30, 2009

Impeachment?


Sobre a questão das escutas ao Presidente da República que têm enchido os jornais portugueses nos últimos tempos e, a propósito da declaração de ontem ao País por parte daquele sobre o assunto, só posso dizer que não queria estar na pele do PR!

Ser Presidente da República é muito complicado e, mais complicado deve ser, quando o mesmo é filiado - tendo até sido primeiro ministro em duas ocasiões com igual número de maiorias absolutas - no partido que é o segundo mais votado o que faz com que seja o principal partido adversário do partido do Governo.

Eu, sinceramente andava a estranhar que ainda não tivesse existido um "caldinho" entre o PR e o partido do Governo, mas pelos vistos ele já andava a ser cozinhado há um tempo.

Mas eu explico porque razão eu não gostaria de estar na pele do PR.

Se o PR tivesse falado há uns meses atrás, seria acusado de ser um elemento desestabilizador que não permitia que a maioria absoluta PS governasse a seu belo prazer. Se o PR tivesse falado durante esta campanha eleitoral, seria acusado de estar a ultrapassar as suas funções apoiando o seu partido, o PSD. Como falou agora, é criticado por toda a gente porque deveria ter falado antes!

Agora, há um tremendo imbróglio porque as relações entre o PR e o partido do próximo Governo - que vai ter como primeiro ministro, novamente, José Sócrates - azedaram mesmo.

Não estará à vista um impecheament? Só que, normalmente, este parte do Parlamento nos sistemas parlamentaristas e do Congresso nos sistemas presidencialistas. E, já agora, contra quem?

Como Portugal é um país sui generis, talvez a coisa não dê muito mais burburinho do que o que está a dar. Será? Ou será que desta vez talvez se estejam a aproximar tempos mesmo muito complicados para o País?

2 comentários:

Andarilha das Estrelas disse...

Tenho acompanhado estas noticias. As iniciais se deram quando ai estava.
E também as reações ao discurso de CS.Claro que alguns do PS reagiriam como de costume o fazem os manipuladores: Ironizando.
A gente sabe que a ironia é a arma principal dos manipuladores.
E me parece que a "tchurma" do PS domina as comunicações sociais daí.
Será essa história toda um "watergate" português?
Já estão a colocar uma hacker alemã no meio da história.
Ai ai ai ai ai.... como vocês dizem:
aguas de bacalhau à vista?

Duca disse...

Pois é, o mais certo é ficar tudo "em águas de bacalhau" para o PS.
Claro que a comunicação social há muito que está nas mãos do PS, mesmo quando estes não são Governo! Os tentáculos do PS são enormes e a tendência para criar faits divers para melhor se deslocarem as atenções da nação maior ainda!
Ai as manipulações e os manipuladores, na maior parte das vezes eles enganam mesmo, mas esquecem-se que há quem os tope à légua, apesar de serem poucos infelizmente!