domingo, fevereiro 25, 2007

Safo - A décima musa


Safo nasceu em Eressos pequena cidade da ilha de Lesbos, uma ilha grega do mar Egeu, por volta de 612 a. C. tendo, ainda menina, mudado para a principal cidade da mesma ilha, Mitilene. De família nobre, casou-se muito jovem com um homem rico e teve uma filha chamada Cleis.

Aos 19 anos, Safo já fazia parte da vida pública (na política e na poesia). Safo conspirou contra o tirano Pítaco que, temendo-lhe a escrita, a desterrou para a Sicília.

Quando falamos em lesbianismo, estamos de certa forma a referirmo-nos a Safo, que também foi a pioneira na expressão do desejo homossexual feminino.

MULHER 1 – Dizem que amas as mulheres...
MULHER 2 – Dizem que te queres igualar aos homens...
SAFO – Que digam o que queiram, amigas. Não é a língua deles, os invejosos, que me importa?
MULHER 1 – Também dizem que tu, querida Safo, queres mudar a democracia grega.

SAFO – Uma democracia sem mulheres, que valor tem? O que acontece é que lá em Atenas, os homens, acreditam que são superiores. Mas não será assim nesta ilha abençoada por Afrodite.

Quando voltou do exílio, Safo criou uma escola para jovens mulheres, onde leccionava poesia, dança e música. Foi considerada a primeira "escola de aperfeiçoamento" da História.

SAFO – Uma Academia para mulheres!
MULHER 2 – E o que aprenderemos nessa Academia, querida Safo?
SAFO – Tudo o que aprendem os homens nas suas. Estudaremos poesia, música e dança, mas também ginástica. Cultivar-nos-emos em filosofia e também em política.
MULHER 1 – Mulheres fazendo política?
SAFO – Tudo o que os homens fazem, também nós podemos fazer.

Na antiga Atenas, somente as cortesãs podiam ter vida social e intelectual. As esposas ficavam em casa, presas às tarefas domésticas.

HOMEM 1 – Estão já inteirados, ilustríssimos cidadãos de Atenas?... Temos concorrência!
HOMEM 2 – De que falas, Anacreonte?
HOMEM 1 – Na vizinha ilha de Lesbos, levantou-se uma poetisa chamada Safo. Ensina às mulheres. Diz-lhes que não obedeçam, que não se ponham debaixo de nós.
HOMEM 2 – Será que a essa tal Safo não lhe agrada o que nós, homens, temos?...

Na Academia, as discípulas eram chamadas de hetairai (amigas) e não de alunas...E a mestra apaixonava-se pelas suas amigas. Dentre, elas, aquela que viria a tornar-se a sua maior amante, Atis, a favorita.

SAFO – Enamorei-me, Atis, de ti, faz muito tempo e parecias-me sem graça, como uma pequena menina. Como o vento desenfreado que nas montanhas cai sobre os bosques, o amor faz estremecer o meu ser. Não pude dizer: há em mim duas almas.
Ditosa que ao teu lado só por ti suspiro!
Quem goza o prazer de te escutar,
quem vê, às vezes, teu doce sorriso.
Nem os deuses felizes o podem igualar.
Sinto um fogo subtil correr de veia em veia
por minha carne, ó suave bem-querida,
e no transporte doce que a minha alma enleia
eu sinto asperamente a voz emudecida.
Uma nuvem confusa me enevoa o olhar.
Não ouço mais. Eu caio num langor supremo;
E pálida e perdida e febril e sem ar,
um frémito me abala... eu quase morro ... eu tremo.

SAFO – Que amo as mulheres? Claro que as amo. E por que não? Também amo os homens ternos. E sobre todos os amores, amo a ela, minha doce Afrodite.

Mas Atis apaixona-se por um moço e, com ciúmes, Safo dedica-lhe os versos:
Semelhante aos deuses parece-me que há de ser o feliz
mancebo que, sentado à tua frente, ou ao teu lado,
te contemple e, em silêncio, te ouça a argêntea voz
e o riso abafado do amor. Oh, isso - isso só - é bastante
para ferir-me o perturbado coração, fazendo-o tremer
dentro do meu peito.
Pois basta que, por um instante, eu te veja
para que, como por magia, minha voz emudeça;
sim, basta isso, para que minha língua se paralise,
e eu sinta sob a carne impalpável fogo
a incendiar-me as entranhas.
Meus olhos ficam cegos e um fragor de ondas
soa-me aos ouvidos;
o suor desce-me em rios pelo corpo, um tremor (...)

A aluna foi retirada da Escola por seus pais, e Safo escreveu que "seria bem melhor para mim se tivesse morrido".

Os seus poemas, porém, não ficaram imortalizados apenas pelo lesbianismo. São considerados momentos culminantes da lírica grega, e o jurista Sólon dizia que “queria aprender um poema de Safo e depois morrer”.

Muito se escreveu e criou sobre Safo, inclusive sobre a sua morte. A lenda diz que se suicidou saltando para um precipício na ilha de Leucas, apaixonada pelo marinheiro Faon. No entanto, escritos sobreviventes, dão-na como tendo atingindo a velhice e terá morrido anciã, rodeada pelas suas discípulas e amigas, olhando o mar azul de Lesbos, vendo chegar, sobre a espuma, o corpo de uma mulher, o mais bonito de todos, o de Afrodite, deusa do amor e da beleza.
Dois séculos depois de sua morte, Platão celebrou-a e imortalizou-a como sendo "a décima musa".

Escreveu nove livros, mas só chegaram, até nós, partes de duas odes e cerca de 175 fragmentos de outros poemas. No ano de 1073, transcrições dos seus poemas foram destruídos em Roma e Constantinopla pela Igreja Católica, por serem considerados imorais.

Fontes:
Wikipédia
Lírica de Safo
Diálogos daqui
Informação adiccional aqui

23 comentários:

nnannarella disse...

__________________

Bom dia, doce Mestra.
Pois venho-Vos agradecer tão intemporal lição em forma de história, ainda por cima com happy end, pois que sempre é mais ditoso pensar que ela morreu anciã, olhando o mar afrodíseo da sua ilha, do que despenhando-se ao mar, por amor de um tolo que a desprezou.

Vossa dedicada hetairai,
_______________________

As vossas vizinhas disse...

Agapités etéres,
(queridas hetérae)
O nome da musa foi Psapfa
(= Sapfó), e quem quiser dar uma olhada nas praias da ilha dela, basta só dar uma voltinha no blog das vizinhas e navegar no menu "chillout links", umas imagens por mil palavras!!
Nós lá passámos férias inesqueciveis e vamos repetir.
Bjkas Viz

Duca disse...

Nnannarella,

De facto, é muito pouco verosímil a história do suicídio de uma mulher, que sempre amou mulheres, por causa de um homem! Mais, ainda, sabendo-se que ela não se suicidou quando, Atis, o amor da sua vida, a deixou.
É a velha história, havia que denegrir a imagem de Safo, numa tentativa de deixar um aviso, às mulheres para a posteridade, do tipo: "Vejam o que acontece a uma mulher que não aceita o seu destino de leal, devota e obediente esposa! Cai em desgraça e morre em pecado."
A verdade, é que há documentação que testemunha que Safo chegou à velhice.
Mestra? Eu? Não minha querida hetairai, sempre uma aprendiz.

Duca disse...

As vossas vizinhas,

Em 1999 também passei umas férias inesquecíveis exactamente na ilha de Lesbos e em Eressos, terra natal de Safo.
Foram tão inesquecíveis que ainda me ponho a contar neste blog alguns episódios com imenso humor dessas férias gregas.
Citadina, achas que conte? ;)
Na altura em que lá estivemos, eu, a Citadina e mais umas amigas, havia em Eressos uma discoteca que se chamava "A Décima Musa", não sei se ainda existirá.
Só consegui abrir um dos "chillout links" do vosso blog, tentarei noutra altura.
Agradeço a vossa visita.
Bj

As vossas vizinhas disse...

Pois, a décima musa ainda existe, o Hotel Sapfo, as tavernas e a praia tambem!!
Os lésbicos (habitantes da ilha) continuam com o mesmo arzinho e se calhar voltaremos este verão!!
Bjs
Viz

Duca disse...

As vossas vizinhas,

Só para corrigir o que escreveram sobre os nativos de Lesbos (ou Lesvos em grego). Os nativos de Lesbos não se chamam lésbicos ou lésbicas, chamam-se lésbios ou lésbias. Se alguém lhes chama lésbicos ou lésbicas ficam danados(as).
Apesar de ter gostado das férias em Eressos, que foram sui generis, prefiro diversificar.

Beijo

Anónimo disse...

Discordo...Bella donna...

A décima musa...és tu....


E esboço no teu flanco um verso safírico....


Um beijooo,boa semana per te..

Duca disse...

Ela,

Amabilidade tua, minha hetairai. Contudo, não recuso, bem pelo contrário, aceito de muito bom grado, esse esboço de verso safírico, porque vindo de uma poetisa como tu, só pode ser sublime.

Beijo, boa semana per lei.

Anónimo disse...

Duca,
A minha reputação já é o que é, que mal pode fazer mais um episódio comprometedor ou dois?...
:-)

Anónimo disse...

Ou seja, depois do episódio "Janis Joplin" já não espero que ninguém me leve a sério mesmo, portanto, olha, perdido por cem...

Duca disse...

Citadina

Só mesmo tu para me fazeres rir, minha queridíssima hetairai.

Fica aqui a solene promessa de contar as nossas aventuras e desventuras, em Eressos, por episódios.

Beijo

As vossas vizinhas disse...

Duca,

Aguardamos pela leitura das tuas aventuras na ilha de Lesbos. É sempre divertido recordar. Quanto à diversificação, claro que sim, mas até agora o local onde mais me consegui "relaxar" foi em Skala Eressos. A mim sabe-me muito bem 8/10 dias de mim mesma em comunhão com aquele mar azul de águas cristalinas. Que prazer aquela água meio morna a exaltar as paixões de quem nela se banha...
Se tens outros locais que aconselhas sou toda ouvidos (olhos...neste caso).

Inha

Anónimo disse...

Engraçado, Duca, lembras-te, quando estivémos por lá, não havia história de presenças portuguesas em Skala Eressos. Olhavam para nós como se fôssemos from the outer space!
(pronto, eu sei que isso TAMBÉM se deveu a outras razões...)

Se é que posso perguntar, desde quando é que as queridas vizinhas vão para lá?

Não conhecem a Maria Cyberdyke?! :-)

Duca disse...

As vossas vizinhas,

As férias em Skala Eressos, virão nos próximos textos. :)
Há outros locais sim, para relaxar e não só. Também falarei nisso. ;)

Duca disse...

Citadina,

Pois, parecíamos mesmo from out of space porque, na época, não haviam lá portuguesas naquela ilha e também porque ... Bom contarei nos tais episódios. rsrsrsrs.

Anónimo disse...

"Há uns anos, quando eu tentava imaginar uma verdadeira beleza, criei no meu espírito a imagem precisamente daquela mulher. Conhecia há muito tempo a cor da sua pele, o seu perfil, os seus dentes.
A sua beleza inundou-me. Quando me sentei em frente dela senti que faria qualquer loucura por ela, qualquer coisa que ela me pedisse. Henry apagou-se. Ela era cor, brilho, estranheza.
O seu papel na vida era a única coisa que a preocupava. Eu sabia as razões: a sua beleza traz-lhe dramas e acontecimentos. As ideias têm pouco significado. Eu vi nela a caricatura do personagem teatral e dramático. Vestuário, atitudes, conversa. Ela é uma actriz magnífica. Nada mais. Eu não podia alcançar o seu âmago. Tudo o que Henry tinha dito acerca dela era verdade.
No fim da noite eu era como um homem, terrivelmente apaixonada pelo rosto e pelo corpo dela, que prometia tanto, e odiava o seu ego, criado nela pelos outros. Outros sentem por causa dela; e por cauda dela outros, como Henry, amam-na com prejuízo de si próprios.
À noite sonhei com ela, como se ela fosse muito pequena, muito frágil, e amei-a. Eu amei uma pequenez de que me apercebi na sua conversa: o orgulho desproporcionado, um orgulho ferido. Tem falta de segurança no âmago, anseia insaciavelmente por admiração. Ela vive dos reflexos de si mesma nos olhos dos outros. Não ousa ser ela própria.
Ela sabe-o. Quanto mais é amada, melhor o sabe. (...)

Ela pousa para mim ao partir. Apetece-me sair a correr e beijar a sua fantástica beleza, beijá-la e dizer: "Tu levas contigo um reflexo de mim, uma parte de mim. Eu sonhei-te, desejei a tua existência. Serás sempre parte da minha vida. Se eu te amo, tem de ser por termos partilhado, alguma vez, o mesmo imaginário, a mesma loucura, o mesmo palco. (...)". (...)
Amo-a pelo que ela ousou ser, pela sua dureza, a sua crueldade, o seu egoísmo, a sua perversidade, a sua destrutividade demoníaca. Ela era capaz de me reduzir a cinzas, sem hesitar. Ela é uma personalidade criada para os extremos. Eu admiro a sua coragem para magoar, e estou disposta a ser-lhe sacrificada. Ela somará a totalidade de mim a si. Ela será June mais tudo o que eu contenho."
Anais Nin.
__________________________________
Hoje, lembrei-me de Anais Nin,sem mais...

Bacio per te bella donna..

Duca disse...

Vou deixar-te levar-me até à fecundidade da destruição.
Por isso me atribuo um corpo, um rosto e uma voz.
Eu sou-te como tu me és.
Cala o fluxo sensacional do teu corpo e encontrarás em mim, intactos, os teus medos e as tuas penas.
Descobrirás o amor separado das paixões e eu descobrirei as paixões privadas de amor.
Sai do papel que te atribuis e descansa no centro dos teus verdadeiros desejos.
Por um momento deixa as tuas explosões de violência.
Renuncia à tensão furiosa e indomável.
Eu passarei a assumi-las."

in A Casa Do Incesto - Anaïs Nin (Pag. 23)

Beijo para ELA.

Anónimo disse...

Admiro as pessoas que conseguem namorar de forma intelectual. A isto eu chamo namorar com classe. Gostei, parabéns às duas.

As vossas vizinhas disse...

Agapiti Duke,
mais umas correcções : em Grego não existe a palavra "lésbica/lésbico", esta é uma palavra portuguesa.
Em Grego Lesvía= mulher natural da ilha de Lesvos e tb mulher homosexual e Lésvios= homem natural da ilha de Lesvos. Os nativos da ilha preferem ser chamados "Mitiliniós/Mitiliniá", lolol, a lingua Hellénica é demasiado traiçoeira!!
Hoje em dia tambem no outro lado da Europa conhecem onde está Portugual.
Sim provavelmente as vizinhas passarão uns diazitos em Scala Eressos ( se não houver outra proposta do mesmo tipo de ferias em pleno relax e a vontade).
Para qualquer outro tipo de esclarecimento etimológico ou ortográfico da lingua grega é só bater a porta das vizinhas. lolol
Filakia (beijinhos)
Viz.

Duca disse...

Anónim@

A forma como parece gostar de passar despercebid@, pois que se apresenta como anónim@, não condiz com a ligeira indiscrição do seu comentário.

Duca disse...

As vossas vizinhas,

Agradeço a correcção. No entanto, em português existem os dois termos lésbicas(os) e lésbias(os). Em inglês, que era como comunicávamos, também deve ser definida a diferença entre lesbians e lésvias. Se dissermos a uma nativa heterossexual: "You're a lesbian!" referindo-nos ao facto de ser nascida em Lesbos, fica furiosa e apressa-se a dizer: "I'm lésvia!" :)

As vossas vizinhas disse...

lolol,
ok Duke, de qualquer maneira ser lésbica, ser lesvía, ser lésvia, ou ser lesbia mais do que uma palavra é o 10% da população mundial portanto haverá de certeza mais palavras para descrever as discípulas de Psapfa.
Só por curiosidade e sem nenhuma intenção de ser indiscreta, estas ligada ao Ensino?
Viz

Duca disse...

As vossas vizinhas,

Não estou ligada ao Ensino. Nem poderia, já que me encontro em constante aprendizagem. :)