quarta-feira, janeiro 10, 2007

A Romã


Deixei passar o dia de reis sem falar na romã, fruto que neste data festiva é colocada na mesa de muitas famílias portuguesas, inclusive, cristãs. No entanto, porque considero um tema interessante, venho falar sobre este fruto, mesmo com atraso.

O culto à romã vem dos rituais pagãos da Antiguidade. A romã representa o amor, a fertilidade, a abundância, a riqueza, devido às suas numerosas sementes. A romã é um dos sete frutos pelos quais a terra de Israel foi abençoada - a propósito dos sete frutos sagrados de que falarei à frente -.

Ora, na época em que a Igreja Católica Apostólica Romana decidia, em todos os quadrantes, os destinos da maioria da população da Europa e, arrogando-se como detentora da verdade e única via para chegar ao Pai, apelidava tudo o que fosse pagão de herege.

No entanto, devido à sua arrogância e auto convencimento de ser possuidora de todo o conhecimento, a Igreja desconhecia muitas coisas, entre elas, que a romã era um símbolo pagão.

Quando algum artesão pretendia deixar uma marca indelével nas suas obras, sobre o que pensava da Igreja ou daquilo que esta transmitia, utilizava símbolos para a posteridade.

Uma dessas personagens foi, entre outras, o pintor Sandro Botticelli. Botticelli era "O Pintor da Igreja" por excelência, pelo que, foi com alguma surpresa que muitos anos mais tarde, se verificou que, ao fim e ao cabo, ele era herege, pois nos seus quadros há imensos símbolos pagãos.

Como herege e seguidor da tradição dos primeiros cristãos, Sandro Botticelli não aceitava os dogmas criados pela Igreja e, menos ainda, o dogma dos dogmas, que é a virgindade de Maria, mãe de Jesus.

Como prova disso, pintou o célebre quadro "La Madonna della Melagrana" (A Senhora da Romã) onde aparece Maria com Jesus menino ao colo e uma romã junto dele. Com isto, Botticelli de forma velada, dizia-nos que Maria tinha dado à luz como qualquer outra mulher. De facto, a romã está posicionada junto ao filho que, por sua vez, está sentado ao colo dela, ou seja, junto ao seu ventre.

Clicando aqui poderão analisar a imagem.

Como anteriormente referi, a romã é um dos sete frutos sagrados na tradição judaica.

"Pois o Senhor teu Deus vai-te levando a uma boa terra: … Uma terra de trigo, cevada, uvas, figos e romãs: uma terra de oliveiras que emana azeite e [tâmara] mel." (Devarim 8:8)

O homem é equiparado a "uma árvore do campo" e, sendo o fruto a maior realização da árvore, há sete frutos que coroam a colheita humana e botânica. Estes são os sete frutos e grãos destacados pela Torá como exemplares da fertilidade da Terra Santa (Israel): trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras.

Assim, na tradição judaica, é no 15º dia do mês hebraico de Shevat que se comemora o "Ano Novo das Árvores". Nesse dia, partilham-se e comem-se aqueles sete frutos que exemplificam as várias componentes da vida humana.

Percebem agora porque no início do texto digo “... inclusive, cristãs.” ? Por mais esforços que a Igreja Católica Apostólica Romana tenha feito, não conseguiu erradicar a natural transposição de outras tradições para a tradição cristã. Ainda bem!


22 comentários:

Anónimo disse...

Um dia destes falo-te dos figos do D.H.Lawrence:)


Um beijo grande*

CHIC-HANDSOME disse...

good year

nnannarella disse...

______________
Ai Duca,
abúlica, melancólica, indolente que estou... já narcotizada pelo tempo bárbaro e pela organza deixada por Y., fiquei agora completamente arrumada com todos estes aromas a frutos eróticos...

Anónimo disse...

Muito interessante! Gostei de saber!

Duca disse...

Fico ansiosamente à espera dessa descrição dos figos de Lawrence, Ela. :)

Beijo

Duca disse...

Thank you for your visit, chic-handsome.
Happy new year to you.

Duca disse...

nnannarella,

Ut quid? De qualquer modo indolente é sensual, melancólica quase sempre, já abúlica, depende.
Depois desta orgia de frutos, a organza da Y deixou-me em gaudium magnum :)

Duca disse...

Ainda bem que gostaste, Grace. Prometo trazer de vez em quando algunas curiosidades. :)

isabel mendes ferreira disse...

Maria de Organza lança feitiço com sumo de romã....



olá...


_______________________:)))))))

Anónimo disse...

É, a ICAR não dá descanso aos símbolos pagãos, coitados. À falta de melhor, até transformou menires (monumentos megalíticos constituídos por uma grande pedra erguida ao alto e fixada no chão) em... pelourinhos!! (colunas de pedra, levantadas em praça pública, junto das quais se expunham e castigavam os criminosos). Castiguem-se esses cães hereges, que só pensam em falos!!!
(definições só para nos rirmos com a semelhança)

Duca disse...

Olá, Maria de Organza com Y, obrigada pela tua visita e pelo saboroso feitiço. :)

Duca disse...

Citadina,

Sabem lá eles a diferença entre menires e pelourinhos a não ser, com alguém que ambas conhecemos que se lhes referia como sendo "um monte de pedras"! rsrsrsrs

nnannarella disse...

_____________________
Minha querida.
Estou sem tlm.
Parabéns.
Para os desavisados... ela está "a cometer o disparate" de fazer anos.
Que viva Duca!
Sempre, com Gardel!

Anónimo disse...

olá moça bonita!
linkei vc em meu flog=]
adoro seu blog
amo seus escritos!
até coloquei um de seus escritos em meu flog
claro que com os devidos direitos =]
suave tarde!
bjOs.em seu coração =]

Anónimo disse...

Duca,

belíssimo texto!

O Acaso e Butch F. me trouxeram aqui...

O único crime que não tem perdão é desperdiçar a vida.

Abraços, flores, estrelas.

Anónimo disse...

Fica combinado duca:),com tempo passo e deixo o poema*

Um beijo****bom f.d.semana

Duca disse...

nnannarela,

"a cometer o disparate" de fazer anos.
Lá dizia o João de Deus no seu poema "Dia de anos"

"...Mas anos, não caia nessa!
Olhe que a gente começa
às vezes por brincadeira,
mas depois, se se habitua,
já não tem vontade sua,
e fá-los, queira ou não queira!


Pois é, ele tinha toda a razão. ;)

Beijo

Duca disse...

tiasandrinha

Agradeço a visita e fico feliz por gostar dos meus escritos.

Suave tarde e beijo para si também

Duca disse...

ela,

Aguardo esse tal poema sobre figos. ;)

Duca disse...

Edson Marques?! Até me custa acreditar!
Para mim é uma honra ter neste meu cantinho a sua visita, "poeta libertário que não tem razões para ser comedido e que ama a Liberdade como se não pudesse amar outra coisa".
Tem razão, é mesmo um crime de Lesa Majestade desperdiçar a vida.

Agradeço à BF, a si e ao acaso. :)

Abraços, flores e estrelas

Anónimo disse...

Passando pra matar saudades e saber de ti... Sumiu, não tenho notícias tuas desde o niver... tá tudo bem? recebeu meus e-mails? Não suma! temos muito a trocar!!

Grande beijo, saudades...

Duca disse...

BF

Li os teus emails aos quais responderei convenientemente. O meu sumiço é temporário, porque tenho andado "serelepando" por aí. Este aniversário foi especial e houve muita festa e o tempo até parece que encolhe, mas isto volta ao normal.

Beijo querida