terça-feira, outubro 03, 2006

Em plena coutada do macho ibérico



Em cada cinco mulheres portuguesas uma é vítima de violência doméstica. Será que podemos dizer que um em cada cinco homens portugueses é agressor?
Em 2005 morreram, em Portugal, 33 mulheres pela mão dos maridos, companheiros e ex-namorados.
Estes números são terríveis, mas de acordo com a AI Portugal, é provável que estejam distantes da realidade porque há muitas mulheres que continuam a sofrer em silêncio, talvez porque ainda têm aquela ideia de que as agressões cometidas dentro do casamento não devem ser expostas ou, então, têm vergonha.
Vergonha? Vergonhosos são os incríveis números desta barbárie! Caramba, o que se passa com estes homens? O que os leva a este comportamento?
O problema é que de ano para ano o número de agressores aumenta e, espantem-se, a maioria destas bestas são jovens com idades entre os 25 e os 40 anos.
Parece que na vizinha Espanha a violência doméstica também tem contornos absolutamente assustadores. Ao fim e ao cabo, nada mudou em plena coutada do macho ibérico. *
* Num acórdão de 1989 os juízes confirmaram a condenação a quatro anos de prisão de um arguido de violação e sequestro de duas jugoslavas. Nesse caso, os juízes fizeram, no entanto, questão de escrever: “Se é certo que se tratam de crimes repugnantes que não têm qualquer justificação, a verdade é que, no caso concreto, as duas ofendidas muito contribuíram para a sua realização. As duas ofendidas, raparigas novas, mas mulheres feitas, não hesitaram em vir para a estrada pedir boleia a quem passava, em plena coutada do chamado ‘Macho Ibérico’.”

2 comentários:

Siona disse...

Já tinha ouvido essa expressão, mas não sabia que vinha numa sentença de um "tribunal"...
Miseráveis. Simplesmente miseráveis.

Duca disse...

É verdade e esse acórdão era lido e debatido nas aulas de turma da cadeira de Direito Penal da Faculdade de Direito de Lisboa.
Os juízes não deixam de ser pessoas, portanto, sujeitas à mentalidade e cultura dos respectivos países. Há 17 anos atrás acreditava-se que uma mulher que fosse vítima de violação era também sedutora. Agradeço o seu comentário.