domingo, julho 06, 2014

NEYMAR FORA DA COPA DO MUNDO DE 2014

Tenho imensa pena do que se passou com Neymar. Aos 22 anos é, sem dúvida, o melhor jogador da seleção brasileira, a jogar a sua primeira Copa do Mundo em casa e, de repente, ve-se fora da copa depois de ajudar o seu país a chegar a uma meia final. É extremamente doloroso, talvez mais do que as dores físicas que lhe causam a vértebra fraturada no jogo contra a Colombia.

Percebo muito bem a comoção e revolta da torcida brasileira por ver o seu principal jogador fora da copa exatamente quando a seleção vai defrontar a difícil seleção alemã na meia final.
Porém, tenho dificuldade em entender a fúria que se instalou contra o jogador colombiano Zuniga! Chamam-lhe todos os nomes, garantem e juram que ele é um mau caráter porque fez de propósito, clamam justiça exigindo a sua erradicação do futebol! 
Julgo que isso acontece porque o jogador atingido foi Neymar. Tenho a certeza que se fosse Messi ou Cristiano Ronaldo os argentinos e portugueses teriam exatamente a mesma reação! No entanto, talvez não se tivesse instalado tanta raiva se o jogador atingido fosse qualquer outro!
É verdade que a falta de Zuniga é duríssima e merecedora de punição dentro das regras do futebol, mas também é verdade que o jogador já pediu desculpas publicamente a Neymar e garantiu que não teve qualquer intenção de machucá-lo. Porém, até estas declarações do colombiano estão a ser criticadas. É preso por ter cão e preso por não ter, que é o mesmo que dizer, pede desculpas é cínico, não pede cínico é!
O argumento usado é o de que Suárez levou dura punição da Fifa por uma mordidela, portanto ao mandar Neymar para o estaleiro, Zuniga merece erradicação do futebol. Ou seja, na opinião das pessoas apenas conta o ato em si, não a intencionalidade com que se faz o ato. 
Ainda bem que os tribunais populares são cada vez mais raros, senão seria pior a emenda que o soneto! 
Suárez claramente teve intenção de morder o jogador italiano, já o mesmo não posso com tanta certeza afirmar relativamente à falta de Zuniga! As imagens devem ser muito bem analisadas pela Fifa para que esta decida com imparcialidade se há uma falta grave ou agressão da parte do colombiano.
No vídeo abaixo, não consigo ver claramente intencionalidade do jogador da Colombia, ou seja, o que seria considerado uma agressão. Vejo Neymar correndo para a bola, seguido também em corrida por Zuniga. De repente, Neymar pára para receber a bola e o colombiano vai para cima dele e atinge-o com o joelho. Porém, há um detalhe que é visível e que tenho a certeza a Fifa vai ter em conta, Zuniga nem por um momento tira os olhas da bola, pelo que, pode não ter visto Neymar parar para receber a bola! E o joelho do jogador está levantado porque ele está em movimento de corrida.
Cobra-se demasiado de quem não deve ser tão cobrado assim! 
É do conhecimento geral que a Fifa deu indicação aos juízes para pouparem nos cartões. E o juíz assim fez! Aliás, a seleção brasileira é, até ao momento, a mais faltosa deste mundial com um total de 96 infrações em cinco jogos! Só 31 dessas infrações foram cometidas pelo Brasil no jogo de anteontem contra 23 da Colombia! E, apesar de torcer de coração pelo Brasil, tenho de ter a lealdade de dizer que também vi faltas muito duras da parte dos jogadores brasileiros! 
Tento imaginar se numa dessas faltas o James, o Cuadrado ou o Jackson tivessem quebrado alguma coisa, se a torcida brasileira gostaria de ver Fernandinho (um dos jogadores mais faltosos) ser trucidado pela torcida colombiana.
Quem deve ser cobrada em primeira mão é a Fifa que deu indicação às equipas de arbitragem para economizarem nos cartões! 
Cabe agora à Fifa inverter essa indicação, analisar as imagens e verificar também com imparcialidade e equidade se houve ou não intenção de Zuniga provocar dano em Neymar e puni-lo na mesma medida, mas não erradicá-lo do futebol que é algo que me parece de um exagero enorme consequência de puro destempero!
E siga o jogo que a Alemanha não é uma seleção de se meter no bolso!

https://www.youtube.com/watch?v=DZLhemUwoXE

Sem comentários: