terça-feira, fevereiro 24, 2009

Na mudança com uma jovem de 62 anos (click para acesso ao site)


Nascimento do Homem Novo (Salvador Dali)


Estive quase 2 meses sem escrever. Começo a questionar-me se continua a fazer sentido manter este espaço. Enfim, “pensarei nisso amanhã” como dizia a heroína Scarlett O’Hara.

A razão da minha ausência é única e simplesmente porque tenho vivido a uma velocidade que me deixa zonza. A vida está a passar por mim de forma voraz!

Não, não me estou a queixar. Bem pelo contrário, não tenho tempo sequer para me entediar! Durante quase toda a minha vida, vivi de forma programada, certinha e com a idéia errônea de que de algum modo a controlava e garantia o meu futuro!

Resultado?

Não vivi. Apenas vegetei e, ainda por cima, não controlei porra nenhuma! Vivi iludida, agarrada a uma vida medíocre e completamente controlada por um sistema que me matou a criatividade, individualidade e soberania e, ainda por cima, me convenceu que sem ele não sou nada e não sobrevivo!

É puro engano!!!

Esse sistema está a cair aos pedaços de podre, Deo Gracias! As máscaras tombam de forma inexorável e, ainda agora a procissão vai no adro!

Foi aos 52 anos me dei conta de tudo isto. Nada mal! Há quem chegue ao fim da vida sem essa noção, mesmo quando a evidência lhe é chapada de forma clara!

Eu posso ter tendência para o conservadorismo, esperando pela morte da bezerra que é o mesmo que dizer, por melhores dias, mas quando me são chapadas na tromba as old ways, with no return or any joy eu dou uma volta de 180°. Demoro, mas mudo!

E quem me chapou a evidência a ponto de eu me decidir por uma mudança radical?

Eu conto-vos.

Há cerca de um ano, conheci uma jovem que hoje, terça-feira de carnaval, faz 62 anos. Essa jovem mostrou-me algumas coisas e relembrou-me outras que eu havia esquecido. Sim, acredito que ninguém nos ensina nada, apenas nos ajuda a relembrar.

E não é que me apaixonei por essa jovem e ela por mim? E não é que nos casamos? E não é que me decidi a mandar tudo para as urtigas e vir embora para o país dela? Pois então!

Querem saber uma coisa? Foi quando decidi cortar com todo o sistema de crenças que me engoliu a vida ao longo de grande parte desta minha existência - e que me criou os medos de ser incompetente e indigna, causando-me insegurança - que me tornei verdadeiramente feliz.

Eu só precisava de um empurrãozinho.

Obrigada meu amor por mo teres dado. Feliz aniversário!

30 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de ter a sua coragem e jogar tudo pro alto também. Parabéns por tudo que tens vivido e realmente preenchido a sua vida.Nada nem ninguém merece que deixemos de viver o que nos dá sentido para viver. Gosto muito do seu blog, desde que estava em Portugal o acompanhava, gosto da forma que escreve. Agora que você mora aqui pertinho de mim, não pude deixar de lhe desejar felicidades para todo o sempre com a sua jovem de 62 anos. A idade esta na forma que vivemos e não nos anos contados. Tenho 50 anos, mas não me sinto com esta idade, até estranho quando as pessoas se referem a mim como senhora. Felicidades a vocês duas.

Anónimo disse...

Parabéns para sua jovem e cá entre nós é por declarações assim que você deve manter esse espaço.Beijos.

Anónimo disse...

Querida Duca,

Muitíssimo adequada a ilustração escolhida! :)
De facto, o ideal do Homem Novo é uma coisa muito bonita e se te sentes perto dele, isso é excelente!
E é curioso, eu também o vejo da forma que descreveste: um ser livre. Livre das amarras da vida "certinha", "controlada", "programada", "vegetativa". Porque esse tipo de vida, imposta pelas sociedades ocidentais de hoje, não passa, como dizes, de uma vida medíocre e castrada de criatividade.
Mais do que ficar feliz, emociona-me profundamente a tua liberdade, a liberdade que adveio do teu corte com "o sistema".
Parabéns por isso, e claro, pelos 62 anos dessa jovem aí ao teu lado. :)

Anónimo disse...

AHHHH Duca querida, vím pagar umas continhas on line e penseí: será que tem novídades das meninas?
Vou lá dá uma olhadinha,,,,e.....
E não é que tem,,,rs
Que coisa maravilhosa ler esperanças de vída, com tanta energia e garra!
Ahhh vc não imagina como concordo contigo, quando díz que muitos passam a vída sem descobrír a felicidade, não é mesmo.
E vc a estão compartilhando ,
juntinhas!
Parabéns querida, pela coragem de víver!
Por não perder a fé no AMOR!
Líndas e queridas !
Beíjos ternos com minha admiração e muito respeito!
Vou tentar entrar em contato com vcs, tá.
Inté!
mineira

Duca disse...

Nina,

Obrigada por gostar do que vou escrevendo - cada vez mais raramente - neste espaço e pelos votos.
Eu tenho 52 anos e sinto igual estranheza quando as pessoas se me dirigem tratando-me por senhora.
Garanto-lhe que não é preciso coragem para "jogar tudo pro alto" quando sentimos que está em causa a nossa liberdade criativa e a nossa soberania, apenas uma vontade real e forte.
Felicidades para si também.

Duca disse...

Márcia Paula

Obrigada.

Beijos meus e da minha amada Andarilha Estelar que lhe agradece os votos.

Duca disse...

Minha queridíssima Citadina,

Também achei a ilustração adequada ao que sinto, mais do que o que digo.
Eu sei que me compreendes, amiga. Foste uma testemunha dessa minha vidinha medíocre.
Sabes bem do que falo e também sabes que não sou a mesma pessoa acomodada que conheceste.
Sim minha querida amiga, sinto-me livre e consequentemente feliz como há decadas não me sentia. Só tenho recordação de ter sido feliz assim nas minhas infância e adolescência quando residia em África e, portanto, o sistema ainda não me havia apanhado.
A minha jovem de 62 anos agradece-te os parabéns e o carinho.

Beijo para ti e para a tua amada Cosmo

Anónimo disse...

Uaiiiiiiiiiii será que meu comentário sumiu??? rs
Bem, vou novamente enviar meus parabéns por esta coragem de víver com plenitude e cumplicidade amorosa.
Como admiro estas atitudes!
Querida Duca o meu convíte continua de pé!
beijosssssssssss com meu carinho para este casal maduro e líndo!
mineira

Andarilha das Estrelas disse...

Amor tão liberto e corajoso.
Sabe bem o quanto minha admiração por você ganha a cada dia que abro meus olhos e vejo o seu rosto amada a dormir a meu lado!
Belo, tranquilo e profundamente amado por mim.
Assim, que meu amor, a gratidão, na verdade é minha por você estar assim, tão perto de meu bem querer.
Beijos e muito amor a você!

Anónimo disse...

parabéns para as babes!!! Muitas eu boas vivências em par! Saudades chefona
Bjkas das vizinhas

Duca disse...

Mineira

Já estivemos em Minas Gerais depois do teu telefonema. No entanto, não deu para ir visitar-te, mas estou certa que haverão outras oportunidades. Entretanto, mudámos de apartamento, mas o telefone continua o mesmo. Liga quando quiseres.

O teu comentário não sumiu. A questão é que este blog começou a ter alguns comentários de um(a) anónimo(a) mal intencionado(a), pelo que me vi obrigada a moderá-lo.
A verdade é que nem sempre consigo ler e publicar os comentários com a rapidez desejável.

O nosso convite também continua de pé.

Beijo

Duca disse...

M.

Obrigada. Já assinei a petição.

Abraço

Duca disse...

Minha Amada Andarilha

Fico sempre sem saber o que dizer quando te expressas assim com tanto amor. Mas sei bem o que sinto.
Por isso, querida, digo apenas:
Amo você

Beijo

Duca disse...

Vizinhas,

Gratidão minhas queridas. Saudades vossas.

Beijos nossos

Anónimo disse...

Querida Duca,

Obrigada pelo seu testemunho (nunca poderemos avaliar o alcance que estas pequenas partilhas podem ter, junto de quem as lê).
Acho que é por isso que sinto uma antecipada saudade de a ler, quando aqui anuncia o eventual encerramento deste espaço, mas compreendo e respeito muito as suas razões para o fazer.
Parabéns à Andarilha, pelo aniversário.
Parabéns a ambas, por renascerem num projecto de vida em comum.
Daqui deste lado (e ainda em gestação), vos saúdo e desejo as maiores felicidades

Anónimo disse...

Para deixar um beijinho ao casal mais querido da blogosfera

**************

Anónimo disse...

Pensei que tinhas desaparecido, Duca.

Deixo dois beijos.

Um para ti, outro para ... ela mesmo.

;)

Nuno Baptista Coelho disse...

Com um enorme atraso (tenho sentido como nunca esse efeito perverso da vida, que é privar-nos de tempo para viver), aceita os meus calorosos parabéns. Parabéns a ela, mesmo que muito fora de horas. Parabéns às duas, ibidem. Parabéns a ti e à tua nova vida, e nesses não me penitencio pelo atraso, pois estou certo que nunca deixarão de ser actuais. O mais que há a dizer já foi dito por outras pessoas, e não duvido assinar por baixo.

Tendo somente em conta a minha preferência pessoal, ficarei contente se este espaço não morrer, e se de vez em quando conseguires dispensar-nos um bocadinho de ti neste blog que muito aprecio. Sei que não comento com assiduidade, em parte por razões que aflorámos num dia em que de facto comentei, e trocámos mutuas visitas, mas li aqui coisas muito bonitas, coisas que me ajudaram um pouco a pensar, e que sobretudo me tocaram. Nenhuma o fez, em todo o caso, como este post.

(Na verdade, vim aqui na esperança de ler uma história bonita antes de dormir. Mas não esperava tanto).

Com um abraço amigo,

Nuno

Duca disse...

Pipinha,

Tudo é perene. Mais ainda espaços na internet como fóruns, blogs, etc.
Esses espaços são abertos por variadas razões e têm outras tantas funções. Algumas até terapeuticas. Quando as razões que deram origem a esses espaços não mais existem e as funções se cumpriram, resta o seu encerramento.
Em teoria, as coisas são assim, mas na prática podem não ser.
O carinho que tenho por este blog dificulta-me colocar-lhe um ponto final.
E a razão é simples e tem a ver, como sempre no meu caso, com as pessoas. Há pessoas que comentam neste blog que são minhas amigas de longa data, outras são amigas mais recentes, outras conheço apenas pessoalmente e outras há que não conheço sequer pessoalmente mas que me habituei a ler com carinho os seus comentários, como é o seu caso Pipinha.
As pessoas amigas e as que conheço, vão continuar a fazer parte da minha vida. As outras, não! E é aqui que está o busílis. Tenho pena de deixar de ler os comentários das pessoas que não conheço porque este é o único elo que tenho com elas.
De qualquer modo a decisão ainda não foi tomada. Pelo menos por enquanto ...

Gratas pelos votos.

Abraço

Duca disse...

Ela

Beijinhos nossos para ti também.

Duca disse...

Observador

Não desapareci, mas quase! Nem imaginas como temos andado. Em breve nos encontraremos e terás o relato. :)

Beijos nossos

Duca disse...

Nuno Coelho

É interessante que se passa o mesmo comigo. Sou tua leitora assídua e, no entanto, raramente comento.
O que digo ali acima à Pipinha aplica-se também a ti.
O melhor é fazer como dizem os brasileiros: Vou deixar rolar ...
Fico feliz por teres gostado deste post e por ele de algum modo de ter tocado.

Ambas agradecemos os teus votos.

Abraços

Cristina disse...

Duca

fico muito, mas muito contente por ti. é uma delicia ver gente feliz.

guarda bem essa felicidade e quem te a proporciona. para sempre.


um abraço grande,miuda!

Duca disse...

Cristina

Obrigada linda. Guardo e guardarei a felicidade que sinto e a mulher que ma proporciona.

Também adoro ver gente feliz. :)

Beijo

pecado original disse...

Quanto mais nos querem ensinar mais nos prendem em sistemas... essa coragem é dívina ;)
Um beijo Duca

ANALUKAMINSKI PINTURAS disse...

PARABÉNS!!! Pelo lindo texto, pela ousadia, pela coragem de viver, amar, ser feliz, sem se deixar vencer por medos, resistências (internas, externas) ou preconceitos! Desejo felicidades. Beijos alados azuis.

Duca disse...

Pecado Original

Beijo para ti também! :)

Duca disse...

Analuka

Obrigada. :)

Beijos com as cores do arco-íris

Anónimo disse...

50? Pela maneira como escreves diria que tinhas 30!
Anyway, parece que alguém anda a levar demasiado a sério os pacotinhos de açúcar da Nicola que dizem "Um dia largamos tudo e fugimos juntos"

Um beijinho, vai dando notícias

Duca disse...

Beatriz

Fico muito feliz por achares que na forma como escrevo não tenho mais de 30 anos. Isso significa que só física e cronológicamente envelheço. :)
Querida, a decisão de "fugirmos" juntas está tomada, da minha parte apenas dependo de algumas coisas que têm mesmo de ser tratadas quando uma pessoa resolve mudar de vida e de país.

Beijo