quinta-feira, novembro 06, 2008

Can He or Can We?




Estou espantada com as reacções pueris, atrevo-me a dizer, que vou lendo na net sobre a vitória de Obama.

“O Mundo mudou!”, “Yes, He can!”, “O mundo voltou a apaixonar-se pelos USA!” e outras baboseiras que me deixam perplexa. Ó santa ingeniudade! Ou será ignorância?

Até parece que Obama é um messias que nos vai salvar a todos da guerra, da injustiça social, do desemprego, da crise, da fome, do preconceito, da discriminação, dos agiotas da alta finança que nos comem até o tutano, etc.

Mas está tudo doido? Será que nunca mais percebemos que a mudança começa dentro de cada um de nós para só depois ser reflectida no colectivo? Nunca mais deixamos de olhar para o exterior à espera que outros solucionem os nossos problemas? Nunca mais nos consciencializamos que somos responsáveis por nós próprios? Quando vamos deixar a cómoda postura de aplaudirmos “o salvador” para logo de seguida lhe apontarmos o dedo responsabilizando-o por tudo o que de negativo nos acontece? Quando vamos deixar de ser os “idiotas” que batem palminhas, agitam bandeirinhas, embasbacam de admiração e ficam com a lagrimita ao canto do olho quando o “nosso” partido ou o gajo que vemos como o "nosso" salvador ganham para, passada a euforia e perante a realidade da coisa continuar a dar merda, desatarmos a vociferar de goelas bem abertas e gestos de raiva?

Ok, eu percebo que pelo menos durante uns dias vivemos na ilusão de uma abundância que há-de vir – porque de uma maneira ou de outra foi prometida – e a coisa é agradável e até nos permite extravasar as nossas frustrações e fazer-nos poupar em xanax e prozac. Mas, a verdade, é que é desta forma que “eles” nos vão mantendo anestesiados. Será que não percebemos?
Enfim, entre a parelha McCain/Palin e o Obama antes o último mas, caramba, o homem não vai fazer milagres até porque já está, com toda a certeza, refém dos interesses dominantes vs capital e não só. Tenhamos juízo e deixemo-nos de entusiasmos bacocos!

5 comentários:

x-pressiongirl disse...

Se é verdade que existirão, certamente, diferenças entre Obama e o outro candidato, é também verdade que o vencedor não será mais do que um refém dos interesses neoliberais. Penso que até convinha, de certo modo, aos próprios conservadores a eleição de Obama pois ele passou a simbolizar "mudança" na cabeça das pessoas. Se essa mudança será somente um truque de cosmética ou uma mudança real, isso ainda não sabemos.
E sim, também me incomoda esta alegria messiânica, os "entusiasmos bacocos".

Anónimo disse...

Neste caso, a vitória de Obama vem trazer um valor acrescido à força de muita gente que assim poderá/deverá sentir um novo ânimo na luta contra qualquer coisa.

Não discordo totalmente de ti mas, em boa verdade, antes uma mudança destas do que mais do mesmo (McCain, uma versão Bush actualizada).

Agora, compete de facto a todos a assumpção de uma postura de interesse e de vitória.

Beijo

Marcia Paula disse...

De fato não entendo também,nobre Duca,por que tanta balbúrdia em cima duma tremenda mesmice.Não acho Obama tão diferente do não-eleito Mccain.Não estou nada otimista acreditando nais tais mudanças.Beijos.

Anónimo disse...

http://www.indybay.org/newsitems/2008/11/05/18549195.php

... ao encontro das tuas sábias palavras!...

bj

pecado original disse...

É comercial DUCA e as pessoas precisam de sentir alguma fé nem que seja para depois tratarem mal o homem.
:)

Há coisas bem mais interessantes para se ter em conta.
Como estás?
Um beijo.
M.