terça-feira, setembro 30, 2008

A crise e o optimismo dos nossos governantes


A Câmara dos Representantes dos USA chumbou a injecção de 700 mil milhões de dólares para evitar a queda de Wall Street e um novo crash como aconteceu em 1987. Ainda há quem acredite que não há abundância para todos. Haver há, está é nas mãos de só 1% da população.


Não sei se foi bom ou mau este chumbo - cada vez mais tento não me deter nestes dois conceitos tão opostos entre si e tão radicais - mas fiquei de algum modo preocupada.


Há já bastante tempo que era do conhecimento geral que a situação como estava era insustentável por muito mais tempo e que brevemente se alteraria.


Confesso que detesto a política externa dos USA e a sua arrogância relativamente ao resto do mundo e, portanto, deveria esfregar as mãos de regozijo com o que está a acontecer, até porque, acredito mesmo que é o princípio do fim do american dream que se fartou de lixar a vida de muita gente. No entanto, todos sabemos quão dependentes são os restantes continentes das idas à casa de banho por parte dos USA.


Mas, hoje de manhã respirei de alívio! Manuel Pinho diz que "acabou o mundo tal como o conhecíamos" uma novidade que não tinha ainda passado pela cabeça de nenhuma alminha e, até, deixa uma réstia de esperança a todos os portugueses quando disse, qual profeta "hoje é o dia que marca o príncipio de uma nova era" e "Portugal pode sair bem desta crise". Por pouco não desatei a chorar de emoção, senhor ministro!


Sócrates, por sua vez, diz que "o sistema financeiro português tem mostrado resistência às consequências da turbulência e das incertezas nos mercados financeiros internacionais", pelo que, as famílias com poupanças nada devem temer. De facto, num país em que se poupa cada vez menos, dado o nível de vida dos portugueses, baixíssimo quando comparado ao de outros povos da UE, é caso para dizer: Que lata, senhor primeiro-ministro!

Não satisfeito, Sócrates responsabilizou os USA pela situação, pois em sua opinião "Washington tem a obrigação de tomar medidas e suster a propagação da crise ..." outra extraordinária declaração, de verdadeiro estadista, sim senhor!


Das duas uma, ou estes senhores andam a fazer workshops de limpeza de aura, activação de chakras, meditações e canalizações com entidades dos mundos subtis e tiveram acesso a informação que mais ninguém teve, ou então, a Petrobras descobriu petróleo em Portugal e a descoberta está no segredo dos deuses. OU, colocando ainda uma terceira hipótese, os moçoilos andem mesmo a gozar ca genti!

6 comentários:

Andarilha das Estrelas disse...

Amor
Me estarrece, sempre, o quanto os caras tentam nos empurrar um otimismo que é pura "esparrela" como dizemos por aqui.
Falam como se o furacão fosse apenas uma brisa.Ou melhor, falam como se o povo fosse constituído de idiotas sem discernimento.
Por estas bandas daqui, do Atlântico sul, as coisas vão no mesmo tom, com um andamento um pouco mais dramático.
Manobras estapafúrdias da Bolsa de Valores com a intenção clara de gerar crise.As manchetes dos jornais daqui estão fazendo um estardalhaço com a queda da Bovespa, pós decisão da Câmara dos Representantes dos USA.
São épocas de eleições por aqui. E a direita e os neo socialistas desejam ardentemente que nos arrebentemos com a imoralidade americana. Hummmm agora é que é!

Marcia Paula disse...

Que humor ácido e inteligente,minha cara.No entanto,as desculpas para as crises são globalizadas,aqui no Brasil não é muito diferente,pode ter certeza.Beijos.

NAFTAMOR // Melhoral disse...

Regressou com humor e concordo "os moçoilos andem mesmo a gozar ca genti!" mas isto é como uma manada de carneiros, me desculpe o desabafo.
Agora outro assunto, as férias com namoro foram maravilha?

Um beijo

Duca disse...

Amor,

Jogadas para se ganhar poder são uma constante na política internacional actual. Sabes bem do que falo não sabes?

Beijo

Duca disse...

Marcia Paula

Sim, sei que desse lado do Atlântico as coisas não serão diferentes. No entanto, o Brasil tem uma riqueza e, consequentemente, uma capacidade de resposta bem diferentes de Portugal. Claro que o oportunismo político e os dividendos da crise são sempre aproveitados pelos gananciosos e, portanto, até convém "pintar a manta" para que a tal crise seja credível.

Duca disse...

Naftamor

O namoro (sem férias porque estão guardadas para o natal e reveillon cariocas) foi maravilhoso.
Farei um post sobre isso (sem detalhes sórdidos, claro!) mais para à frente e com direito a fotos e tudo.