sábado, março 12, 2011

Globalização = Corporocracia

Entrevista com o norte-americano John Perkins que se auto denomina um assassino económico. Segundo alega, a sua função era elaborar estudos económicos falsos, de modo a aliciar países previamente escolhidos a fazerem empréstimos de tal monta que se revelarão impagáveis no futuro e, assim, tornarem-se economicamente dependentes dos países e corporações credoras. John Perkins escreveu o livro "Confissões de um Assassino Económico" publicado em 2004 e traduzido para diversas línguas, inclusive português.

Nesta entrevista percebe-se o fenómeno da globalização ou corporocracia e, ainda, como os Estados Unidos manipulam os países que têm petróleo.

Dá para entender porque razão a maioria dos países produtores de petróleo têm uma população muito pobre e meia dúzia esbanjando dinheiro.

Parte I


Parte II


Se quiserem saber um pouco mais procurem no YouTube pelo título Zeitgeist 2 (Addendum, Acréscimos) os 13 vídeos. Vale a pena!


1 comentário:

Andarilha das Estrelas disse...

amor,
sempre é muito bom evidenciar denuncias como estas.
Há tempo que sabemos destas barbáries e desta forma selvagem do capitalismo. Aliás sinto que capitalismo selvagem é uma redundância.Assim como USA e selvageria comercial internacional também o é.
Convenhamos, os tempos mudam, os países idem e as regiões também, mas a exploração do capital ou do Estado é sempre igual.
Tal qual lá tal qual cá!