quarta-feira, junho 19, 2013



O GIGANTE ACORDOU???

Há no Brasil uma clara concertação política no sentido de desestabilizar o governo federal. Surge um movimento popular espontâneo, LEGÍTIMO de protesto contra o aumento dos transportes, a corrupção, a constante falência da saúde, educação e segurança públicas e faz-se um aproveitamento político desse movimento popular através de manipulação, não para atender à insatisfação popular e, sim, para desestabilizar e, se possível, derrubar o governo federal. E a verdade é que já há um movimento na internet pelo impeechment de Dilma Rousseff. Novidade? Não! Era o pretendido!
Digo e repito: sou absolutamente a favor dos movimentos populares de protesto contra situações que colocam em causa o bem estar da maioria popular porque os considero legítimos, mas não vejo com bons olhos o aproveitamento político desses movimentos.
O governo federal financia os estados para que estes promovam a saúde, a educação, os acessos e a segurança públicas, mas são os governos estaduais e as prefeituras que gerem esse dinheiro! Então, antes de mais há que pedir responsabilidades aos governadores dos estados e prefeituras. Mas como o povo confunde legislativo com executivo é fácil manipulá-lo no sentido de atingir o governo federal.

Por outro lado, há extremistas e, ainda, quem pague a bandidos para se infiltrarem nas manifestações com a intenção de provocar destruição e caos para, assim, a polícia ter o mote para avançar violentamente sobre os manifestantes transformados em “terroristas”. E quem verdadeiramente faz o aproveitamento político de toda a situação, fica calmamente deitado em berço esplêndido aguardando o resultado do trabalho daqueles filhos que não fogem à luta! 

A democracia brasileira é muito frágil e recente num continente onde as ditaduras, de esquerda ou de direita, foram e ainda são sobejamente conhecidas. O próprio Brasil saiu há alguns anos de uma terrível ditadura militar.  São também conhecidos os rastilhos dessas ditaduras. O povo manifesta-se legitimamente e aproveitam-se estas manifestações infiltrando gente que provoca o caos, a destruição das cidades e o combate com as polícias para que se justifique a intervenção militar. E, é aí que está o perigo! Geralmente quando há uma intervenção militar, estabelece-se a ditadura!

Por isso, não sei se de fato o gigante acordou! Há muito ôba ôba e pouco alerta por parte do povo que não parece perceber o perigo em crescendo do retorno à ditadura! 

Não posso terminar este post sem acrescentar uma verdade inquestionável sob pena de lesa majestade. Em 11 anos de governação PT os brasileiros vivem muito melhor do que alguma vez sonharam viver e, é preciso não esquecer que “Roma e Pavia não se fizeram num dia” como dizemos em Portugal. São séculos de atraso que têm de ser recuperados e este, é um trabalho que não é para meia dúzia de anos, apesar da extraordinária recuperação do Brasil nestes últimos anos. Por isso, não acredito que o povo brasileiro queira perder todas estas conquistas, mas que o perigo de as perder existe, disso não tenho a menor dúvida!