quarta-feira, novembro 18, 2009

A verdade de todas as mentiras!

Foto retirada daqui

Segundo os dados da Transparency International (TI) – numa lista de 180 países – Portugal ocupa, em 2009, o 35º lugar entre os países mais corruptos em corrupção pública. Isto significa que Portugal subiu 9 lugares nos últimos anos, ou seja, o 35º lugar em 2009 contra a 26ª posição em 2006.

Só entre 2008 e 2009 Portugal subiu 3 lugares!

E o que dizemos nós quando lemos notícias destas? Dizemos coisas do género:
“Isto está cada vez pior!”
“Estes políticos e gestores são uma cambada de ladrões!”
“Assim Portugal não vai a lado nenhum!”
“O Sócrates é um aldrabão! O filho da mãe está em todas e depois ainda se arma em virgem ofendida!”

Enfim, todos dizemos uma panóplia de coisas que a revolta nos faz desabafar. Contudo, quando a minha revolta se acalenta, torno-me um pouco menos emotiva e ponho-me a pensar no seguinte: será mesmo que piorámos ou as coisas sombrias e maléficas como os abusos, a prepotência, a mentira, a corrupção, a injustiça social, etc., actualmente já não podem continuar escondidas debaixo do tapete como até aqui?

E se assim for, não será este um motivo para nos regozijarmos ao invés de nos revoltarmos?

Não será, finalmente, a verdade de todas as mentiras a vir ao de cima?
A propósito, a minha amada fez um post interessantíssimo com o seguinte título: “O que é a verdade para você?” que é um post que pretende interagir com quem o comentar. Convido-vos, assim, à reflexão e à interacção.

quarta-feira, novembro 11, 2009

Portal 11.11.11 (11.11.2009) ...

Hoje, também se comemora o dia de S. Martinho. E, ao conhecer a história deste santo, não posso deixar de fazer a ligação entre a sua coragem e o seu enorme amor - numa época em que o medo e a falta de amor imperavam - e o portal de hoje.

S. Martinho nasceu no ano de 316, na Sabária da Panónia (Hungria). Seu pai era oficial do exército romano. Aos 12 anos, contrariando a vontade dos pais, tornou-se cristão. O pai contrapôs-se terminantemente a essa decisão do filho, alistando-o no exército romano, julgando que o convenceria a deixar de ser cristão.

Diz a lenda que quando um cavaleiro romano de nome Martinho andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu. O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado. O cavaleiro Martinho era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio com a espada, deu metade da mesma ao mendigo e partiu. Pouco depois, a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol, dai falar-se no verão de S. Martinho.

Mais tarde Martinho abandonou o Exército e fez-se baptizar por Santo Hilário de Poitiers. Entregou-se à vida de eremita, fundando um mosteiro em Ligugé, França, onde vivia sob a orientação de Santo Hilário. Ordenado sacerdote, foi mais tarde aclamado bispo de Tours (371). Tornou-se um grande evangelizador da França, verdadeiramente pastor, fundando mosteiros, instruindo o clero, defendendo a causa dos oprimidos e deserdados deste mundo. Morreu no ano de 397.

Quer se acredite ou não na lenda de S. Martinho, quer se seja crente ou não, religioso ou não, a verdade é que esta é uma bela história de compaixão e de amor.

Olhem para dentro de vós. Lembrem-se de quem são!

segunda-feira, novembro 09, 2009

Acorda Menina!


Em dia de comemoração dos 20 anos da queda do muro de Berlim, vulgo muro da vergonha, não podemos deixar de reflectir nos muitos muros que persistem e noutros que se vão erguendo um pouco por todo o mundo.
São os muros do preconceito, nas suas muitas vertentes que, na maioria dos casos, não aceitam a diversidade e consequentemente as diferenças.
Nos países de língua oficial portuguesa, há um profundo preconceito contra os portugueses pois aqueles povos ainda não se conseguiram libertar do facto de termos sido os seus colonizadores.
E não é porque o processo de colonização terminou há poucas décadas! Em terras de Vera Cruz, onde no passado dia 7 de Setembro se comemoraram os 187 anos de independência, há ainda uma certa tendência por parte de alguns brasileiros em culparem os portugueses por, durante muito tempo, o Brasil ter sido um país adiado.
Por outro lado, em Portugal, há o preconceito de que os brasileiros são uma cambada de ladrões, mentirosos e prostitutas.
No entanto, tal como há portugueses que gostam do Brasil e do povo brasileiro, como eu, há muitos brasileiros que amam Portugal e que respeitam a cultura portuguesa.
A minha amada, por exemplo, adora Portugal e admira os portugueses de tal forma que o seu blog está repleto de referências ao nosso país, com óptimos textos, excelentes vídeos e maravilhosas fotos, tudo de sua autoria.
Mas, não é do amor a Portugal da minha amada que quero falar.
Hoje, quero falar de Ana Maria Braga uma apresentadora brasileira da TV Globo que, quer se aprecie o estilo ou não, ninguém pode negar o seu enorme profissionalismo e seriedade.
Ana Maria Braga, apresenta de segunda a sexta feira, das 08h00 às 09h00 da manhã, um programa que se chama "Mais Você" com um nível expressivo de audiência para o horário. O programa tem a participação especial do papagaio de fantoche Louro José controlado por Tom Veiga.
O programa começa com um bem disposto "Acorda Menina!" exclamado por Ana Maria Braga.
Por altura da comemoração do 10º aniversário, em outubro passado, entre outros eventos de homenagem ao programa, foram mostrados excertos de vários programas dedicados a Portugal, inclusive, a visita que Ana Maria Braga fez a Fátima de quem a apresentadora é devota.
O programa apresenta várias receitas de culinária especialmente das cozinhas baiana e mineira. Mas, não é só de receitas e dicas domésticas que vive o programa "Mais Você". De facto, este mostra várias atracções e reportagens sobre os mais variados assuntos como: moda, saúde, música, comportamento, etc. e, engana-se quem pensa que o público alvo do programa são apenas mulheres. Homens e jovens, assistem cada vez com mais frequência ao "Mais Você" dado o interesse e animação que tem.
Como referi, Ana Maria Braga fez, ao longo destes 10 anos, vários programas só sobre Portugal. Aqui poderão assistir a vários vídeos relativos a esses programas e confirmarem o profissionalismo e mesmo o carinho de Ana Maria Braga que não descura, em momento algum, as informações muito cuidadas e sérias sobre o nosso país.
Os programas são tão bons que Ana Maria Braga foi a Paris receber um prémio em nome da Rede Globo. Este prémio foi o reconhecimento da Comissão Europeia de Turismo às matérias feitas sobre Portugal.
São profissionais como Ana Maria Braga que estreitam laços entre povos, derrubando os muros do preconceito causados pela ignorância e pela falta de informação.
De facto, o que devemos reter são vídeos como estes, cheios de charme, brincandeira, alegria, informação séria e reverência e, não, videozecos idiotas e desrespeitadores de actrizes de segunda classe.
Bem hajas Ana Maria Braga!
Para vos abrir o apetite aqui ficam os links de dois desses vídeos com os nomes "Uma casa portuguesa concerteza" e "Visita à cidade de Pedro Álvares Cabral".