segunda-feira, outubro 26, 2009

Ainda o incidente Maitê Proença

Neste vídeo e ainda neste outro a actriz Maitê Proença pede desculpa aos portugueses dizendo, em resumo, que o vídeo que fez em Portugal era para um programa de humor inteligente e que tudo não passou de uma brincadeira não entendida pelos portugueses por falta de sentido de humor destes!
Para provar à actriz que sentido de humor não nos falta, eis uma carta de resposta de um português que recebi por e-mail e que transcrevo.
Cara Maitê,
Acabei de ver o teu vídeo a pedir desculpa aqui à malta (*) de Portugal! Tudo jóia miúda... já vi que és uma garota "légál" e brincalhona, por isso, sei que não levas a mal se te tratar por tu... já somos amigos! Sabes que há uns anos atrás, quando te vi pela primeira vez, soube logo que tu tinhas dois avôs portugueses! Essa tua beleza tinha de vir de algum lado né?
Neste momento sinto-me envergonhado de nós (Portugueses) termos ficado tão ofendidos com aquele documentario! Afinal de contas, o pessoal brazuca é show de bola… é sempre em festa! Qual é o problema de um grupo de brasileiras brincarem e gozarem (**) com "gajos" como o Camões e o Vasco da Gama, escarrar para um lago de um Mosteiro que é património mundial, deitar abaixo uma pessoa que não sabia resolver um problema no computador, que pelo que entendi, tu também não sabias resolver... qual é o stress? Na boa, tudo "légál", show de bola garota...
Sabes o que me lembrei? Até era giro a malta combinar, tu falares com esse teu amigo cameraman e fazemos o seguinte: Eu levo daqui o Rui de Carvalho (um conceituado actor aqui de Portugal) aí ao Brasil e a malta faz um filme caseiro com este guião:
1º Filmamos o Rui a mijar para os pés do Cristo Redentor e a fazer um V de Vitória como que a afirmar: "estou-te a mijar para os pés e tu não podes fechar os braços para me impedir... estás a ver quem manda ó 7ª maravilha do mundo?"
2º Outra imagem era o Rui num restaurante a fazer o seguinte pedido: "Oh garçon, arranja-me aí uma dose de Presidente recheado com arroz de coentros (caso não tenhas entendido ele iria pedir Lulas recheadas)..."
3º Também era "légál", o Rui gozar um bocado com a vossa história, mas infelizmente, não vai dar porque não é fácil encontrá-la... Espera lá! Já sei... arranjamos um barco e o Rui veste-se de conquistador Português a desembarcar no posto 9 em Ipanema gritando o seguinte: "quem sois vós minhas popozudas de fio dental? e vós seus boiólas de sunga? Que estaides a fazer assim vestidos na terra que eu descobri? ide-vos vestir e de seguida ide trabalhar para os campos a apanhar cana de açúcar que é para isso que vocês servem! (esta é show, não é Maitê?)
4º Para acabar, o Rui faz um discurso à frente da estátua do Pélé a dizer: "sabem para que é que este "preto" era bom? para limpar os escarros que os vigaristas dos brazucas mandam para os lagos dos nossos mosteiros lá em Portugal"
Você curtiu a ideia Maitê? Pensei que seria falta de respeito e de educação fazer uma coisa deste género num país que não é o meu, mas afinal, é uma coisa normal como tu dizes... é brincadeira... isto há brincadeiras do carago (como se diz no norte cá da terra)!
Ah é verdade... muito importante... Depois vendemos isto à rede Globo e eles transmitem em horário nobre... Aposto que o Brasil vai ficar inundado em lágrimas de tanto rir! Afinal de contas como tu disseste, o povo brasileiro, é muito brincalhão! De certeza que vai aceitar que um "manézinho" vá aí à tua terra gozar com a tua pátria!
Um beijo pá...
E aparece mais vezes cá em Portugal. Tenho uma brincadeira que adorava fazer contigo, mas não te conto agora... pronto está bem, eu conto... era esfregar 3 pasteis de nata (daqueles que tu comeste) na tua cara! Deve ser mesmo o teu género de brincadeira... afinal de contas tu és tão bem humorada! É verdade, traz as tuas amigas do programa porque há pasteis para todas!
Beijos pá
Frederico
Nota: Usei o nome de Rui de Carvalho sem qualquer desrespeito à sua pessoa, antes pelo contrário, é um símbolo do nosso país daí ser a pessoa exacta para ironizar esta situação.
Outra chamada de atenção que quero fazer, será o facto de usar a expressão "preto" no ponto 4º. não terá qualquer intenção racial subjacente ... será apenas uma forma de ironizar a displicência com que Maitê trata de alguns temas. Longe de mim querer magoar qualquer tipo de raça...
P.S. (*) A palavra "malta" para os portugueses é o mesmo que "galera" ou "pessoal" para os brasileiros.
(**) A palavra "gozar" para os portugueses é o mesmo que "fazer piada", "zoar", "debochar" ou "brincar" para os brasileiros.
É assim que nós portugueses somos ... esquisitos, pois então!

quarta-feira, outubro 21, 2009

Esta Lisboa que eu amo


Lisboa - Barcos de Cruzeiro (foto retirada da net)




Lisboa à noite - vista do Aqueduto, ponte 25 de Abril e Cristo-Rei (foto retirada da net)




Lisboa - Rua Augusta (foto retirada da net)



Lisboa acaba de ganhar três dos troféus do World Travel Awards. São eles:


- Melhor Cidade Europeia Para Uma Escapadela (Europe's Leading City Break Destination)


- Melhor Cidade Destino de Cruzeiros Europeus (Europe's Leading Cruise Destination)


- Melhor Destino Europeu (Europe's Leading Destination)


Podem conferir aqui.


Lisboa "arrisca-se" ainda a ganhar a difícil final do World Travel Awards no próximo dia 08 de Novembro em Londres.


Para quem acha que a Europa é só Paris, eis a resposta.




terça-feira, outubro 13, 2009

Carta aberta a Maitê Proença

Hoje, 13 de Outubro do ano da graça de 2009, Portugal despertou com a notícia, em tudo quanto é jornal, de um vídeo que você fez em Portugal – quando por cá se encontrava em trabalho – e que passou no programa "Saia Justa" do GNT e onde você tenta fazer piada com a tão propagada burrice dos portugueses por terras de Vera Cruz.

Sem deixar de me interrogar com a falta de assunto de real importância com que a maioria da imprensa portuguesa parece conviver, não posso deixar de aqui expressar a minha opinião sobre algo que, pela sua natureza, é passível de criar ódios de estimação entre dois povos com muito mais em comum que possa uni-los do que babaquices que possam desuni-los.

Sou portuguesa, adoro o Brasil, a sua cultura e o seu povo e, em minha opinião, as piadas que no Brasil se contam sobre os portugueses, nada mais são do que a prova de que alguns brasileiros são muito ignorantes, preconceituosos e sofrem de um tremendo complexo de inferioridade e de uma enorme baixa estima, o que não deixa de ser lamentável.

A sua tentativa vã de ter graça à custa dos portugueses apenas demonstrou que a Sátira e a História não são o seu forte.

De facto, a quantidade de asneiras que você diz em poucos minutos é assustadora.

Para começar, Salazar esteve no poder 42 anos e não 20 - infelizmente para nós portugueses - tendo sido substituído por Marcelo Caetano que manteve a ditadura por mais 6 anos.

Satiriza com Sintra sem saber que esta tem dezenas de monumentos históricos e que toda aquela região é Património Mundial da UNESCO.

Nem passa pela sua pobre cabecinha que Sintra foi, no passado, um centro de reuniões para muitos escritores, revolucionários e ordens herméticas. É por esse motivo que Sintra está repleta de símbolos que despertam – em qualquer pessoa que tenha frequentado a escola básica – no mínimo, curiosidade. De facto, Maitê, o 3 virado para o lado direito é um símbolo esotérico muito conhecido mas, pelos vistos, você desconhece e nem procurou conhecer. Preferiu, antes, a piada fácil e boçal.

Você não faz ideia do que é um estuário, pois não? É que se fizesse, de certeza que entenderia a razão pela qual os portugueses chamam ao Tejo, "mar".

Junto do túmulo de Camões, localizado no interior da Basílica do Mosteiro dos Jerónimos, você fez piada com este e atreveu-se a brincar com o estilo arquitectónico Manuelino enfatizando o "Manuel" que é o nome com que alguns brasileiros se referem de forma depreciativa aos portugueses.

Maitê, em Portugal fala-se português, portanto, para nós não existe a palavra mouse e sim rato.

Os hotéis, pelo menos em Portugal, não têm qualquer obrigação de reparar equipamentos pessoais dos clientes, sejam eles quais forem.

Por fim, você remata este triste vídeo com um final para o qual nem encontro adjectivo. A cuspidela era mesmo escusada e foi de muito mau gosto.

A única coisa que você conseguiu com o vídeo foi alimentar o preconceito já existente entre os dois países. Sim, porque o riso, você só o conseguiu junto das outras pobres ignorantes que também faziam parte do programa - sinceramente não entendo como o GNT deixou ir para o ar uma coisa destas.

Maité, faça um favor a todos os portugueses, nunca mais ponha os pés por estas bandas porque você é "persona non grata" (se não souber o significado, em qualquer site de latim na internet há a tradução).

Caso sinta um pouco de vergonha e, por esse motivo, se interesse por perceber um pouco mais da realidade portuguesa, comece por ler este post cujo texto foi escrito e o PPS traduzido do inglês para o português por uma conterrânea sua que deve sentir-se muito entristecida com a sua atitude, pois é alguém que admira Portugal e os portugueses.

quarta-feira, outubro 07, 2009

Sedução & Manipulação



Estamos muito acostumadas a ligar manipulação à demagogia e/ou discursos políticos. Assim como à publicidade, etc.

Mas já percebeu em seu redor um manipulador?

Já viu que estratégia usa?

Têm algumas tão obvias que a gente se dá conta muito rapidamente.

Mas têm outras que são estratégias muito bem articuladas.

Dizem que o melhor crime é aquele que as pessoas juram que não foi um crime.

Percebe a sutileza?

Pois existem manipuladores que a gente não os vê como tal!

A gente só percebe quando algo muito impactante acontece.

Ou, até, quando a desilusão irrompe como uma tempestade e nos damos conta que fomos, na melhor das hipóteses, enganadas.

Hummm tem a ver também com sedução, não?

Um manipulador na maioria das vezes é um sedutor.

Ou seja, usa de belos artifícios para te enganar, os quais muitas vezes são tão bem engendrados que enganam mesmo e levam anos, já não te enganando, mas manipulativamente te dominando.

Parece óbvio não? Parece simples não?

Consideramo-nos como tão inteligentes e perspicazes que nos achamos imunes as estratégias manipulativas e as consideramos, inclusive, tolas.

Tolas?

Não mesmo!

As palavras sedução/manipulação não parecem sinônimas, pleonasmo ou até redundância?

Então vamos lá dissecar os termos:

Sedução: encanto, graça, beleza, amabilidade, capacidade de encantar o outro com o fim de atingir determinados objetivos.

Manipulação: Um meio de ganhar o controle ou influência sobre os outros através de métodos persuasivos ou argumentos retóricos.

Parecem idênticos, mas são diferentes em seu conteúdo.

Porém, o manipulador muitas vezes é sedutor e vice-versa.

Manipular equivale a manejar.

Bom, somente os objetos são suscetíveis de manejo. Posso utilizar qualquer objeto para as finalidades que me serão úteis. Uso, troco por um melhor, descarto, guardo, etc.

Manipular é tratar uma pessoa ou grupo de pessoas como se fossem objetos, a fim de dominá-los facilmente. Essa forma, na maioria das vezes, ganha o upgrade de um rebaixamento, um aviltamento (muito usado em processos de tortura e de tirania).

Manipula, aquele que quer vencer e que atua astutamente sobre nossos centros de decisão, a fim de nos arrastar a tomar as decisões que favorecem seus propósitos.

Um sedutor/manipulador usa, entre outras, a estratégia de tornar o manipulado/seduzido facilmente dominável, passivo, não criativo, com pouca capacidade de observação crítica.

Sabemos que a linguagem é o maior meio para nos comunicarmos, e o mais arriscado.

De acordo com seu uso, a linguagem pode ser terna ou cruel, amável ou displicente, difusora da verdade ou propagadora da mentira. A linguagem oferece possibilidades para, em comum, descobrir a verdade, e proporciona recursos para tergiversar as coisas e semear a confusão.

Basta conhecer tais recursos e manejá-los habilmente, e uma pessoa astuta pode dominar facilmente outras pessoas se estas não estiverem de posse de uma boa capacidade de discernimento.

Na linguagem existem palavras e expressões consideradas exponenciais.

Uma palavra exponencial tem o poder de prestigiar as palavras que dela se aproximam e desprestigiar as que se opõem ou parecem opor-se a ela.

O manipulador ao usar os termos exponenciais sabe que, ao introduzi-los num discurso, estarão favorecendo o impacto, e muitas vezes intimidando. Seus interlocutores talvez não exerçam seu poder crítico e aceitem ingênua e/ou amedrontadamente o que lhes é proposto, com medo de não ser adequado, ou mesmo de ser ridicularizado.

Um exemplo de palavra exponencial é liberdade. Vejam por aí como se utiliza este exponencial para, inclusive, ocultar o verdadeiro sentido da ação proposta.

As palavras podem deturpar os fatos. Desta forma, a versão vale mais que o fato.

E um manipulador sabe muito bem disso.

Sabe que do uso dos termos decorre uma interpretação errônea dos esquemas que articulam a idéia ou os fatos.

Stalin, afirmou o seguinte: "De todos os monopólios de que desfruta o Estado, nenhum será tão crucial como seu monopólio sobre a definição das palavras. A arma essencial para o controle político será o dicionário".

Um manipulador utiliza diversos meios para dominar alguém sem que este perceba. Por exemplo, difundir algo sobre uma pessoa, seja verdadeiro ou não, e negar-lhe o direito de expressar sua versão, manipulando a própria versão dos fatos e induzindo ao seu redor apenas esta versão.

Podemos afirmar que isto é uma forma de tirania, não?

Uma outra maneira é neutralizar quem percebe suas intenções manipulativas, isolando-a, entre outros meios, pela maledicência, ou pela ridicularização.

Esta forma de manipulação - através da censura e da contra informação - é a mais eficaz e, por isso, a mais utilizada pelos estados ditatoriais sobre a população.

Outro dado importante é que o manipulador, prestigiado por algumas ações e/ou por auto-propaganda que dá de si uma imagem de inteligência, aporta como menos inteligentes os que o contradizem, seja com agressividades disfarçadas para exercer domínio manipulativo no que expressa, ou seja pelos termos utilizados para impor o que pensa utilizando-se de palavras exponenciais.

O grande teórico da comunicação MacLuhan cunhou a expressão: "o meio é a mensagem", ou seja, não se diz algo porque seja verdade; toma-se como verdade porque se diz.

Manipulação midiática existe aos montes, manipulação política idem, mas a manipulação pessoal é muito mais difícil de perceber, pois ela esbarra em nossa presunção de nos acharmos imunes a tal.

Seja qual for o caso, a nós cabe ter um pouco mais de discernimento, de análise dos fatos e do que conhecemos dos envolvidos em qualquer que seja a situação.


quinta-feira, outubro 01, 2009

Para a pequena Manuzinha que está muito doente deixo aqui este Mantra OM MANI PADME HUM em que OM = é o princípio da Universalidade, da abrangência. MANI = é a mente, que deve ser pura, translúcida e firme. PADME = é o fruto da transformação da mente no "diamante". É a expansão da percepção da Consciência. HUM = é o fruto dessa expansão de percepção: a integração. Ou, simplesmente, na tradução ocidental “salve a jóia no lótus”.



Pequena guerreira estamos contigo e com tua família neste momento muito difícil

OM MANI PADME HUM

http://www.youtube.com/watch?v=TDUdT5z_CBU&feature=related

(Este vídeo não pode ser aqui colocado por questões de autoria mas sugiro vivamente que seja visto através deste link)

Com Amor
Duca e Andarilha