sábado, outubro 25, 2008

Âmbar



Maravilhosa esta música e em perfeita sintonia com as lindas imagens escolhidas e trabalhadas pela minha carioca neste video-clip.

Ai que saudades da minha amada e do Rio de Janeiro! Fala sério!

Canção: Âmbar (Adriana Calcanhotto)
Interpretação: Maria Bethania
Video-clip: Carioca Praieira

segunda-feira, outubro 13, 2008

Parada Gay 2008 no Rio de Janeiro

Ontem, a Avenida Atlântica em Copacabana, vestiu-se com as cores do arco-íris para mais uma Parada Gay, desta vez a do Rio de Janeiro com milhares de pessoas. Estes videos da Globo sobre o evento parecem confirmar o que a minha carioca, que mais uma vez esteve presente, me disse: animação não faltou!






P. S. Amor, um passarinho disse-me que foste muito assediada. Na próxima estarei presente para as meninas atrevidas largarem do teu pé. Depois quero ver os videos todos que a M. fez, ok?

sexta-feira, outubro 10, 2008

Tal como era de esperar ...

... os projectos-lei do BE e do PV foram chumados pela maioria PS e pelo PSD e CDS.

quinta-feira, outubro 09, 2008

Amamos Portugal!


Amanhã a Assembleia da República (AR) vai votar os projectos lei que prevêem a alteração do Código Civil sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta), a Associação para o Planeamento da Família, a Associação SOS-Racismo e a Associação Médicos Pela Escolha, vão estar na AR para manifestar a sua solidariedade pelo direito ao casamento para todos os cidadãos.

"Se fossem só as mulheres impedidas de casar, se fossem só as pessoas de origem africana seria igual, seria discriminação." diz Raquel Freire da Associação Médicos Pela Escolha.

Salomé Coelho acrescenta: "Durante o Estado novo as professoras primárias precisavam da autorização para casar porque estavam ao serviço do Estado. Também as enfermeiras eram impedidas de casar, por lei. É o contexto que dita as regras, às vezes temos de sair do contexto para evoluir."

Raquel Freire conclui, deixando um alerta: "Devemos deixar de exportar apenas vinho e passar a exportar direitos, liberdades e garantias. Já que demos o exemplo na abolição da pena de morte, vamos voltar a fazê-lo."

Como lésbica agradeço todos os apoios, apesar de saber que amanhã a AR vai claramente discriminar os homossexuais portugueses votando maioritáriamente contra os projectos lei, ao arrepio do texto constitucional.

Amanhã, estarei de luto!

terça-feira, outubro 07, 2008

Eleições no Brasil


No passado domingo foram as eleições para a prefeitura (câmara municipal) das 26 capitais de estado do Brasil. Destas, 15 já elegeram tanto os prefeitos (presidentes de câmara) como os vereadores, faltando decidir na 2ª volta 11 capitais de estado.

Do resultado, há um reforço do PT e, consequentemente, de Lula da Silva. O PT, até agora elegeu seis prefeitos, em Recife, Fortaleza, Vitória, Palmas, Rio Branco e Porto Velho. O PMDB (aliado do PT no governo) conquistou Campo Grande e Goiânia. O PP conquistou Maceió e Boa Vista. O PSB manteve a Prefeitura de João Pessoa. O PC do B conquistou Aracaju e o PV Natal.

Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro vão escolher os respectivos prefeitos na 2ª volta.

Em São Paulo a disputa será entre o actual prefeito Gilberto Kassab do DEM e Marta Suplicy do PT.

Mas a surpresa foi na “cidade maravilhosa” com a passagem à 2ª volta do candidato do Partido Verde, Fernando Gabeira que derrotou o candidato do PRB, o evangélico Marcelo Crivela. Assim, Gabeira vai "à final” com Eduardo Paes do PMDB.

Ora, a minha especial atenção sobre o que se passa no Brasil em termos políticos prende-se com o facto de, muito em breve, eu ir para lá viver.

Sou lésbica e interessa-me que o PT saia reforçado destas eleições pois, perspectiva-se, assim, uma vitória do PT nas eleições de 2010, já não com Lula da Silva, mas com a candidata por si apoiada, Dilma Rousseff.

E, interessa-me, porque é do conhecimento geral que o PT apoia a luta da comunidade GLBTT brasileira no acesso aos tais 37 direitos que lhes são negados.

De qualquer modo, apesar de satisfeita com o resultado destas eleições, até ao momento, não posso deixar de fazer uma forte crítica à comunidade GLBTT carioca que “deixou cair” Roberto Gonçale, candidato a vereador, homossexual assumido e um activista de mão cheia. De facto, não percebo os 348 votos do candidato! É que não é preciso fazer contas complicadas para se perceber que a maioria dos eleitores GLBTT do Rio de Janeiro não votou nele. Os pequenos “poderzinhos” atacam em todas as frentes e as comunidades GLBTT de todo o mundo não lhes são imunes. Certamente que a eleição de Roberto Gonçale não traria os dividendos que as organizações GLBTT esperam vir a ter com a eleição de outro candidato.
Triste, mas sobretudo, de lamentar, pois deram, de mão beijada, um forte argumento à oposição homofóbica: “se os próprios GLBTT não votam nos candidatos com a mesma orientação sexual, somos nós que vamos defender os interesses deles?” Pois é, depois reclamam que lhes são negados direitos!

Tirando esta decepção, não posso deixar de salientar o facto de os brasileiros estarem cada vez mais convictos de qual o partido que, em geral, melhor defende os seus interesses. É que foi com o PT de Lula da Silva que, pela primeira vez, o Brasil saldou por completo a sua dívida externa. E este, minha gente, é um dado importantíssimo para qualquer país que deseja crescer em termos económicos.


segunda-feira, outubro 06, 2008

10 de Outubro de 2008 - O dia da hipocrisia!

O PS, hipocritamente, impôs a disciplina de voto contra o casamento entre homossexuais, escudando-se na desculpa esfarrapada do "oportunismo político do BE". Ora se fossem mas é catar macacos!

Não lhe chamo união civil e sim casamento porque, apesar de serem a mesma coisa, é o conceito de casamento que quero e não outro qualquer que possa de, algum modo, ser desvalorizado pelo cidadão comum por ser entre pessoas do mesmo sexo.

E, como juridicamente o que produz efeitos é o casamento civil e mais nenhum outro, também não preciso dizer que é civil.

Assim, pelo facto de existir, por parte do partido da maioria uma disciplina de voto contra os dois diplomas que se apresentam a votação, já sabemos qual vai ser o resultado da votação e, mais uma vez, os homossexuais serão tratados como cidadãos de segunda sem terem os mesmos direitos, apesar de terem os mesmos deveres.

De qualquer modo, até dia 10, os homossexuais deste país viverão na ilusão de que se venha a operar um pequeno milagre.

Enfim, é a “politiquice” de meia tigela que temos e que vamos engolindo na esperança de que “dá próxima é que vai ser”.